Switch, Internet e uma oportunidade perdida
Ao longo dos últimos 20 anos, os videogames evoluíram para verdadeiras centrais multimídia, ou seja, vídeos, fotos, músicas, e-mail, redes sociais, tudo em um só dispositivo. Não é exagero dizer que boa parte do sucesso de alguns consoles vem desse fato, afinal, não é raro achar pessoas que compraram um Playstation 2 pelo fato de ser um reprodutor de DVDs, ou um PS3 por ser também um reprodutor de Blu-rays. Hoje em dia os reprodutores de DVDs e Blu-rays decaíram muito, assim como as locadoras de vídeo, pois a internet dominou o cenário de filmes, séries, programas de TV, etc.
O mundo gira e a humanidade está sempre em evolução. As exigencias de hoje não são as mesmas de amanhã! Porém, a Nintendo por muitas vezes ignora determinadas coisas que facilitariam as vendas de seus consoles. Nintendo 64, Gamecube e o Wii U tinham mídias proprietárias que impactaram nas vendas do console, impediu-a de vender para aquela família que pensava em matar dois coelhos com uma cajadada só (videogame e aparelho para ver seus filmes). Wii foi um ponto fora da curva, pois, apesar de ter DVD quando Blu-ray despontava, a Nintendo atingiu um público totalmente novo e que estava esquecido, mas que fez toda diferença no final das contas.
A diversão hoje vem de forma virtual (Netflix, Facebook, Twitter, Instagram, YouTube,etc). As pessoas estão cada vez mais conectadas e era de se esperar que um console da Nintendo viesse com browser e vários apps de redes sociais e de vídeos, não é? Porém não foi isso que ocorreu! A postura da Nintendo é a de tornar o Switch uma ferramenta exclusiva de jogatinas, mas será que ela não perde um público grande assim?
Para que você tenha uma ideia, em 2013 eu queria um portátil, pois naquela época viajava muito. Estava entre o 3DS e o PSVita, porém escolhi o PSVita pelo simples motivo de ter todos os apps citados acima e ter uma tela grande. Não, não foi uma compra feliz, pois o Vita sofre de falta de jogos, coisa que o 3DS tem aos montes. Se o Switch oferecesse esses aplicativos, as pessoas ponderariam e poderiam comprar o Switch por oferecer a possibilidade de jogar jogos excelentes e, em uma viagem mais longa ou até mesmo em casa, assistir filmes e se conectar em suas redes sociais. Imagine poder assistir o Netflix (que está permitindo ver filmes offline) em qualquer lugar, entre uma jogatina e outra. Seria legal, não é?
Segundo a Big N, a falta dessas funcionalidades poderá ser corrigida em atualizações futuras, mas não será tarde demais? O momento ideal não seria o lançamento em que todo mundo está falando dela? Deixar para uma simples atualização, na minha concepção, é perder vendas importantes.
Caro leitor, o objetivo desse post não é dizer que o Switch será um fracasso, mas somente trazer uma discussão sobre as atitudes da Nintendo e o público que ela perde com suas estratégias. Por isso, pedimos a sua opinião, contribua com a discussão! Deixe o que você acha do assunto abordado no post ou cite outros fatos para complementar a nossa discussão!
Até o próximo post!