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[REVIEW] Captain Tsubasa: Rise of New Champions – E se o Goku fosse um jogador de futebol?

Desenvolvido e publicado pela veterana Bandai Namco, Captain Tsubasa: Rise of New Champions chegou ao Nintendo Switch em 28 de agosto de 2020. A expectativa dos fãs do Anime Super Campeões e também de jogadores que curtem partidas de futebol virtuais foram às alturas após o anúncio do jogo e o trailer de revelação que prometia partidas frenéticas e com o estilo totalmente Arcade fugindo um pouco das atuais opções do mercado (Fifa e PES). O trem do Hype estava partindo e muita gente estava embarcando.

Eu como amante dos jogos de futebol fiquei empolgado mesmo sem conhecer praticamente nada do Anime. Recebemos então uma cópia da Nintendo para fazer essa análise e confesso que fiquei bem empolgado com a oportunidade.

Mas será que Captain Tsubasa: Rise of New Champions consegue ser um bom jogo de futebol e agradar tanto aos fãs do jovem Tsubasa quanto aos jogadores que como eu pouco contato tiveram com o desenho?

Isso é o que vamos descobrir nas próximas linhas deste review.


Ficha Técnica

Título: Captain Tsubasa: Rise of New Champions

Plataforma: Nintendo Switch

Data de Lançamento: 28 de agosto de 2020

Tamanho: 12.1 GB

Desenvolvedora/Publicadora: Bandai Namco Entertainment

Jogadores: Até 4 jogadores

Em português: Sim (Legendas)

Gênero: Esporte / Arcade

Save na nuvem: Sim

Classificação: Livre

Preço no Lançamento (BR): R$ 249,90

Preço no Lançamento (US): US$ 59,99

Tempo de Jogo em média: 8 Horas no modo história


Futebol ao melhor estilo Arcade

Como não poderia deixar de ser toda a jogabilidade de Captain Tsubasa é fundamenta em partidas no estilo Arcade. Esqueça os atuais “Simuladores de futebol” como FIFA e PES. Se é esse tipo de jogo que você procura, Captain Tsubasa não é para você. A jogabilidade de Rise of New Champions lembra muito o saudoso Super Sidekicks dos Arcades e também do Neo Geo.

As partidas são mais rápidas, dinâmicas e como não poderia faltar temos os super ataques, ou melhor, super chutes e super defesas. Chegar cara a cara com o goleiro não é sinônimo de gol certo. Tudo vai depender da sua barra de garra e também da barra de garra do goleiro adversário. Aliás todos os fundamentos de Captain Tsubasa são baseados nessa mecânica da barra de garra que veremos logo mais para frente.

Gameplay Frenético? Sim nós temos!

A estrutura básica é praticamente a mesma dos jogos de simulação do mercado, inclusive o mapeamento dos botões que é igualzinho ao PES e ao modo alternativo do FIFA. O mesmo botão de passe, cruzamento, corridas, carrinhos, divididas, chutes etc. Então se você é um jogador veterano de jogos de futebol não vai estranhar a localização e mesmo a dinâmica de utilização dos mesmos. Outra funcionalidade presente aqui – e que já é familiar aos jogadores veteranos de futebol – é a barra de força, onde o jogador pode mensurar de forma visual qual a força do chute que está empregando. Quando mais mantiver o botão de chute pressionado, maior será a força empregada na jogada.

Entretanto as semelhanças param por aqui. Para obter sucesso, ou seja, vitórias nas partidas é extremamente importante dominar a barra de garra de cada jogador. A barra de garra é como se fosse a estamina de cada atleta e ela vai baixando ao longo da partida. Quanto mais cheia a barra de garra maior a chance de executar um drible bem-sucedido e um chute certeiro no gol adversário. Para o goleiro o conceito é um pouco diferente e uma barra de garra completa garante defesas milagrosas ao passo que uma barra de garra vazia indica que o próximo chute no gol será indefensável.

Os jogadores de linha recuperam a barra de garra automaticamente ao longo da partida e executando dribles precisos, ao passo que o goleiro só recupera sua garra ao sofrer um gol ou após o intervalo da partida.

Para conseguir marcar um gol, primeiro o jogador deverá fazer diversos chutes para drenar a garra do goleiro e só após algumas tentativas é que ele conseguirá bater o defensor.

Outra mecânica importante ao longo dos confrontos é a chamada Zona V e funciona como uma espécie de jogada especial que garante aos jogadores do time um boost nas habilidades. Para ativar a Zona V é necessário carregar uma barra especial que vai enchendo a cada jogada bem-sucedida de dribles, roubadas de bola e chutes no gol. Ao ativar a Zona V os jogadores ficam mais rápidos, a barra de força para o chute carrega mais rápido e os dribles saem de maneira mais fácil.

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O Famoso Chute de Trivela do Tsubasa

E pra finalizar as mecânicas exclusivas de Captain Tsubasa: Rise of New Champions temos os chutes assinaturas ou simplesmente os super chutes como visto no anime. Alguns jogadores possuem seus próprios chutes assinaturas como o famoso chute de trivela de Tsubasa. Para disparar o seu chute assinatura basta manter o botão de chute pressionado até encher toda a barra de força. Uma linda animação é exibida na tela e o chute é disparado. Caso o goleiro esteja com a barra de garra ainda cheia a animação segue e ele faz uma superdefesa. Como no anime tudo é muito exagerado, engraçado e muito impressionante plasticamente.

Realmente são muitas mecânicas diferentes, mas o jogo vai explicando cada uma delas através de simples tutoriais e quando você menos espera já está dominando todas elas sem grandes dificuldades.

Modos de jogo

Jornada: Dividida em dois episódios: Tsubasa e Novo Herói. É o principal modo de jogo e vamos detalhar um pouco adiante.

Contra: Partidas versus local para até 4 jogadores.

Contra Online: O tradicional versus contra jogadores ao redor do mundo.

Treinamentos: Funciona como tutorial.

Edição: Permite editar times e jogadores que você pode criar. Assim como no FIFA e no PES todos os jogadores possuem habilidades e características diferentes baseadas em Stats.

Coleção: Uma imensa galeria onde é possível ver os vídeos do anime que são desbloqueados conforme jogamos. Músicas também estão disponíveis nessa galeria e também são liberadas com horas de jogo.

Opções: Bom como o próprio nome já diz, é aqui que podemos personalizar os controles, dificuldade, configurações etc.

Em busca de um sonho: A Copa do Mundo para o Japão

É no modo jornada onde a grande maioria dos jogadores vai iniciar e é através desse modo que podemos aprender e dominar todos os recursos do jogo. A jornada é dividida em dois capítulos distintos: Tsubasa que é o modo mais fácil e indicado para novos jogadores e também o modo Novo herói.

Capítulo Tsubasa

Nesse capítulo acompanhamos o caminho de Tsubasa Ozora, um jovem de 14 anos e um talento do futebol japonês na disputa pela liga nacional colegial. Tsubasa é o capitão e principal estrela do seu time que representa a escola Nankatsu, seu sonho é aprender futebol jogando no Brasil e vencer uma copa do mundo pelo Japão.

Entre uma partida e outra pela liga acontecem uma série de diálogos que desenvolve e apresenta os personagens para o jogador que, assim como eu, não é familiarizado com o Anime. Infelizmente não temos muitas animações aqui e basicamente a história é apresentada com imagens estáticas, voice acting em japonês e as legendas em português. A execução técnica é muito boa, entretanto na minha opinião o excesso de diálogos prejudica o ritmo do jogo. Esses diálogos são extremamente longos e não levam a lugar nenhum, obrigando o jogador a passar muito mais tempo lendo a história do que jogando partidas efetivamente.

Vale ressaltar aqui que as opções de dificuldade das partidas não podem ser alteradas durante os modos jornadas e entre uma partida e outra são oferecidos ao jogador a realização de tutoriais opcionais para explicar as mecânicas de Gameplay.

Antes de cada jogo é possível gerenciar o time fazendo substituições, alterar estratégias de grupo e mesmo mudar a posição original de alguns jogadores, o que diminui um pouco a barra de garra do jogador que atuar fora da sua posição de origem.

Outra opção disponível antes das partidas é participar de uma reunião tática caso você queira saber um pouco mais sobre o time adversário e pegar algumas dicas sobre os principais jogadores. Contudo essas dicas pouco ajudam o jogador durante as partidas.

Não vai ser nada fácil bater esses goleiros!

As partidas propriamente ditas também sofrem pequenas alterações no modo jornada. Em alguns jogos e em situações especiais algumas Cutscenes interrompem a partida para mostrar momentos-chave do Anime e isso acaba quebrando um pouco o ritmo da partida.

O capítulo Tsubasa narra a história do Nankatsu até a final da liga Nacional. As partidas ocorrem sem maiores problemas, exceto por uma característica que me incomodou um pouco: o jogo possui 2 tempos de 30 ao invés dos 45 minutos tradicionais.

Participei também de partidas onde os dois times estavam jogando de camiseta brancas, sem a opção para mudar o fardamento o que prejudicou muito a identificação dos jogadores apenas pela cor do calção.

Capítulo Novo Herói

Acreditem ou não mas é aqui que Captain Tsubasa: Rise of New Champions brilha. Esse capítulo da jornada é o mais completo e o que exige mais habilidade do jogador.

O enredo começa exatamente após os eventos que acompanhamos no capítulo Tsubasa, mas a dinâmica é completamente diferente.

No capítulo Novo Herói criamos um novo personagem do zero e precisamos desenvolvê-lo ao logo do novo torneio internacional infantil que tem a seleção dos Estados Unidos como anfitriã.

Para criar nosso jogador é necessário escolher qual escola ele irá representar. São três opções disponíveis: Furano, Musashi e Toho. Também é necessário escolher qual a posição que nosso jogador irá atuar: Atacante, Meia ou Defensor. A escolha da posição determina quais Stats receberão um boost durante as partidas.

A aparência do jogador também é toda personalizável e é possível escolher desde a estrutura física do jogador até detalhes finos no seu rosto, sempre respeitando as características do anime. São diversas opções que deixam a personalização bem completa.

A personalização é completa. Opção é o que não vai faltar.

O objetivo principal no capítulo do Novo Herói é justamente ir aumentando os Stats do nosso jogador a cada partida vencendo os jogos com o nosso time que escolhemos no início.

Os status começam realmente baixos e nosso jogador vai se tornando melhor conforme vamos vencendo as partidas e aumentando as nossas habilidades. Realizar dribles, marcar gols ou dar assistência, tudo isso contribui com pontos adicionais de Stats para distribuir ao nosso jogador e durante as partidas ainda temos pequenos objetivos que se alcançados garante um pequeno bônus de Stats ao fim da partida.

A última diferença entre os capítulos da jornada é que jogando o Novo Herói durante os diálogos entre as partidas podemos escolher algumas repostas que mudam um pouco o andamento da história de acordo com o que escolhemos. Não espere nada muito relevante, mas é divertido e faz o jogador se sentir parte realmente da história.


Gráficos e Sons

Captain Tsubasa: Rise of New Champions possui gráficos maravilhosos. Tanto durante o Gameplay nas partidas quanto nas Cutscenes no meio da disputa em algumas situações específicas, tudo é muito bem animado e a impressão durante todo o tempo é de que de fato estamos “jogando um Anime”. Não temos quedas de FPS perceptíveis em nenhum momento e o jogo roda liso no console da Nintendo.

O destaque positivo fica por conta das belíssimas animações que rolam nas partidas quando um chute assinatura é disparado ou mesmo quando o goleiro realiza aquela defesa milagrosa. É de encher os olhos.

A trilha sonora passa quase desapercebida, o que não é ruim se considerarmos que estamos falando de um jogo de futebol onde o mais importante é a captação dos efeitos sonoros, e aqui temos a mesma qualidade presente em jogos de ponta. Os barulhos das torcidas, batidas na bola e gritos são muito bem reproduzidos.

No entanto, o narrador das partidas soa um pouco “Over”. Parece exagerado e como os jogos são narrados todos em japonês é impossível, pelo menos para mim entender o que ele está dizendo, ou melhor, berrando. Claro que tem as legendas, mas durante as partidas é simplesmente impossível prestar atenção nas jogadas e ler o que o narrador está dizendo.


Veredito

Captain Tsubasa: Rise of New Champions é sem dúvida nenhuma uma boa pedida para os amantes de jogos de futebol. Independente se você prefere o estilo simulador ou mesmo o Arcade apresentado aqui você vai se divertir.

Tecnicamente o jogo é muito bom, as mecânicas são bem implementadas e agrada muito visualmente.

E temos também nossa querida seleção brasileira

Alguns pequenos problemas acontecem quando os controles não respondem na velocidade que você deseja e acaba perdendo a bola e ligando um contra-ataque do time adversário, mas com a prática você consegue antever alguns movimentos para executá-los no Timing correto.

Considerando as pouquíssimas opções que temos no mercado (dominados por FIFA e PES) e quase nenhuma opção para jogos Arcade, Rise New Champions deve agradar tanto os fãs do anime quanto aqueles que como eu nunca tiveram contato com a história de Tsubasa.

A minha única recomendação é experimentar o modo jornada como uma dose adicional de paciência, uma vez que os diálogos parecem intermináveis e você passa 90% do tempo lendo história e só 10% jogando. Mas os outros modos e a dinâmica das partidas compensam, principalmente quando a preferência é para os modos Multiplayers.


Trailer do Jogo

* Essa análise foi feita com uma cópia fornecida pela Nintendo.

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Rodrigo Reche

Oi, eu sou o Rodrigo Reche. Roreche para os íntimos! Sou completamente apaixonado por Videogames. Ganhei meu primeiro console, um Atari 2600, do meu pai em 1984 quando eu ainda tinha 3 anos de idade. Foi paixão a primeira jogada. Nintendista de coração e fã inveterado dos Engenheiros do Hawaii, passei por diversos consoles de todas as gerações, mas ainda guardo um carinho especial pelos consoles antigos.

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