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[REVIEW] UnMetal – A piada é boa quando o próprio jogo ri

Em uma leva de jogos focados em sátiras de várias franquias e nomes famosos, UnMetal chega para homenagear e tirar sarro de um certo espião criado por um certo produtor de games japonês, os quais ambos você provavelmente já conhece.

O indie tem a proposta de fazer chacota com vários clichês do gênero de ação dotados de elementos de furtividade, mas certamente o que ninguém esperaria é a extrema qualidade em termos de história e diálogos que UnMetal possui. Já quero começar dizendo que esse foi um dos poucos jogos em que realmente tive vontade de entender a “história” e ouvir o que estava sendo dito.


Ficha Técnica

Título: UnMetal

Plataforma: Nintendo Switch

Data de lançamento: 28/09/2021

Tamanho: 563 MB

Desenvolvedora:UnEpic Fran

Publicadora: Versus Evil

Jogadores: 1

Em Português: Sim

Gênero: Ação, Aventura, RPG

Tempo de Jogo (em média): 12 horas

Save na Nuvem: Sim

Classificação: 14 anos

Preço no Lançamento (BR): R$ 101,95

Preço no Lançamento (EUA): US$ 19,99


Preso por um crime que não cometeu

1001 maneiras de desacordar alguém
1001 maneiras de desacordar alguém

Aqui somos Jesse Fox, o protagonista que se encontra em um interrogatório, no qual ele conta sua experiência enquanto esteve em uma prisão militar. Apesar do grande foco na história e diálogos recheados de humor dignos de quinta série – o que eu adoro -, UnMetal também possui uma jogabilidade bastante sólida e bem inspirado nos antigos Metal Gear do MSX, mas com bem mais profundidade. Mesmo que pareça muito, Jesse não está contando sua história apenas para o interrogador, mas também para outro personagem que está ouvindo a história de seu interrogatório. Sim, é um verdadeiro inception.

Podemos perambular pelos corredores para evitar sermos vistos, já que somos um prisioneiro que acabou de sair em fuga. Existem algumas formas bem eficazes de distrair os guardas para que eles não te vejam, como o velho truque da moeda lançada ao chão para que o primeiro bobalhão vá e pegue. Com isso, basta chegar por trás do inimigo e sentar-lhe o sopapo. Quando conseguimos derrubar alguém sem sermos vistos, recebemos pontos de experiência e, ao subirmos de nível, recebemos a opção de escolher entre duas habilidades, as quais oferecem características como correr mais rapidamente, ter golpes mais eficazes, curar-se em menos tempo, etc.

Caso Jesse seja acertado por algum tiro, ele precisa ser ágil e se curar com um esparadrapo, o qual é recebido logo no início, para evitar que o sangramento continue. Kits médicos também são uma opção, e recuperam a saúde pouco a pouco quando utilizados. Mais à frente encontramos uma pistola semi-automática, que serve muito bem para nos defendermos. Porém, existe mais uma piada envolvendo essa simples mecânica: Jesse não é assassino, e prometeu para uma personagem específica do jogo que não deixaria nenhum soldado morrer. Por isso, caso você atinja um inimigo, há a consequência de utilizar seus próprios primeiros-socorros para evitar a morte dele.

Particularidades da jogabilidade

O monstro de lixo
O monstro de lixo

À medida que vamos avançando, são apresentadas diversas escolhas de diálogos para com o interrogador da história. Porém, existe mais uma pegadinha nesse quesito. Muitas vezes uma opção parece que facilitará a dificuldade do trecho a seguir, como por exemplo quando enfrentei um monstro feito de lixo nos esgotos, e Jesse estava prestes a dizer quantos tentáculos o bicho tinha. Deixo essa curiosidade para você descobrir sozinho no que acabei me metendo.

A forma como acontece o save é bem interessante, sendo necessário irmos ao mictório de algum banheiro para realizar isso. Existem penicos que podemos coletar por aí, que servem muito bem como salvamentos rápidos para evitar com que precisemos voltar ao banheiro para salvar. Porém, eles precisam ser esvaziados depois de usados, pois a urina fica armazenada em cada um deles enquanto estão no bolso de Jesse – eca!

Lutas com chefes
Lutas com chefes

Lutas com chefes são muito divertidas e oferecem exigências diferentes para serem vencidas, como uma batalha contra um granadeiro em que utilizei um estilingue para atordoá-lo, ou em uma outra quando precisei derrubar um globo terrestre e chutá-lo em direção ao adversário. Tudo é muito criativo por aqui, e definitivamente as coisas mais inesperadas irão sempre acontecer. Se você gosta de bobeiras e piadas pastelonas acontecendo à torto e direito, UnMetal vai “explodir sua mente” constantemente e tirar vários sorrisos.

Vale um destaque para quando o interrogador perguntou para Jesse por que ele simplesmente não pulou por cima de uma canaleta dentro do esgoto, já que havia cerca de um metro de distância entre uma plataforma e outra – ou até menos. Sua resposta foi “se eu não saltei até agora, não seria naquele momento em que eu começaria”.

Uma obra prima que satiriza os clichês e desafia o jogador

UnMetal é um jogo espetacular, e sabe muito bem o que está fazendo. Todas as piadas com clichês dos games são engraçadíssimas, e as sacadas trazem de maneira extraordinária um contexto que se encaixa perfeitamente na jogabilidade. Mesmo com um foco bem alto na história justificado através das dublagens sensacionais e atuações incríveis, a gameplay dá um show ao ser muito responsiva e criativa, desafiando o jogador em todo o tempo a pensar e resolver puzzles combinando itens, além de oferecer um combate muito inusitado com formas insanas de derrotar os diversos inimigos. Definitivamente, UnMetal é um dos melhores e mais engraçados jogos com os quais já tive contato.


Trailer do Jogo


* Este review foi feito utilizando uma chave fornecida pela Versus Evil

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Jason Ming Hong

Gamer desde o 1 ano de idade segundo meus pais. Jogo de tudo, porque o importante pra mim em um jogo é divertir. Gosto de jogos com uma boa história, investimento em gameplay sólido e, se rolar, um co-op de sofá. Também sou UX/UI designer, aquela galera moderninha que faz coisas pensando em quem vai usar. Aliás, agora edito o POWdcast, RÁ!

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