Desde o anúncio do Nintendo NX, temos ouvido falar muito sobre o fim do Wii U, afinal o console é seu sucessor direto, porém temos ouvido falar pouco de como o pequeno e poderoso 3DS fica nesta historia.

A família do 3DS cresceu e mudou muito desde seu lançamento.
A família do 3DS cresceu e mudou muito desde seu lançamento.

O console lançado em 2011 já conta com um bom tempo de vida no mercado e uma excelente biblioteca de jogos. Diferente de seu antecessor, ele reinou soberano no mercado de portáteis, pois a própria Sony praticamente abandonou o PS Vita e a Nintendo poderia prolongar a vida de seu aparelho por muitos anos…

Infelizmente os rumores apontam para um caminho oposto e tudo indica que o 3DS pode ser aposentado em breve junto com o Wii U. Os que acompanham sabem que basicamente existem duas versões sobre o rumor, a primeira de que o NX é um console hibrido composto de dois dispositivos, um caseiro e um portátil, e um segundo rumor que aponta que o controle do NX, seria uma versão melhorada do que usamos no Wii U e que seria capaz de rodar jogos de forma independente. Enquanto o primeiro significaria que teríamos que adquirir dois consoles e que o 3DS seria aposentado por conta da parte móvel do NX, o segundo rumor aponta que o controle seria mais fraco que seu irmão mais velho e isso significa que a Nintendo poderia fazer com que os dois coexistam de forma pacifica.

O controle do Wii U nos deu uma boa ideia de como um sistema hibrido poderia funcionar.
O controle do Wii U nos deu uma boa ideia de como um sistema hibrido poderia funcionar.

Como tudo não passa de rumores, é difícil falar o que irá acontecer no mercado, mas é bom que todos os donos do 3DS estejam preparados para que ele seja aposentado em breve ou que torçam para que ele seja usado pelo NX de alguma forma, afinal, ele é um ótimo console.