A Nintendo está de Volta ao Brasil? Nintendo confirma lançamento oficial de “Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games” no país.

Na última semana tivemos a notícia de que a Nintendo lançará oficialmente em terras brasileiras o jogo Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games. Essa notícia, aliada à contratação de um brasileiro para atuar nas traduções dos produtos da empresa, fez com que os corações dos nintendistas brasileiros ficassem cheios de esperança no futuro da Big N no país. Mas o que isso realmente significa? Nintendo estaria voltando ao Brasil? Muitas perguntas surgem com anúncios como este, ainda mais quando a gigante japonesa deixou de lado as terras tupiniquins. No entanto, precisamos ter um pouco de cuidado com notícias deste tipo.

A questão da contratação do tradutor brasileiro não necessariamente quer dizer que teremos jogos traduzidos em breve. A Nintendo não aplica traduções somente nos seus jogos. Há, também, o sistema operacional de seus consoles (que tem a opção de linguagem PT-BR) e os seus sites (eShop, My Nintendo, Miiverse, etc). Talvez o foco desta vaga de emprego esteja na tradução desses sistemas e não propriamente na localização de seus jogos. E mesmo que a vaga seja para trabalhar na localização dos jogos, acredito que o primeiro lote de jogos traduzidos serão os games para dispositivos móveis (parceria com a DeNa).

Outro ponto a ser destacado: era de se esperar que um jogo cujo tema é “Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro” tivesse seu lançamento oficial no país sede dos jogos. Isso por uma regra simples de mercado: os jogadores vão querer consumir produtos relacionados aos jogos olímpicos antes e durante o evento. Por isso, dificilmente o país sede ficaria de fora de um lançamento como esse, pois fazê-lo representaria perda de vendas, o que obviamente nenhuma empresa deseja.

Acho que ainda é cedo para especular sobre o retorno da empresa ao país, mas o fato é que este pode ser mais um teste dela. Mesmo não sendo um jogo chamado “AAA”, mas sim um jogo classificado como mediano para fraco, quem sabe a Big N não volta a olhar para nós como antes? Vamos torcer e acompanhar as próximas notícias.

O jogo será distribuído pela  Gaming do Brasil, antiga distribuidora da Nintendo no país, em parceria com a Rimo. A data de lançamento prevista é 18 de março de 2016 e o jogo custará R$ 249,00 (versão do Wii U) e R$ 199,00 (versão 3DS).

Gostou? Então compartilhe!

Tovar

Nintendista desde os 8-bits, pulei somente a geração GameCube (que recuperei com o Wii). Jogo em qualquer plataforma. Um fã de The Legend of Zelda, Donkey Kong, Mario, Mega Man, e de outros grandes nomes da indústria.