GeralReviewsSwitch

[REVIEW] Coromon – Um rival de bastante potencial para Pokémon

Coromon é um jogo indie com clara inspiração na série Pokémon. Há muito tempo, muitos tentaram destronar o reinado de Pokémon, mas ninguém conseguiu tal feito. Dito isto, o que Coromon reserva para nós e o que ele pode fazer melhor do que seu principal rival?


Ficha Técnica

Título: Coromon

Plataforma: Nintendo Switch

Data de lançamento: 21/06/2022

Tamanho: 360 MB

Desenvolvedora:TRAGsoft

Publicadora: Freedom Games

Jogadores: 1-2

Em Português: Sim

Gênero: Puzzle, Aventura, RPG, Multiplayer

Tempo de Jogo (em média): 25 horas

Save na Nuvem: Sim

Classificação: 12 anos

Preço no Lançamento (BR): R$ 101,95

Preço no Lançamento (EUA): US$ 19,99


Você, o pesquisador

Seja um pesquisador
Seja um pesquisador

Diferentemente da maior série de monstros de bolso do mundo, Coromon não te dá a missão de derrotar líderes de ginásio ou se tornar o melhor domador de monstros. Em vez disso, nosso objetivo aqui é percorrer nossa própria trajetória e nos tornarmos pesquisadores para coletar informações sobre Coromon de todo o mundo. Portanto, você não se pegará perseguindo nenhum desejo egoísta, nem lutando por fama e sucesso a fim de vencer uma liga qualquer.

E claro que as batalhas de Coromon são o pico da jogabilidade em Coromon. Como nos jogos clássicos de Pokémon, aqui todos os encontros são aleatórios e podem ocorrer em gramados altos, cavernas e similares. Isso é algo que realmente me irrita, uma vez que alguns jogos de Pokémon já tentaram uma abordagem diferente que me agradou muito mais do que continuar seguindo essa ideia de randomizar as batalhas.

Felizmente, há muitos itens disponíveis aqui para você manipular como os encontros acontecerão, se for o caso. Há um item que desabilita encontros com Coromon com um nível menor que seus monstros principais; também há outro que permite batalhas com Coromon já enfraquecidos (o que facilita o processo de captura de um monstro), e por fim, há um item que atrairá apenas Coromon com alto potencial.

Batalhas podem acontecer em duplas
Batalhas podem acontecer em duplas

Outro ponto interessante é o fato de que um golpe deletado de seu Coromon não é completamente excluído, mas apenas desabilitado. Isso significa que posteriormente é possívelmente simplesmente habilitá-lo novamente, o que pra mim foi um ponto bastante vantajoso. Às vezes eu não gostaria de perder aquele movimento específico, mas apenas testar novos.

Aqui, cada ataque ou movimento tem uma quantidade de SP necessária para ser usada, ao contrário de Pokémon em que cada golpe tem certas quantidades de uso vinculadas a si mesmos. Portanto, uma vez que esgotamos o SP de um monstro, ele precisará descansar e usar um turno para isso, então metade dessa barra será restaurada. A vantagem é a não necessidade de restaurar cada SP individualmente, como na franquia concorrente. Outro recurso interessante é a possibilidade de evoluir no meio da batalha, algo que pode mudar o jogo durante uma batalha de treinador à medida que os status do seu monstro aumentam quando subimos de nível.

Pontos fracos ou passíveis de melhorias

Timeline de conquistas
Timeline de conquistas

A exploração é um pouco sem brilho, e o mesmo vale para as missões confusas. Os objetivos não estão apontados no mapa, nem o solicitante da missão está localizado em qualquer lugar. Isso nos leva a nos perder com muita frequência, e eu me peguei tentando encontrar o solicitante da missão várias vezes. Existem várias missões secundárias das quais simplesmente desisti, já que não tive paciência de procurar o NPC. Além disso, realmente senti a falta de uma opção para desligar as animações dos movimentos das batalhas, além de que uma funcionalidade de avanço rápido será de grande utilidade. Lentidão em Pokémon é uma das minhas principais críticas ainda hoje.

Além disso, é muito gratificante interagir com objetos ao seu redor. Muitos pontos contêm itens a serem coletados, e vale a pena verificar todos os elementos suspeitos no cenário, pois é propenso a fornecer algumas coisas interessantes. Isso economiza muito dinheiro, pois muitos itens úteis podem ser encontrados nessa pesquisa. A única desvantagem é que alguns itens essenciais estão escondidos em baús, o que parece tornar insignificante alguns itens chave uma vez que estes estão em recipientes comuns.

Batalhas online são emocionantes
Batalhas online são emocionantes

Finalmente, há um modo online através do qual podemos jogar batalhas ranqueadas ou casuais. O primeiro consiste em um sistema de níveis no qual somos recompensados ​​à medida que avançamos na linha do tempo dos níveis. Além disso, é possível emprestar um grupo pré-fabricado de Coromon, ou simplesmente usar seu próprio grupo que será emparelhado com o nível de coromon do seu oponente. É uma pena que não há como trocar coromon com seus amigos até o momento dessa publicação. Portanto, a única maneira de trocar monstros é conversando com algum NPC que lhe oferecerá uma troca.

Identidade própria

Coromon é um jogo que tem identidade própria, além de conseguir criar ótimas e belíssimas animações para monstros, visuais 2D incrivelmente feitos e cenários deslumbrantes, além de trilha sonora bem composta. Algumas coisas aqui e ali deveriam ser polidas, assim como funcionalidades extras deveriam ter sido incluídas para melhorar os recursos de qualidade de vida. No entanto, essas são coisas suscetíveis de serem corrigidas através de um patch futuro, levando Coromon a ser um dos maiores competidores de Pokémon que o mundo já viu.


Trailer do Jogo


* Esta análise foi feita utilizando uma chave enviada pelos produtores

Gostou? Então compartilhe!

Jason Ming Hong

Gamer desde o 1 ano de idade segundo meus pais. Jogo de tudo, porque o importante pra mim em um jogo é divertir. Gosto de jogos com uma boa história, investimento em gameplay sólido e, se rolar, um co-op de sofá. Também sou UX/UI designer, aquela galera moderninha que faz coisas pensando em quem vai usar. Aliás, agora edito o POWdcast, RÁ!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *