64 com corpinho de 20!
Tal qual o NX, você também foi anunciado com um codinome: Ultra 64. Porém esse nome era fictício, pois você merecia mais! Você merecia herdar o nome de quem comandava, até então, a indústria dos games! Por isso, você se chamou Nintendo 64. E esse post é em sua homenagem, afinal há 20 anos você era finalmente lançado!
Você errou sim, mas quem não erra tentando acertar? Ser um console considerado retrógrado por utilizar cartucho foi algo injusto! Afinal, CDs já tinham sido testados e reprovados em projetos de sua maior concorrente à época. Não fique triste com as pessoas que apontam esse defeito em você, pois é muito fácil analisar a história anos depois, e muito difícil fazê-la! A própria Nintendo fez a história ao tirar os videogames da grande crise e trazer de volta a indústria que tanto amamos hoje.
E olha só, que mundo estranho! Tal qual Júlio César foi traído por Brutus, você foi traído por um filho que ajudou a criar! Mas não se abateu! O Nintendo 64 jamais se abateria! Você tinha um nome a zelar!
Mesmo com toda a limitação da mídia que escolheu (seu cartucho possuía apenas 64 MB para dados dos jogos contra 700 MB dos CDs) você conseguiu lançar excelentes títulos! Veja a adaptação do Resident Evil 2 que nos concorrentes utilizavam 2 CDs! E você, com apenas um cartucho, conseguiu reproduzir e sem grandes perdas!
Fora que você ensinou ao mundo como portar com excelência um jogo em plataforma 2D para um mundo totalmente diferente! Assim nasceu o primeiro Mario em 3D que recebeu seu nome no título e hoje, assim como você, o querido e saudoso Super Mario 64 completa 20 anos de existência. O modelo de jogos em 3D que Mario 64 ensinou é copiado até hoje pelo mundo todo! Foi único, divertido e espetacular! Nos deram experiências singulares e agora podíamos explorar o reino do Cogumelo como nunca antes foi possível! Tudo isso aliado a uma trilha sonora e jogabilidades impecáveis (e que não foram vencidas pelo tempo). Parabéns Mario 64, e obrigado por tudo isso que você trouxe! Sem medo de inovar, mas mantendo a sua essência, você se tornou inesquecível!
Se não bastasse esse feito com Mario, você ainda trouxe uma Hyrule diferente, também em 3D! E esse jogo ainda é considerado por muitas pessoas o melhor que já fez!
Durante sua existência e longa batalha no mercado recém dominado pelos CDs, ainda manteve a parceria com uma gigante que trabalhava com seu pai! Isso rendeu ótimos frutos (adorados até hoje) como Banjos, Diddy Kong’s Racing e Conker’s Bad Fur Day. Uma pena que essa parceria veio a acabar anos mais tarde, mas durante sua existencia, Nintendo e Rare mostraram que limitações eram apenas um obstáculo a ser superado nas mãos certas.
Você se preocupou com a experiência multiplayer e um de seus principais aliados pra isso foi um agente secreto! Jogar em 4 pessoas, com tela dividida e se divertir numa tela de 14″? Poucos videogames conseguiram tal feito até hoje!
Batalhas aéreas épicas se desenrolaram comigo pilotando uma de suas Arwings! Mais uma vez a experiência multiplayer venceu, e convenceu!
Tá certo! Houve períodos negros em sua história como, por exemplo. o lançamento de um dos piores jogos de todos os tempos: Superman 64. Mas isso não apaga o brilho que você teve!
Se eu fosse ficar listando os seus grandes jogos, o post ficaria muito longo, e esse não é o objetivo! O objetivo desse post é ser uma singela homenagem e agradecimento a um dos maiores consoles de todos os tempos, mesmo que não tenha vendido tanto quanto se esperava! Obrigado Nintendo 64 pelas horas de diversão e pelos jogos que você me entregou e parabéns pelos 20 anos de seu lançamento! Parabéns também Mario 64! Suas histórias ainda estão sendo escritas, pois grandes jogos fazem um console ser amado, não seu número de vendas! Tenha certeza que quem teve a oportunidade de jogá-lo, não se arrepende nem um pouco do que lhe foi proporcionado.
Mais uma vez, parabéns! De toda a equipe da Nintendo Lovers!