DestaquesGeralReviewsSwitch

[REVIEW] Untitled Goose Games – Honk Honk

Um jogo em que você controla um ganso muito zoeiro cujo único objetivo é perturbar toda a vizinhança. Mas será que essa premissa o torna divertido? Então saiba mais le…. HONK HONK….. ei… ganso maldito, devolve esse review aqui!


Ficha Técnica

Título: Untitled Goose Game

Plataforma: Nintendo Switch

Tamanho: 980MB

Desenvolvedora/Publicadora: House House/Panic

Jogadores: 1

Em Português: Sim

Gênero: Ação, Puzzle

Save na Nuvem: Sim

Classificação: Livre


Sabe aqueles vídeos que vemos nas redes sociais em que sempre aparecem bichinhos pregando peças em seus donos? Pois é! Untitled Goose Game é exatamente um jogo sobre isso. Constantemente me senti assistindo a um desses vídeos, o que garantiu algumas boas risadas.

Isso quer dizer que este é um título para você desestressar, esquecer dos problemas e apenas relaxar enquanto perturba toda a vizinhança. Ele não tem história, não tem questionamentos sociais e não tem o objetivo de engrandecer ninguém pessoalmente. Ele não é um jogo sobre uma história, mas sim sobre jogabilidade. E como é bom poder jogar jogos assim também.

É um título que vai muito de acordo com o que o Iwata disse uma vez:

Acima de tudo, jogos devem ser feitos com uma função em mente: serem divertidos para todo mundo.

Dito isto, tendo em vista que a jogabilidade é o foco principal deste joguinho, vamos especificá-la a seguir.

Jogabilidade

É um jogo no estilo sandbox, ou seja, o mundo está ali e você tem certa liberdade para explorá-lo da forma como quer. Ele é dividido em cinco áreas e, ao entrar em uma delas, nos é apresentada uma lista de “tarefas” (puzzles) que o ganso tem que realizar. Porém, a forma e a ordem em que você irá completá-las cabe somente a você. E acredite: a criatividade na resolução de problemas geram boas risadas e ótimos vídeos (a internet está cheia deles).

Completando um conjunto de tarefas, abre-se o caminho para a área seguinte, com novas pessoas, novos objetos e novas atividades.

Contudo, muitos desses afazeres são até triviais, como, por exemplo, roubar as chaves do fazendeiro. Outros já exigem uma análise da área como um todo para encontrar a solução. No fim das contas, diria que este é um jogo com desafios simples (afinal é um jogo para todas as idades) e bem balanceados, mas com certeza alguns que te farão pensar por alguns instantes em como resolvê-los.

Entretanto, para aqueles que querem uma dose maior de desafio, abrem-se novas atividades após completar o jogo pela primeira vez, sendo que estas novas listas são mais complexas que as apresentadas no caminho normal. No entanto, não desanime com o caminho “natural” do jogo, pois, apesar de ser até simples, é importante para conhecimento de todas as áreas disponíveis e, consequentemente, te darão a base de conhecimento necessária para que você possa realizar todos os afazeres propostos no pós-jogo.

O controle do ganso é bem polido e rapidamente você se adapta às suas peculiaridades. E isso é favorecido pela sua jogabilidade simples. Basicamente ela consiste em movimentação comum (analógico esquerdo), grasnar (botão Y), correr (B), pegar objetos com o bico (A), bater asas (ZR), abaixar o pescoço para interagir com itens mais baixos (ZL), zoom de câmera (botões L e R), visualização das tarefas completadas/pendentes (-) e pausar (+).

Gráficos e Sons

Os gráficos são simples, mas não deixam de ser bonitos. Além disso, a movimentação do ganso é muito natural e engraçada. Contudo, não podemos dizer o mesmo da movimentação humana. Há que se destacar, porém, que este não é um jogo que tenha a intenção de ser realista e/ou reproduzir fielmente uma física do mundo real. Por isso, apesar de a movimentação ser estranha, ela não comprometeu a minha experiência como jogador.

A trilha sonora quase que inexiste, aparecendo em várias situações apenas como um efeito sonoro. Não que não exista a música, afinal ela existe, mas é extremamente minimalista. Ela permanece em silêncio até que alguma situação envolvendo o ganso ocorra e permanece enquanto o evento durar. Por exemplo: se for uma ação em que o ganso está correndo de alguém, ela acelera, mas se ele está mais no stealth, ela diminui a batida. Isso é legal nos primeiros minutos, mas após algum tempo eu ignorei completamente. Porém ressalto que, em hipótese alguma, isso me pareceu ser um ponto negativo no game.

Já os efeitos sonoros propriamente ditos são bem feitos e cumprem bem o seu papel. Principalmente o HONK HONK.

Veredito

Untitled Goose Game é um jogo para aquelas horas em que você quer somente relaxar e “desligar” o cérebro. É ideal para jogar ouvindo um episódio do Nintendo POWdcast ou até uma música.

Além disso, é um jogo indicado para todos os públicos de todas as idades. Porém, é importante salientar que você deve estar mentalmente aberto e disposto para jogar um jogo simplesmente pela sua jogabilidade, pois, como dito no início deste review, ele não possui uma história a ser desenvolvida nem questionamentos profundos para reflexão. A sua simplicidade é seu grande trunfo.

Com ele você se divertirá muito explorando todas as possibilidades que o cenário tem a te oferecer e irá se sentir recompensado ao decifrar como resolver cada tarefa.

Um outro ponto a se destacar é que ele está traduzido para o português brasileiro, o que facilita muito nesta interpretação e resolução das tarefas.

Ele não é um jogo difícil nem longo. Levei cerca de 4 horas para finalizá-lo. Entretanto, após encerrar o jogo, abrem-se novas tarefas um pouco mais complexas para executar, o que prolonga um pouco mais o gameplay. E após completar todas essas novas atividades, abrem-se outras, porém com tempo para completar.

Atualmente o jogo custa 19.99 dólares (EUA) e tem disponível na loja brasileira pelo valor de R$ 73,99.

E aí, jogou ele também? Ficou a fim de jogar? Conte para nós aqui nos comentários!


Trailer do Jogo

Gostou? Então compartilhe!

Tovar

Nintendista desde os 8-bits, pulei somente a geração GameCube (que recuperei com o Wii). Jogo em qualquer plataforma. Um fã de The Legend of Zelda, Donkey Kong, Mario, Mega Man, e de outros grandes nomes da indústria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *