3DSDestaquesGeralReviews

Fire Emblem Echoes: Shadows Of Valentia

O ocidente finalmente recebeu o único Fire Emblem que nunca foi lançado oficialmente deste lado do mundo. Shadows of Valentia é mais um remake do clássico Fire Emblem Gaiden, que é um tipo de estória paralela do primeiro jogo da série e lançado apenas no Japão. Ele trouxe mudanças interessantes não usadas antes em toda a série (exceto a mudança de classes em Awakening e Fates).

Como eu nem arranho no japonês e nunca joguei a versão original, não iriei fazer nenhuma comparação neste post, apenas vou falar sobre minha experiência com o jogo, e já adianto: É PERFEITO!

História:

Em Shadows of Valentia vemos uma história de dois exércitos, os Zofia e os Rigel, que lutam uma guerra “santa” guiados, respectivamente, pelos deuses irmãos Mila e Duma. As batalhas são travadas no continente de Valentia há anos e anos.

Os deuses têm pontos de vista distintos sobre os caminhos que a humanidade deve seguir. Duma acredita que a humanidade deveria se guiar pela força, para não ser corrompida. Mila acredita que a humanidade deveria ser livre para buscar prazeres e conforto. Conflitos se arrastaram e, enfim, um acordo foi feito. Então, Valentia foi dividida em duas partes (norte e sul) a cargo, respectivamente, de Duma e Mila, cada qual não poderia invadir a área do outro. Com esse acordo, a paz finalmente reinou.

Porém, ambos os deuses estavam errados! A liberdade proporcionada por Mila fez com que seu povo caísse na depravação, enquanto o povo guiado por Duma cresceu com o coração de pedra e imune a todo e qualquer tipo de gentileza. Sendo assim, o acordo outrora firmado começa a enfraquecer e as batalhas começam a se tornar mais e mais frequentes. E é aí que começamos a aventura, com os protagonistas Celicca e Alm. Porém, vamos parar por aqui para não dar spoiler.

Gráficos:

Shadows tem sem sombra de dúvida o melhor gráfico entre os três Fire Emblems para 3DS (arrisco que é ainda melhor do que a versão de Wii) e parece que a Nintendo finalmente descobriu que o Anti-Aliasing existe! Tudo bem, a tela do meu 2DS ajuda, mas mesmo nela eu posso notar uma diferença gritante entre o serrilhado dos dois títulos passados e este.

Além disso, a Nintendo parece ter tomado um cuidado especial com a qualidade e design dos personagens, algo que me irritou muito no Fire Emblem Awakening e um pouco em Fates onde os personagens eram muito puxados para o Anime e não lembravam em nada o estilo clássico da série, especialmente os cavaleiros de Awakening.

Vale ressaltar também que a Nintendo prestou atenção nos detalhes e o jogo traz os melhores combates de toda a franquia. Dessa vez os personagens estão a uma certa distância dos outros e você pode ver por exemplo, seus personagens desembainhando suas espadas para iniciar o combate e o momento em que eles correm até o inimigo e iniciam o confronto!

Jogabilidade: 

Shadows traz algumas mudanças muito interessantes ao jogo. Primeiramente temos a possibilidade escolher as classes de nossos personagens (salvo alguns como o protagonista, ao menos até onde joguei) conversando com uma estátua mágica que pode ser encontrada logo no começo do jogo em uma Dungeon.

Sim, você leu certo: Uma DUNGEON. O jogo agora conta com pequenas dungeons que podem ser exploradas e repletas de itens e inimigos para treinar seus personagens. Dentro delas ainda é possível encontrar fontes que aumentam permanentemente algum atributo de um personagem a sua escolha.

Além disso, o mapa mundi agora é muito mais aberto e lembra os mapas dos antigos jogos do Mario, com caminhos pré-definidos para se avançar, e que possuem fases/batalhas pré-determinadas que servem como obstáculos à sua chegada em um objeto ou lugar (uma cidade, por exemplo). Por falar nelas, você pode explorar cada cidade do jogo, conversando com moradores e caçando itens que estão escondidos pelo cenário, que é uma belissima pintura que vai te deixar admirado pela qualidade! A ideia é praticamente a que vemos em Shin Megami Tensei IV, mas é um bom método e casou perfeitamente com jogo.

E algo que achei interessantíssimo é o fato de que ao final de cada batalha, todos os seus personagens recebem uma recompensa em forma de experiência. Isso ajuda e muito a treinar personagens mais fracos, visto que antes você teria que expô-los completamente ao perigo para o fazê-lo.

Dublagem:

Sim, o jogo é totalmente dublado em inglês! Não existe uma frase se quer que não seja falada e a Nintendo parece ter escolhido os dubladores a dedo. Você irá sentir como cada voz combina com seus respectivos personagens e suas personalidades.

Capítulos:

Gaiden era uma historia paralela do primeiro jogo da série e por isso era extremamente curto, contendo apenas 5 capítulos. Shadows possui um prólogo que conta o passado dos dois protagonistas e seis capítulos, ou seja, ele é um jogo extremamente curto, se comparado com os outros jogos da série que costumam ter em torno de 25 capítulos.

Porém a Nintendo parece ter pensado nisso e cada capítulo possui diversas fases em seu mapa. Como dito anteriormente, muitas delas com diálogos e eventos próprios, ou seja, em suma cada ato agora é como se fosse uma condensação de várias histórias, de forma que se cada uma fosse independente (como ocorreu nos outros jogos da franquia), o jogo passaria tranquilamente a média de 25 capítulos.

Combate e o triângulo das armas: 
Um ponto que pode deixar alguns irritados, mas confesso que não me fez falta alguma, é que o famoso triangulo de espada – machado – lança não existe mais, ou seja, o sistema de vantagens e desvantagens foi retirado do jogo. Porém arqueiros, por exemplo, atacam mais longe e podem revidar golpes, clérigos podem usar magias de ataque etc, enfim, estratégia ainda é alma da coisa, ela apenas está diferente.

Lança? Nem ligo!
Ainda assim, é um jogo excelente e recomendo a todos que gostam ou querem entrar de cabeça na série!

Gostou? Então compartilhe!

Will

Escritor, gamer e youtuber nas horas vagas! Sonha em dia criar um jogo que domine a industria gamer, alem de produzir livros, filmes e criar seu próprio império do entretenimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *