Pokemon Go, o jogo de realidade aumentada da Nintendo é talvez uma das apostas mais ambiciosas da empresa. Desde o lançamento do primeiro jogo da franquia e do desenho animado,  muitas crianças e adultos sonharam em poder se aventurar no mundo, capturando seus Pokemons e colocando-os para brigarem. Você provavelmente se encaixa neste grupo e deve estar contente com a noticia de que a Nintendo planeja tornar seu sonho realidade, ainda que infelizmente você não possa andar com um Pikachu no seu ombro.

Jogos de realidade aumentada não são um novidade no mercado, porem até então não houve nenhum titulo de peso que fizesse com que essa modalidade de jogos estourasse e caísse no gosto dos consumidores. Existem prós e contras nesse tipo de tecnologia e para entendermos melhor, vamos ver alguns dos títulos existentes no mercado:

Invizimals:

bmUploads_2013-04-08_1917_Screenshot-2

Trata-se de um jogo semelhante à ideia de Pokemon e lançado para as plataformas da Sony e para smartphones. Basicamente você podia capturar monstros invisíveis usando uma tecnologia especial e coloca-los para lutar em combates que lembram muito os da serie da Nintendo ou dos antigos RPGs. O maior “problema” deste jogo é que ele vem acompanhado de cartas colecionáveis que são usadas para encontrar os monstrinhos, havendo a necessidade de compras para se atualizar e liberar novos personagens.

Father.IO:

maxresdefault (1)

Trata-se de um jogo de tiro que transformando o mundo a sua volta em um campo de batalha, colocando os jogadores em confrontos como os vistos em jogos de tiro para consoles e computador. Father.IO contra com duas facções e classes para serem escolhidas, assim como  diversas armas para serem usadas. O jogo requer a compra de um equipamento especial chamado de “Inceptor” que deve ser acoplado ao celular para que possa ser usado e infelizmente requer um numero de jogadores para que possa ser usado, havendo a necessidade de combinar as partidas.

Ingress:

ingress1________

A ideia por trás deste sucesso da Google  é que cientistas europeus liberaram uma nova forma de energia no mundo que permite manipular pensamentos assim como levar o mundo a destruição. Existem duas facções no jogo, uma que quer controlar este novo poder e outra que quer acabar com ele. Ingress permite que você colete essa energia e interaja com o mundo a sua volta e outros jogadores.

O jogo fica ativo em seu celular e te envia uma aviso caso você esteja perto de uma energia, cabendo a você deixar o que esta fazendo de lado e ir coleta-la ou não.

 

Opinião:

Estes são alguns dos muitos exemplos de jogos em realidade aumentada e nós da uma ideia do que esperar de Pokemon Go.

Diferente dos outros jogos, a Nintendo tem uma carta na mão que é o uso de seus monstros de bolsos, o que fará com que o jogo seja lançado com um grande numero de usuários ativos. Outro ponto forte dele é o fato de ser gratuito, não havendo necessidade de comprar algo para aumentar a sua coleção, porem já foi anunciado que o jogo contará com algum tipo de venda interna, então isso pode vir a mudar.

O maior problema deste tipo de jogo está em seu maior diferencial, o uso do mundo a sua volta. Não é qualquer lugar em que você pode jogar livremente e os jogos não fazem esse tipo de distinção, com a possível popularização de Pokemon Go, conte com locais proibindo os jogadores de caçar seus monstrinhos.

E por favor, quando for partir em sua jornada, lembre-se de recarregar previamente seu aparelho celular. Jogos como este costumam consumir muita bateria.