DestaquesGeralNotíciasSwitch

Nintendo Online: Foi a Melhor Opção?

Semana passada, a Nintendo anunciou novas informações de seu plano de assinatura e adiou a data de lançamento para 2018. E é sobre ele que iremos falar hoje!

Bom, há três tipos de planos (na verdade, de formas de pagamento): mensal, trimestral e anual, sendo a anual custando 20 dólares por ano (menos de 2 dólares por mês). O preço me agradou, tendo em vista que a concorrência cobra mais caro.

Preço para todos os bolsos.
Além disso, a Nintendo pareceu finalmente ouvir os consumidores e desfez aquela ideia ridícula de dar um jogo “clássico” para ser utilizado somente por um mês. Agora, aparentemente, já no primeiro mês os jogadores assinantes do serviços contarão com todos os jogos clássicos do catálogo para jogar (ou todos os jogos que estiverem disponíveis). Parece que funcionará como o EA Access em que você paga a anuidade, conta com um catálogo de jogos à sua disposição e, de tempos em tempos, novos jogos são inseridos no catálogo. Me agrada a ideia de levar meu Super Mario 3 e outros jogos clássicos para qualquer lugar!

Porém, isso tudo você já leu em algum lugar. Vamos nos ater ao argumento mais comum na internet.

É mais barato, mas a PSN e a Live dão vários jogos por mês.

Antes de começar, destaco que os argumentos abaixo são baseados nos jogos disponibilizados para atual geração (PS4 e XOne). Não tenho certeza do funcionamento disso para os de gerações anteriores.

Esse é um argumento até certo ponto bem válido. Entretanto, convido-os a fazer uma análise e verificar se os jogos “dados” realmente são jogos bons ou se são, em sua maioria, jogos dispensáveis. Eu tive a PSN por dois anos, e sabe quantos jogos eu peguei que realmente valeram a pena? Apenas dois. E mesmo assim, jogos que eu poderia ter comprado facilmente em qualquer promoção nas lojas de varejo por um preço muito em conta.

A diferença, se eu tivesse comprado os dois jogos, é que o jogo seria meu e não da Sony ou da Microsoft. Vamos lembrar que elas não te dão o jogo, elas te cedem para você usar enquanto a sua assinatura estiver vigente. Se por algum motivo você parar de assinar, os jogos saem de sua conta. 

Então, pare e pense: eles realmente te dão o jogo? E a qualidade dos jogos são realmente compensadoras para justificar você pagar mais?

O que falo aqui não é verdade absoluta e sei que muita gente realmente gosta dos jogos recebidos mensalmente. Entretanto, não pense que a Sony e a Microsoft são boazinhas fazendo isso! Nessa indústria não existem santos, nem a Nintendo. O fato é que, fazendo isso, elas te seguram, pois você pensa duas vezes antes de cancelar a assinatura. Afinal, você acaba pensando: “se eu cancelar vou perder todos os meus jogos? É ruim, heim? Vou manter por mais um ano!”. Viu? Elas te punem por parar de assinar. Chega um período de assinatura em que você “tem” tantos jogos em sua conta que começa a ponderar se realmente vale a pena parar de assinar e perder o seu catálogo. O sistema punitivo é simples: quanto mais tempo, maior a perda e menos vontade você tem de perder.

Eu prefiro muito mais que a Nintendo não ceda jogos, mas tenha uma política de descontos legais para quem é assinante (o que eu duvido que acontecerá). Assim, poderei escolher o que jogar e não apenas receber títulos que na maioria das vezes eu não tenho o menor interesse, são velhos ou são indies que eu compro normalmente por 3-5 dólares. A título de exemplo, se eu pudesse escolher na época pagar 20 dólares na PSN (em vez de 50 dólares), sabendo de todos os jogos descartáveis que viriam durante os dois anos, eu escolheria. Em dois anos eu economizaria 60 dólares com os quais eu compraria vários jogos que me fariam muito mais feliz.

Quero deixar claro que cada um faz o que bem entende com o dinheiro e o que não agrada a mim, não necessariamente desagrada a outras pessoas. As escolhas e opiniões estão aí e são direitos individuais de cada um, quem sou eu para impor o que eu penso. Neste post, trouxe apenas uma linha de raciocínio que acredito ser de boa parte das pessoas que lerão este artigo.

Enfim, vamos esperar cenas dos próximos capítulos! Confesso que o anúncio atual me animou muito, mas resta saber se o serviço oferecido será à altura da concorrência, pois sabemos que online e Nintendo são coisas que não se bicam há tempos. 

Não se esqueça de deixar a sua opinião!

 

Gostou? Então compartilhe!

Tovar

Nintendista desde os 8-bits, pulei somente a geração GameCube (que recuperei com o Wii). Jogo em qualquer plataforma. Um fã de The Legend of Zelda, Donkey Kong, Mario, Mega Man, e de outros grandes nomes da indústria.

5 thoughts on “Nintendo Online: Foi a Melhor Opção?

  • Rubens Mateus Padoveze

    Penso da mesma forma, até hoje não assino serviços de musica justamente para ter “minhas musicas” e ainda vejo se não tem DRM ^^
    Do Xbox eu tive o ano passado mas usei muito pouco só 3 jogos e nem joguei eles, baixei mais para ter no console “quando desse para jogar”. Por hora Nintendo acerto na minha visão.

    Resposta
    • NintendoLovers

      Grande Rubens, manda para gente depois sua gametag do xone rs. Pena que no xone tu so curtiu 3 jogos, mas fala ai como seria legal se a Nintendo desse todos os jogos dela numa “gold”.

      Ok… Isso nunca vai acontecer…

      Resposta
      • Rubens Mateus Padoveze

        Não,mas seria ou uns 50% de desconto para quem assina é bom também.
        RMPArquimago

        Resposta
  • Claudemir Junior

    Quero a assinatura barata, só isso, o que vier a mais é lucro, desde que não tenha q pagar a mais por qualquer recurso. Os jogos que a PSN e a Live dão são desnecessários realmente.

    Resposta
    • NintendoLovers

      Muito obrigado pela participação! É muito bom ver que o serviço esta barato, a gente aqui tem vários consoles e o bolso agradece rs O que vier a mais, desde que bem feito sempre é lucro, acho que do jeito que tava antes era bem ruim.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *