CuriosidadesDestaquesGeral

Em Ritmo de Copa: Personagens Russos nos Videogames

Falta menos de um mês para o início da Copa do Mundo de futebol e por isso resolvi fazer um post especial. Mas aqui não trarei o tema futebol ou esporte, o post de hoje aborda a Rússia nos videogames. Nesta série, traremos personagens, jogos emblemáticos e outras discussões sobre o país, pois acreditamos que a Rússia vai muito além de vodka e Cossacos.

Zangief

O primeiro personagem que vos trago é com toda a certeza o mais conhecido do mundo dos videogames. Apresentado ao mundo pelo Street Fighter 2, Zangief é um personagem carismático e que exige uma técnica avançada para utilizá-lo.
Treinou com ursos nos campos frios da Sibéria e virou o rei do wrestling. Seu único objetivo era mostrar ao mundo o poder da União Soviética (no Street Fighter IV, como a União Soviética há tempos havia acabado, o Zangief passou a ter como terra natal a Rússia).

Lembro que na minha infância nos fliperamas havia um menino que sabia lutar com o Zangief e, cada vez que ele andava em direção ao meu lutador era um “olha o bicho vino muleque”. Era um verdadeiro inferno quando o outro jogador sabia jogar com o Zangão. Isso sem falar que o Zangief era o rei do pilão (ou balão, depende da forma como você o chama), que gerava uma zoação interminável para quem o recebia.

Foi por causa desse menino que vi uma das imagens mais aterrorizantes da minha vida: o Zangão dançando a dança dos Cossacos. Digo isso pelo fato de ter sido o único da minha roda de amizade que conseguia zerar com o personagem. Veja o vídeo:

Volgin

Quem jogou Metal Gear Solid 3 vai se lembrar bem do Volgin (vulgo Thunderbolt), um russo de grande porte físico que tem poderes de manipulação da eletricidade. Um dos grandes vilões do jogo, ele trabalhou como coronel do Departamento de Inteligência Stalinista. Assim como todas as lutas de MGS3, lembro muito bem o tanto que sofri para derrotá-lo.

Após os eventos de Snake Eater, foi levado para Moscou onde foi cobaia de vários experimentos. Durante este período, ele manteve acesa sua sede de vingança contra o Big Boss e, de quebra, adquiriu os poderes de pirocinese (ficando conhecido como “Man of Fire”).

Soda Popinski

Personagem clássico da série Punch-Out, apareceu ainda no jogo dos fliperamas. Fato curioso é que ele não se chamava Soda Popinski; anteriormente ele se chamava Vodka Drunkenski (fazendo brincadeira com a bebida Vodka e a palavra Drunk – bêbado, em inglês). Obviamente, tiveram que mudar o nome para Soda Popinski já no Mike Tyson’s Punch-Out, pelo fato do público alvo desse jogo ser também o público infantil e de que, possivelmente, esta foi uma exigência dos representantes do Mike Tyson.

A aparição mais recente foi no Punch-Out de Wii. Acho que ele é um dos adversários mais difíceis que enfrentei no jogo, pois, sempre que está tomando uma surra, ele bebe soda e recupera uma parte da sua vida.

Revolver Ocelot

Mais um grande personagem da franquia Metal Gear Solid, Ocelot é um dos mais populares da franquia. Ele é um russo-americano, seu nome é Adamska e ele se caracteriza pela extrema habilidade com pistolas, beirando aqueles filmes de bang bang que víamos na bandeirantes. O ator Lee Van Cleef, que atuou no filme “O Bom, o Mau e o Feio”, inspirou o seu visual.

Recordo de toda a dificuldade que tive para derrotá-lo no jogo Snake Eater. Ocelot é literalmente o gatilho mais rápido do oeste. Ou do leste. Enfim, acho que vocês entenderam. Ele é o gatilho mais rápido da Rússia.


É isso, pessoal! Espero que tenham gostado. Deixem suas opiniões nos comentários e até o próximo post.

Gostou? Então compartilhe!

Tovar

Nintendista desde os 8-bits, pulei somente a geração GameCube (que recuperei com o Wii). Jogo em qualquer plataforma. Um fã de The Legend of Zelda, Donkey Kong, Mario, Mega Man, e de outros grandes nomes da indústria.

One thought on “Em Ritmo de Copa: Personagens Russos nos Videogames

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *