CuriosidadesDestaquesGeralNostalgia

Sherlover Holmes: O Caçador de Mitos

Atualmente, com a força da internet, mitos e lendas são muito mais difíceis de ocorrer do que era antigamente, quando tínhamos que recorrer às revistas de videogames. Mas na década de 90 esse tipo de coisa era recorrente em rodas de conversa nas escolas de todo o país. Mas como tudo é elementar meu caro leitor, vamos mostrar a verdade de uma vez por todas! Por isso, pegue sua lupa, acenda seu cachimbo (se você tem menos de 18 anos abra um chiclete, ok?), coloque seu chapéu e sua capa e vamos investigar algumas lendas que intrigam a nossa mente videogamística!

Mito 1 – Sheng Long no Street Fighter 2

Quem jogou Street Fighter 2 deve ter esbarrado nessa lenda clássica. Tudo começou com uma frase que o Ryu dizia após uma vitória: “You must defeat Sheng Long to stand a chance” (que traduzindo ficaria: “você deve derrotar Sheng Long para ter uma chance”). Afinal, quem é esse Sheng Long? Seria ele o mestre do Ryu? Seria ele um personagem que você enfrenta pra ver algum final “verdadeiro”? Muitas dúvidas surgiram por causa disso! Mas o que é verdade nessa história toda?

20130808191333_200

O problema ocorreu por causa da tradução do jogo para o inglês. Talvez a equipe de tradução nem tivesse posto as mãos no jogo pra fazer uma tradução mais fidedigna, mas o fato é que ocorreu um equívoco na tradução de Sho Ryu Ken (soco do dragão ascendente) e foi utilizado o termo em chinês Sheng Long (dragão ascendente). Isso quer dizer que a tradução correta seria: You must defeat my shoryuken to stand a chance (você deve derrotar meu shoryuken para ter uma chance).

A EGM (revista especializada em games da época) resolveu brincar com isso e “informar” aos seus leitores que o Sheng Long era um personagem jogável. Bastava, para isso, você vencer todos os rounds de perfect, não receber nem tomar nenhum dano em 10 rounds seguidos contra o M. Bison e, após toda essa peleja, você finalmente lutaria contra o Sheng Long (que chegaria no melhor estilo, dando um shoryuken no Bison). Isso depois foi desmentido pela própria EGM que informou que a matéria era um brincadeira do mês de abril. Até hoje deve existir gente que jura de pés juntos que viu um amigo de um amigo que jogou contra o Sheng Long e o pior: que venceu a luta!

mitosf2

O mais impressionante nessa história é que a Capcom resolveu comprar a ideia e no seu jogo Super Street Fighter 2 Turbo, se você realizasse as etapas quase idênticas às criadas pela EGM, um personagem mistorioso era liberado, dava uma surra no Bison e tomava o lugar dele na luta. O nome desse personagem era Akuma (ou Gouki na versão nipônica). O vídeo abaixo é do momento em que você libera o personagem.

 

Mito 2 – Golpes e armadura especiais na Série X do Megaman

A Capcom sempre teve seus jogos envolvidos em grandes lendas. Existiam três lendas nos jogos Megaman que faziam as crianças ficarem malucas. A primeira delas é que era possível soltar Hadouken no Megaman X. A segunda era que era possível soltar Shoryuken no Megaman X2. E a terceira era…….. já sei! Você está pensando que era habilitar o Tatsumaki Senpuu Kyaku (papaiquerhamburguer ou tchétchétchugue pros íntimos). Você errou! Era habilitar uma armadura dourada. Você consegue imaginar um menino, em uma época em que Cavaleiros do Zodíaco estava no auge, jogando Megaman X3 e alguém falando para ele que existia uma armadura de ouro para jogar?

Mas será que essas três lendas eram verdade ou mito?

O pior é que essas lendas eram verdade! Você pode ver no vídeo abaixo:

Hadouken: O hadouken é uma habilidade apenas da armadura Light Armor, que permite destruir qualquer inimigo. Para conseguí-lo é necessário você ter derrotado os oito chefes, ter pego todas as armas e os oito heart-tanks e ter pego e enchidos os quatro sub-tanks. Em seguida vá até o final da fase no local acima da porta do chefe, onde tem uma recarga de energia. Faça isso cinco vezes e na quinta vez aparecerá a quinta cápsula, onde Dr. Light vestido de Ryu (você reparou isso no vídeo acima?) te dará o hadouken. Para usar o hadouken basta fazer a combinação trás + baixo + frente + botão de tiro. O hadouken é limitado a quando a barra de energia do X está completa.

Shoryuken: A cápsula só estará lá se você estiver pego todas as partes da Giga Armor, todos os Heart Tanks, todos os Sub-Tanks e estiver com a energia cheia.

Armadura de ouro: Necessita-se ter todos os hearth tanks, sub-tanks, todas as partes da Max Armor, nenhum chip e com life cheio.

megamanxverdade

Mito 3 – Figuras macabras em Super Mario Galaxy 2

Pouco após o lançamento do jogo alguém diz que na Shiverburn Galaxy se você olhar para o alto e a esquerda você verá o seguinte trio de criaturas:

Seriam fantasmas? ETs? Monstros?
Seriam fantasmas? ETs? Monstros?

Isso realmente existe! Além dessa aparição bizarra, há outra mistério nessas criaturas. Acontece que alguns usuários, analisando os arquivos do jogo repararam que o arquivo dessa imagem estava nomeado como “HellValleySkyTrees” (Arvores do Vale do Inferno). Bizarro não? Será que o Mario está no inferno? Será que a missão de sempre resgatar a mesma princesa de uma besta com chifres (Bowser) é o seu castigo no purgatório? Hehehehe. Não vamos tecer teorias aqui, até porque esse é assunto para um outro post, não é? Dizem ainda que essas criaturas são na verdade Kodomas (espíritos do folclore japonês), mas o fato é que a Nintendo nunca se pronunciou sobre o assunto!

mariogalaxyverdade

Mito 4 – Yoshi e Luigi no Mario 64

Muito se disse, na época, que tanto o Yoshi quanto o Luigi apareciam no Super Mario 64, sendo este último inclusive jogável. Será que isso é verdade? Cabe uma observação aqui: nós estamos falando da versão do Nintendo 64, ok? Há um remake para NDS  que possui ambos os jogadores jogáveis!

Quanto ao Yoshi, é verdade! Ao contrário do que muitos esperavam na época, tendo em vista o sucesso estrondoso do Super Mario World, ele não é um personagem jogável e sequer participa do desenrolar da aventura. Entretanto, após pegar 120 estrelas, se você for ao telhado do castelo ele estará lá!

Quanto ao Luigi, ele não aparece no jogo. A confusão fica estabelecida pois muitas pessoas relatam que há uma placa em uma estátua de uma estrela na qual elas alegam estar escrito “L is real 2401”. L seria a referência para Luigi. Tem gente que vai além ainda e diz que os números 2, 4 e 01 representam a data de lançamento de Paper Mario (4 de fevereiro de 2001 — data no padrão americano é invertida) e que nesse jogo Luigi tem uma forte participação. É muita forçação de barra, né?

L_is_Real_2041Há a teoria de que, na verdade, está escrito na placa “Eternal Star” (Estrela Eterna). Até poderia ser, hehehe! Se você parar pra reparar bem a imagem, você até conseguiria afirmar de pés juntos que é realmente isso que está escrito. No entanto, já foi provado que esse padrão de placa também aparece no magnífico The Legend of Zelda: Ocarina of Time, ou seja, isso indica que não passa de um modelo de placas ilegíveis utilizados pela Nintendo em seus jogos!

mario64verdade

Mito 5 – É possível pular por cima do mastro final da fase de Mario Bros. (NES) e, assim, pegar um grande tesouro.

Sabe aquele mastro com aquela bandeirinha? Então, alguns diziam que era possível pular por cima dele e continuar andando pela fase! Será que é verdade?

O pior é que esse mito é verdade! Na fase 3-3 é possível pular por sobre o mastro quando a plataforma logo antes está quase em seu ponto mais alto execute um pulo sobre a plataforma e pule logo em seguida (tem que ser bem rápido) e você conseguirá passar pelo mastro e continuar andando pela fase! O que? Você quer saber o que tem após o final? Tem um grande tesouro: um muro de castelo maior do que a muralha da China! Não há absolutamente nada a não ser um muro repetitivo! Por isso esse mito é parcialmente verdade, uma vez que dá para pular por sobre o mastro mas não há tesouro ou segredo escondido algum.

marionesverdade

 

É isso, até a próxima! Deixe seu comentário se você gostou da matéria e nos diga outras lendas que você ouviu! Iremos averiguar se elas são verdadeiras ou não!

Gostou? Então compartilhe!

Tovar

Nintendista desde os 8-bits, pulei somente a geração GameCube (que recuperei com o Wii). Jogo em qualquer plataforma. Um fã de The Legend of Zelda, Donkey Kong, Mario, Mega Man, e de outros grandes nomes da indústria.

4 thoughts on “Sherlover Holmes: O Caçador de Mitos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *