Geral

O que esperar do Pokémon Direct ? (Atualizado)

Quando ninguém esperava, há algumas semanas da GDC (Evento onde será mostrado um pouco mais sobre Pokémon GO) e com apenas dois dias de antecedência, a Nintendo anuncia um Direct totalmente dedicado para Pokémon, uma das franquias que mais promete em 2016 (ano do vigésimo aniversário). A bordo no Hype Train, listei algumas novidades que espero ver na transmissão.

O mais Provável

Pokkén Tournament
Carro chefe dos lançamentos Pokémon para o começo do ano, Pokkén deve tomar o maior tempo do Direct, com apresentações sobre os modos de jogo, novos lutadores, um novo trailer e o funcionamento dos amiibos no game, um Wii U bundle com o jogo também pode ser anunciado. A surpresa seria alguma conexão do jogo com o 3DS ou Mobile, mas é muito difícil esse tipo de função em um game portado dos arcades há tão pouco tempo.

Detetive Pikachu (Nome não definido)
Outro lançamento no primeiro semestre que pegou tudo mundo de surpresa foi Detetive Pikachu (codinome). Apesar de ter sido anunciado em 2013, o jogo onde Pikachu será o protagonista desvendando diversos mistérios só sairá para 3DS agora e conta apenas com um trailer de anúncio. Provável que veremos gameplays e detalhes no Direct.

Nova Geração ou Pokémon Z
Todo mês de Novembro, nos últimos anos, temos visto novos jogos da linha 3DS, mesmo em 2014, quando foi anunciado o remake de Ruby e Sapphire (GBA) ou quando a franquia explodiu com X/Y. Pois a 7ª Geração pode estar mais perto do que imaginamos (não tivemos jogos novos em 2015), depois de vários rumores (Pokémon Rainbow, Sun e Moon) que rolaram na internet e novos Pokémons anunciados para o Anime. Pokémon Z também é uma possibilidade, principalmente depois de reveladas as novas formas de Zygarde; quem saiba não teremos os dois em Novembro.

Trailer Pokémon Red/Blue/Yellow no VC
Sábado estará disponível Pokémon Red/Blue/Yellow no Virtual Console americano do 3DS e promete ser sucesso de vendas na e-shop, a Nintendo não gastará muito tempo de transmissão nesse port, mas pelo menos um trailer de lançamento devemos ver.

Eventos especiais de Aniversário
O motivo do Direct e de todo esse alvoroço quando se fala em Pokémon com certeza é o aniversário de 20 anos da franquia e já recebemos a confirmação que serão distribuídos, através de Pokémon X/Y e Omega Ruby/Alpha Sapphire, um Pokémon raro por mês para os treinadores (alguns serão exclusivos em lojas dos Estados Unidos). Esse tipo de evento deve se repetir durante o ano e poderemos ter novidades neste dia 26.

O menos provável

Novos Amiibos
A linha de amiibos de Pokémon ainda é pequena, salva apenas pelos personagens que estão em Smash Bros e o Dark Mewtwo, que será lançado no formato de amiibo card. Uma linha de amiibos só de Pokémon seria o sonho de qualquer um que ama a franquia e não para de gastar dinheiro com os bonecos, mas é difícil algo tão radical por parte da Nintendo, mesmo em um ano de comemorações. Talvez alguns amiibos especiais como Mew e Ash-Greninja, mas não deve ir além disso.

Pokémon GO
A grande sensação do momento da franquia (talvez até de toda Nintendo), o jogo Mobile vem abalando as estruturas da internet com trailers e comerciais incríveis, mas ainda há pouco, oficialmente, sobre o game. Outro fator que torna difícil vermos GO no Direct, é que ele já será visto na GDC (Game Developers Conference) e já deve estar com a sua apresentação pronta para a feira, mas um trailer maneiro ou um teaser já seria ótimo para quem tanto espera por batalhas Pokémon no celular.

Novo jogo Mobile
Depois da febre que GO causou na Internet, qualquer empresa já teria planos para outros jogos no mesmo molde, mas a Nintendo não é qualquer empresa e sempre nada contra a maré. Um outro jogo Mobile da franquia atrasaria o desenvolvimento de GO (mesmo em equipes de desenvolvimento diferentes) e algo mais simples, como Pokémon Shuffle, não chamaria a atenção para um Direct.

Um sonho

Além de todos os rumores, expectativas e até prováveis assuntos que a Nintendo trará para nós, há sempre aquela esperança de ver algo grande, que ninguém pensou ou que não vimos navegando entre os diversos sites que vasculham a internet em busca de vazamentos ou rumores. O grande degrau que a franquia ainda não subiu está bem claro faz muito tempo e é aclamado pela maioria dos jogadores: um RPG para consoles de mesa, online e com tudo que um jogo grande traz; claro que você lê algo assim e já imagina que é impossível (a própria Pokémon Company já fez essa declaração), mas há algumas mudanças no mercado que tornam essa impossibilidade um pouco mais real. Ninguém nunca imaginou ver a Nintendo no eixo Mobile de jogos e apps, óbvio que nem foi lançado o seu primeiro game para a plataforma, mas ela já se inseriu no mercado, o que é meio caminho andado. Com DLC’s foi a mesma situação, a empresa sempre foi muito resistente quando o assunto era conteúdo adicional aos games e hoje vende um pacote de personagens, stages e roupas em Super Smash Bros que custam quase o preço do jogo, então porque não sonhar com um Pokémon para Wii U ou para o seu próximo console de mesa?
Ideias para isso dar certo, vender mais que banana na macacolândia e levar a franquia a outro patamar não faltam, a integração com o portátil e com os jogos atuais (X/Y, ORAS ou da nova geração) seria o essencial; você treina o seu Pokémon no portátil e depois transfere para o console de mesa, afim de passar uma quest ou completar uma missão online. Isso viraria o mundo dos consoles de cabeça pra baixo e quando o hype estivesse no nível máximo, era só soltar um teaser de 5 segundos de um Pokémon VR, pronto, zerou a internet.
Claro que, conhecendo a Nintendo e a Pokémon Company e sabendo do sucesso que o jogo faz nos portáteis, essa ideia não passa de uma Utopia dos fãs e entusiastas e talvez até por isso que há tantos pedidos para uma expansão maior da franquia. O jeito é torcer muito para que um dia isso se torne realidade, até lá nós vamos sonhando acordados.

A transmissão acontece nessa sexta (26), a partir das 12h (horário de Brasília) e pode ser acompanhada através do Link.

[ATUALIZAÇÃO]

Pós Direct

Pra quem esperava todos esses anúncios, trailers, amiibos e mais alguma surpresa, teve que se contentar com um vídeo (muito bem feito, por sinal) de homenagem aos 20 anos de Pokémon e com o anúncio de Pokémon Sun e Pokémon Moon, que serão lançados, provavelmente simultâneo em todo o planeta, em Dezembro desse ano. Além da escassez de novidades, não foi mostrado nada do novo jogo, a não ser algumas artes que passaram bem rápidas durante o trailer e a facilidade de transferir, diretamente pelo Pokébank, os Pokémons de Red/Blue/Yellow do VC para o novo game da franquia. A decepção, de não ter GO, de não anunciarem um amiibo exclusivo de Pokkén Tournament e não ver PT-BR nos idiomas oficiais do jogo, foi amenizada com o lindo trailer que passou por toda história de Pokémon e a abertura nostálgica da transmissão.

A Nintendo, maldosa do jeito que sempre foi em anúncios, nos deixou com ainda mais interrogações; Pokémon Sun e Moon se passará em Kalos e será uma 6,5 Gen? Terá uma região totalmente nova e será a 7ª Geração? Magiana, Volcanion e Zygarde poderão ser capturados no novo jogo? É muita coisa para descobrirmos durante ano, o jeito até lá é ir juntando as moedinhas para não perder um dia desse novo desafio para nós, treinadores.

Vem Dezembro!

Gostou? Então compartilhe!

Jonatas Marques

De RPG japonês até Candy Crush genérico, se me prende a atenção, estou jogando! Essa paixão transcendeu para a internet, onde escrevo sobre games na NL e no Medium.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *