Geral

Jogos “sérios” no NX: qual o melhor caminho?

Antes de começar esse post, já começo retratando o título, pois Mario Kart 8, 3D World e Tropical Freeze são títulos seríssimos e que exigem muita concentração e técnica dos jogadores (muito mais que os sangrentos Call of Duty’s e God of War’s), mas não atraem tanto aqueles gamers que ficaram encantados com Bayonetta ou Devil’s Third. Agora, no NX, qual será o atalho para a Big N produzir jogos graficamente sombrios e adultos na mesma qualidade que faz com suas artes mais alegres e coloridas?

Faltou um jogo "proibido" para o Wii U?
Faltou um jogo “proibido” para o Wii U?
Atraindo público

Uma das metas que o NX precisa cumprir para colocar a Nintendo de volta ao auge de vendas é resgatar um público, não necessariamente com o mesmo perfil, que fez o Wii vender mais de 100 milhões de unidades, isso dá um medo danado, mas pode ser o despertar de algo interessante vindo no novo console. O visual é a porta de entrada para muita gente que vê a temática adulta como essencial em jogos e parece um caminho meio óbvio para atrair esses jogadores, mas é necessário cautela para não perder a identidade de uma empresa que faz jogos para a diversão.

Thirds: Importantes, não essenciais

Mais um post sobre NX e mais uma vez as Thirds aparecem como fator importantíssimo para o console decolar, visto que o Wii U fracassou porque não tinha o apoio de outros estúdios, mas esperar pelo pior e se preparar para isso se repetir deve ser uma possibilidade a ser considerada pela Nintendo e por seus fãs. O grande problema dessa parceria é a teimosia da nossa querida Big N e a surpresa do que será o NX, já que sua plataforma de desenvolvimento, sucesso em vendas e aceitação no mercado serão fundamentais para voltarmos a ter aquilo que todo mundo joga e nós ficamos de fora ):

Fallout 4: um dos grandes multi (menos Nintendo) da geração
Fallout 4: um dos grandes multi (menos Nintendo) da geração
Manter a tradição com novidades

Em time que está ganhando (vendendo) não se mexe, então nada de Mario 3D ou Zelda Ocarina of Time 2 (???) em Unreal Engine, além de ser impossível ter um jogo completo com aqueles gráficos, perderá toda identidade que os ícones da Big N demoraram 30 anos para construir, então vai ter DK, Mario, Kirby e Yoshi cartoonizados sim! Novas IPs com uma temática mais “séria” seria a melhor jogada da Big N para manter sua a tradição de excelência e suprir a necessidade de ter todo tipo de jogo sem depender de outras empresas.

Wii U: Herança ou erros para corrigir?

Se tem algo que a Nintendo precisa tirar de lição em sua história é dos fracassos e, apesar de ser um console maravilhoso, o Wii U não foi aquilo que todos e$peravam, mas trouxe (MUITAS) coisas boas para serem aproveitadas e melhor exploradas no NX. Em jogos adultos, o Wii U pecou, mas tem uma das maiores obras primas da geração: Bayonetta 2 uniu fantasia, gráficos e jogabilidade em um hack ‘n slash muito sério e ao mesmo tempo divertido (sim, isso existe), aí está uma excelente referência para começar a pensar em franquias, adaptações e novos jogos para um gênero tão escasso no mundo Nintendo.

2558065-wiiu_bayonetta2_scrn08_e3
Bayonetta 2: um dos melhores jogos do Wii U
Mario Strikers Charged 2 ou ISS 2017? 

Esportes, outro gênero adulto que muitos Nintendistas sentem falta, já que o último FIFA para Wii U foi o de 2013 e o 3DS veio recebendo jogos da franquia todos os anos, mas sem nenhuma mudança de uma edição para outra, ou seja, feito nas coxa pra tentar vender alguma coisa (vindo da EA, não é novidade). Sim, sabemos que EA e Konami (as poderosas desse mercado) beijarão os pés da Nintendo e darão todo suporte ao NX caso o console estoure de vendas, mas seria muito melhor ver uma terceira opção para PES e FIFA, por exemplo.

Um jogo “estilo” Nintendo jamais roubaria o público dessas duas franquias, então um Mario Strikers Charged novo ou um Olympic Games não é uma sacada inteligente para entrar nesse mercado, mas ressuscitar a série International Superstar Soccer seria um sonho e, fazendo um trabalho do nível Nintendo, poderia desbancar a concorrência e trazer uma gama de bons jogos para seus consoles, até com algo a mais do que PES e FIFA – e tanto outros de Esportes – que entraram em uma monotonia já há alguns anos.

ISS 3: última versão do Game foi lançado, também, para GC
ISS 3: última versão do Game foi lançado, também, para GC
Bem menos…

Apesar de confessar que precisa se renovar, estar mais adequada ao mercado e já começar a quebrar alguns tabus que, muitas vezes, deixam a empresa para trás, é muito difícil que a Nintendo invista tanta dedicação em jogos onde não há muita certeza de retorno, visto que há uma necessidade maior de vender esses jogos, deixando de lado uma experiência memorável ao gamer – e a Nintendo não é a Ubisoft. Investir em novas franquias leva tempo e grana, duas coisas que a Nintendo não está podendo esbanjar, então não devemos ver um NX super “hardcore”, talvez uns 2 novos Universos Nintendo e uma sequência de Bayonetta ou até a compra de direitos de outros jogos (já surgiu um rumor sobre isso com Beyond God and Evil).

O grande preço a ser pago pela empresa por essa “popularidade” é a imagem de sempre nadar contra a maré e ser o diferencial no mercado sendo manchada e afastando muita gente que considera essa qualidade como primordial, quem não quer Metal Gear, Tomb Raider e Overwatch em um console Nintendo? até FPS genérico e Futebol seriam muito bem-vindos, mas se for só isso o NX será mais um fracasso de vendas e ainda corre o risco de não conseguir manter a qualidade dos jogos que o Wii U tem, ou seja, pior que o console anterior.

A empolgação e preocupação com o NX são proporcionais na maioria dos assuntos, medo da Nintendo errar em tudo e diversas possibilidades em ter o melhor console da geração (visto que PS4 e XONE são bem simples), o mínimo que esperamos é um produto com a marca Nintendo, que tenha o diferencial que Sony e Microsoft ainda não conseguiram atingir (talvez nunca consigam), atingindo esse objetivo, o resto vem (E ESPERAMOS QUE METROID TAMBÉM!).

Gostou? Então compartilhe!

Jonatas Marques

De RPG japonês até Candy Crush genérico, se me prende a atenção, estou jogando! Essa paixão transcendeu para a internet, onde escrevo sobre games na NL e no Medium.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *