3DSDestaquesGeral

Ainda vale a pena comprar um 3DS?

Com o lançamento do Switch, as principais perguntas que vemos por aí em fóruns, grupos e listas de discussões são: “vale a pena comprar o 3DS?” e “vale a pena comprar um Wii U?”. Vou tentar nesse post, como o título sugere, vou falar especificamente pelo 3DS, ok?

O Switch é um híbrido, ou seja, é um console de mesa/portátil, por isso, as dúvidas são pertinentes sobre o futuro do 3DS. Bom, vou tentar trazer alguns pontos para que você possa tomar a sua decisão. Fique tranquilo! Ao final darei a minha opinião.

Biblioteca de jogos

O 3DS possui uma biblioteca fantástica, com jogos memoráveis como, por exemplo, Zeldas (Ocarina of Time, Majora’s Mask, A Link Between Worlds, Triforce Heroes), Marios, Pokémons, Star Fox 64 e tantos outros títulos excelentes (inclusive de third parties). São vários e vários games para você jogar e se divertir por horas a fio.

Além disso, ele é retrocompatível com os jogos do DS, o que por si só é algo fantástico. O DS é o console portátil mais bem-sucedido de todos os tempos, e a quantidade de jogos bons lançados é algo difícil de mensurar. Eu tenho o DS e posso dizer que é excelente e não me desfarei dele nunca, por isso essa característica torna o 3DS um console de se encher os olhos.

Multiplayer Online

Confesso que diferentemente de um console de mesa, esse item não me chama a atenção em um portátil. No 3DS, ainda por cima, adicionar amigos é algo extremamente burocrático e desanimador. Além disso, caso se efetive o rumor de que o 3DS será descontinuado por causa do Switch, saiba que (de acordo com o histórico da Big N) o online do 3DS provavelmente morrerá muito em breve. A Nintendo não tem costume de manter o modo online ativo por muito tempo após o término de um console.

Futuro?

Não sei se a Nintendo matará um console líder absoluto em vendas, que teve uma versão mais robusta recentemente lançada (New 3DS), para dar lugar a um console essencialmente de mesa, versão esta que até o presente momento não mostrou para o que veio. Porém, tratando-se de Nintendo, tudo pode acontecer.

É importante ressaltar e deixar bem claro que a Nintendo até agora não “matou” o 3DS, porém não se sabe se ela está esperando pra ver a repercussão do Switch ou se o 3DS permanecerá paralelo ao irmão mais novo. Há vários jogos confirmados para este ano, ou seja, aparentemente o console ainda tem lenha para queimar. Quem quer que esteja dizendo que o 3DS morreu, está manifestando apenas uma opinião pessoal, isso não é algo oficial (ainda!).

Amiibos

Poucos jogos oferecem suporte às miniaturas, mesmo assim é bem precário esse suporte.

Minha opinião 

Bom, comprei em dezembro de 2016 o meu 2DS. Analisando todos os pontos elencados acima, na minha opinião vale muito a pena pela biblioteca de jogos disponível. Mesmo se o suporte online morrer um dia, o console permanecerá com seus jogos sendo divertidos.

No meu ponto de vista, é uma compra que você não se arrependerá.

Essa família é muito unida!
Se você optar por comprar e estiver na dúvida de qual versão comprar, eu recomendo o 2DS! Acho ele um pouco mais confortável que o 3DS com “flip”. Se você não sabe, o 2DS é a versão mais barata do 3DS, pois não tem a função 3D, não dobra e possui som “mono”.

Existem algumas versões de 3DS (fora o 2DS): a “normal” e a “new”. O 3D funciona melhor na versão “new” do que na versão “normal”, pois usa a câmera frontal para achar seus olhos e mostrar o 3D de acordo com o seu ângulo de visão (na versão “normal” muitas vezes você perdia o ângulo correto e não conseguia visualizar o 3D). O hardware do New 3DS também é superior, porém só existe o Xenoblade (me corrijam se estiver errado) e alguns jogos do Virtual Console que são exclusivos para ele, fora isso todos os outros jogos são compatíveis com todas as versões do 3DS/2DS. O New 3DS Tem suporte nativo aos Amiibos, coisa que o 2DS e as versões anteriores do 3DS não têm (existe um penduricalho para dar suporte).

O preço de um 2DS é metade do de um New 3DS XL (que tem uma tela ligeiramente maior). Preferi, utilizando como base o valor do new 3DS, comprar um console com um monte de jogos em vez de ter um sem jogos só pelo motivo de rodar 3D. O modo 3D é legal, mas sinceramente, na época em que estava comprando o console, eu conversei com vários amigos e todos eles disseram não utilizar o 3D (deixam desabilitado). Hoje, analisando friamente a minha decisão, ainda acredito ter feito a melhor escolha. No entanto, é interessante você manusear ambos os videogames para fazer a melhor escolha para a sua realidade. Verifique se o 3D é algo essencial para você. Opinião e gosto são pessoais, ou seja, o que é um videogame melhor pra mim, não necessariamente é o melhor para você.

Saiba que, independentemente da versão que você escolher, estará comprando um excelente console para sua coleção. Com certeza, é uma compra certa!

Espero que este post tenha sido, de alguma forma, útil para você. Se foi, deixe nos comentários qual foi a sua decisão. Até o próximo post!

Gostou? Então compartilhe!

Tovar

Nintendista desde os 8-bits, pulei somente a geração GameCube (que recuperei com o Wii). Jogo em qualquer plataforma. Um fã de The Legend of Zelda, Donkey Kong, Mario, Mega Man, e de outros grandes nomes da indústria.