DestaquesGeralNostalgiaVamos por partes

O mundo novo de cada geração

Em uma roda de conversa entre amigos, falávamos sobre o grande impacto que as tecnologias nos games trouxeram em cada época, e quais foram mais impressionantes para nós.

Gente, obviamente é possível ver diferenças grandes de uma geração pra outra, inclusive por isso costumamos ter empolgação, expectativa e especulações enormes sempre que novos consoles estão para surgir no mercado, tipo o que estamos vivendo com o NX agora.

A questão que ficou foi: quando esses avanços foram mais impressionantes e trouxeram realmente uma experiência original para o gamer?

Falando brevemente sobre algumas gerações

Não vou me prender muito às primeira e segunda gerações, que foram as do Pong e posteriormente do Atari 2600 (com os primeiros consoles a utilizarem cartuchos). Elas foram sim muito importantes, afinal, foi onde tudo começou, mas nós ainda não tínhamos uma real base de comparação.

nesxMaster

Depois foi a época do Master System e do Famicon (NES, ou nosso querido Nintendinho, que foi o grande destaque da geração), e aqui tudo começou a evoluir, os consoles agora com maior resolução de tela, mais coloridos, e com o som digitalizado. Lembrando que a Nintendo anunciou mês passado que irá relançar o NES em uma versão menorzinha, chamada NES Classic Mini. Então a gurizada vai poder sentir o gostinho que sentiam os jogadores daquela época, e essa galera das antigas vai viver um pouquinho de nostalgia, imaginem que legal!

Em seguida, a geração dos consoles 16-bits, que foi uma evolução do que já estava sendo feito. Os portáteis ganharam notoriedade com o Game Boy e o Game Gear, mas vamos deixá-los um pouco de fora dessa discussão, ok? Tivemos aqui também o Neo-Geo , mas o destaque mesmo foi a disputa entre Sega e Nintendo, e os seus Mega Drive e Super Nintendo. Acredito que a partir daí tenha começado essa guerrinha entre gamers (istas), para além da disputa entre as empresas pelo monopólio de vendas. Como eu nunca tive muito isso de tomar partido ou entrar em brigas de consoles, eu só me concentrava na minha infelicidade por não ter tido o SNES. Poxa gente, eu amava o meu Mega, mas sempre fui uma guria dos RPGs, percebem a minha frustração?

E agora? Finalmente chegamos onde eu queria chegar, nossa preciosa 5ª geração, ou geração 32/64 bits. Aqueeela dos Nintendo 64, Sony Playstation, Sega Saturn, que nos trouxeram de forma eficaz os nossos queridos jogos com gráficos 3D. Apesar do sucesso no Japão, a Sega foi rapidamente apagada pelos outros dois. A Sony e seus CDs levaram a melhor. Embora eu ame o N64, a decisão de manter o formato de cartucho em vez de CD custou muito, e a Nintendo acabou sendo deixada de lado por alguns desenvolvedores. Apesar de tudo, os meus cartuchos do N64 funcionam até hoje! Então obrigada, Nintendo. Além de tudo o que já foi dito, temos o dever de citar uma evolução que se faz presente até os dias atuais, a presença de analógicos nos controles, além da função de vibração (no N64 através do Rumble Pak).

O cartucho dourado é uma das maiores raridades daquela época e ainda funciona perfeitamente!
Depois vieram a Sony com o Playstation 2, console mais vendido da história dos vídeo games, a Nintendo com o Gamecube e seus mini-DVDs, ainda não fazendo tanto sucesso como pretendido, e as mudanças da geração, a Microsoft surgindo com o Xbox e a SEGA dando o último suspiro com o promissor Dreamcast, o que não deu muito certo, e fez a empresa ficar apenas na produção de jogos. Não tivemos muitas novidades, foi mais um aprimoramento da geração anterior.

Mais fresquinho na nossa memória, vem o Wii, o Xbox 360, o Playstation 3 e companhia. Aqui os avanços foram bem grandes também! Surgiu o Bluray no PS3, jogos em altas resoluções, trazendo uma experiência quase cinematográfica, os serviços em rede melhoraram muito, jogar online virou uma realidade bem possível para a maioria de nós. E como não poderia deixar de falar, veio o Wiimote, talvez o grande destaque desta geração super inovadora. O controle do Wii, com possibilidade de captação dos movimentos dos jogadores, veio na hora certa, e contribuiu de forma enorme para o sucesso da Nintendo, o que a fez destacar-se em relação às outras. Mesmo com a concorrência de peso e com seus gráficos inferiores, novos jogadores casuais surgiram.

Um console para jogatina em família, como diziam alguns? Também, mas os antigos gamers não foram abandonados, os clássicos Zelda, Mario, Pokemon, estavam lá, aproveitando os recursos inéditos desta nova forma de jogar.

Querem um exemplo claro desta soberania do Wii nesta geração para além da venda do console? Vocês tem ideia de quais são os jogos singleplataforma mais vendidos da história? Em primeiríssimo lugar temos o Wii Sports, dá pra acreditar? Sim, um desses jogos casuais que aproveitaram a revolucionária jogabilidade que a Nintendo nos apresentou nessa geração, logo mais, em terceiro, vem o Mario Kart Wii e em quinto o Wii Sports Resort, todos na mesma situação. Acho que não preciso falar mais nada, né? (Importante ressaltar que esses são os dados oficiais).

Desse lado do ringue temos o Wii Sports se preparando para socar a concorrência e manter o cinturão de primeiro lugar!
Uma curiosidade: os seis primeiros lugares em vendas totais de jogos singleplataforma são de consoles da Nintendo, e entre os 25 primeiros, apenas cinco são de outras empresas.

Por último, chegamos à atual geração, o Playstation 4 e seu DualShock 4, finalmente mudando o seu formato para um bem mais confortável, o Xbox One e seu Kinect aprimorado, e o Wii U e seu GamePad.

Pra você? Qual foi a geração que mais impactou e movimentou o mundo dos games? No próximo post eu falarei sobre a geração eleita por mim como a mais impactante. Não percam!

Gostou? Então compartilhe!

Emile

Formada em Desenvolvimento de Jogos Digitais, sou uma apaixonada por filmes, HQ, games em geral e Pixels. Independente da plataforma e da geração, tendo uma boa jogabilidade ou um bom enredo, é muito bem vindo à minha coleção!

6 thoughts on “O mundo novo de cada geração

  • Caroline Carvalho

    Acho que sempre tem um impacto entre uma geração e outra! Quando era novinha jogava Atari…Então veio o Mega Drive! Fiquei super impressionada ao jogar Sonic quando antes o normal era me deparar com os gráficos super pixelados do Atari…
    Aproveitando a menção honrosa do cartucho dourado do Zelda, devo dizer que sair do Mega Drive para o N64 foi uma experiência fantástica! “Ocarina of Time” me marcou profundamente e até hoje é um dos meus jogos favoritos. <3

    Ótimo texto! :*

    Resposta
    • Emile Carvalho

      Sim! O Ocarina of Time também me marcou profundamente, acho que foi o jogo que mais joguei e é um dos games da minha vida, sem dúvidas. :)

      Resposta
    • NintendoLovers

      E que impacto não é? Essas mudanças de gerações nos deixavam de queixos caídos! Algo que se perdeu um pouco hoje em dia, estamos ansiosos pelo NX e rezando ao espírito do Satoru para ele causar um belíssimo impacto na gente

      Obrigado pela participação e por deixar sua opinião.

      A propósito, Emile mandou muito bem no texto! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Resposta
  • Thiago Molino

    Esse post me deu muita saudade de gerações que eu tive o prazer de experimentar.

    Parabéns pelo ótimo post! Quando tem mais?

    Resposta
  • Pingback: Veredito: a geração vencedora é…. – Nintendo Lovers

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *