Doraemon Friends Story of Seasons: of the Great Kingdom

O novo Doraemon Story of Seasons: Friends of the Great Kingdom é uma sequência do anterior Doraemon Story of Seasons, e ele veio com muitas melhorias, atualizações e mudanças de qualidade de vida para facilitar as coisas para o jogador. Além disso, um novo recurso também é o modo para 2 jogadores, que permite que você jogue algumas partes do jogo com um amigo controlando Doraemon, ajudando você nas tarefas da fazenda.


Ficha Técnica

Título: DORAEMON STORY OF SEASONS: Friends of the Great Kingdom

Plataforma: Nintendo Switch

Data de lançamento: 02/11/2022

Tamanho: 2.2GB

Desenvolvedora: Bandai Namco

Publicadora: Bandai Namco

Jogadores: 1-2

Em Português: Não

Gênero: Simulação

Tempo de Jogo (em média): 50 horas

Save na Nuvem: Sim

Classificação: Livre

Preço no Lançamento (BR): R$ 264,90

Preço no Lançamento (EUA): US$ 49,99


Crianças querem liberdade

Se você gosta de decorar, esse jogo é um prato cheio
Se você gosta de decorar, esse jogo é um prato cheio

A história aqui se passa em um reino da idade média, onde um rapaz chamado Lumis vem ao encontro de nosso grupo e pede para cuidarmos de sua fazenda, depois que Noby foge de sua família por ter a ânsia de viver sozinho e ser independente. Com o desenrolar da história, descobrimos que a fazenda era, na verdade, um local famoso por hospedar encontros dos moradores locais antigamente. Assim, a nossa principal tarefa é reavivar esse lugar e dar-lhe um novo sopro de vida.

Assim como a maioria dos jogos Story of Seasons, temos ferramentas para cuidar da fazenda, como uma enxada para capinar a terra; sementes para plantar no solo; um regador para regar as sementes; uma vara de pescar para pegar peixes; animais que podem ser adquiridos e tudo mais que gira em torno de um simulador de fazendinha.

Seus amigos podem te ajudar com tarefas
Seus amigos podem te ajudar com tarefas

Ao contrário do último jogo Story of Season que tive a chance de jogar (Pioneers of Olive Town), muitos recursos de qualidade de vida estão faltando aqui desde o início, como uma maneira de voltar para casa com um botão, um comando para enviar todos os animais de uma vez (é desbloqueado quando você atualiza o celeiro), etc.

Felizmente, diferentemente da edição anterior, agora temos preços mais baratos para quase tudo (de 6k para 600 ao adquirir uma vaca, em comparação com o jogo anterior), sem falar no ponto de exclamação para cada área onde há uma interação a ser feita, e a respectiva localização de cada personagem. Além disso, é possível recuperar a stamina simplesmente tirando uma soneca ou jantando com os amigos.

Assim como todo SoS

Festivais permitem praticar antes do jogo oficial
Festivais permitem praticar antes do jogo oficial

O game, como a maioria dos SoS, contém todas as atividades que seguem a mesma linha de pensamento de todos os outros da série, exceto a parte do relacionamento. Aqui, vamos nos concentrar em desenvolver nossas amizades, entregando presentes para melhorar nosso relacionamento e conversando com eles diariamente.

As áreas também são muito semelhantes aos SoS em termos de estrutura, tendo o centro da cidade, uma mina para coletar todos os tipos de minério, uma praia para coletar vários tipos de peixes, um ferreiro que tem a capacidade de atualizar nossas ferramentas e eventos e festivais onde podemos pode jogar minijogos para coletar mais dinheiro e conhecer novas pessoas da cidade.

Jogar em co-op é bacana
Jogar em co-op é bacana

Como extra, um segundo jogador pode assumir o controle de Doraemon para nos ajudar nas tarefas da fazenda, como regar plantas, derrubar árvores, pescar peixes, minerar minério e mais. Porém, o segundo jogador não consegue contribuir tanto quanto o principal, já que não entra por portas e nem pode se afastar tanto assim da câmera para ambos os personagens.

Além disso, também temos o modo online, que não parece muito substancial, pois não exerce nenhuma influência sobre nosso progresso ou traz benefício para nossa fazenda, pois a única coisa que podemos fazer é elogiar as fazendas alheias. No entanto, podemos enviar e receber itens de nossos amigos. Além disso, depois de atualizar a casa uma vez, podemos pedir ajuda a qualquer um dos NPCs de nossa casa para com as tarefas da fazenda, mas apenas as mais básicas, como regar plantações, derrubar árvores, minerar e pescar.

Por fim, também liberamos roupas diversas para vestir os personagens conforme a estação do ano, o que provou ser algo bem divertido para quem gosta de itens cosméticos – fora as decorações gerais da fazenda.

Talvez o melhor SoS, graças a Doraemon

Doraemon Story of Seasons: Friends of the Great Kingdom é uma diversão e tanto. Talvez este seja o melhor título spin-off da série já feito, e combinado com o senso de humor que vem da série de Doraemon a experiência fica ainda melhor. Infelizmente, a maioria dos recursos de qualidade de vida não está disponível desde o início, então você terá que trabalhar um pouco antes de ter aquele sino útil para enviar seus animais para o campo ou obter o gadget de viagem rápida para pular instantaneamente entre os locais. De qualquer forma, a jogabilidade no geral é muito agradável, além da história ter uma narrativa bem cativante que te prenderá logo no primeiro capítulo.


Trailer do Jogo


* Esta análise foi feita utilizando uma chave enviada pelos produtores