DestaquesGeralReviewsSwitch

[REVIEW] Smoke and Sacrifice

Para reencontrar seu filho, uma mãe irá desafiar um mundo secreto e descobrir os segredos sombrios que seus lideres escondem de seu povo.

Ficha Técnica

Título: Smoke and Sacrifice

Plataforma: Nintendo Switch

Tamanho: 1 GB

Desenvolvedora/Publicadora: Solar Sail Games Ltd.

Jogadores: 1

Em português: Sim

Gênero: RPG

Save na Nuvem: Sim

Sobre o Jogo

Smoke and Sacrifice é um jogo que havia chamado minha atenção desde seu anúncio devido sua arte única e bela, além da temática sombria e misteriosa. O jogo é um RPG focado no sistema de encontrar matérias e transformá-los em armas e itens que te permitem vencer a aventura.

História

Sachi, uma habitante de uma pequena vila de fazendeiros, vive seus dias pacatos cuidando da terra, e como todos de sua vila, cultua a Árvore do Sol. O jogo começa com o dia do ritual, onde as mães devem sacrificar seu primogênito para a Árvore do Sol, a fim de preservar seu mundo dos perigos que o assolam.

Sete anos mais tarde, a árvore falha e a vila de Sachi é atacada. Os monges do templo que protegem o local desapareceram, deixando todos a mercê dos monstros. Em meio ao caos, um mercador misterioso lhe conta que o templo guarda muitos segredos e que, se ela for corajosa o suficiente, poderá reencontrar seu filho.

Confusa e esperançosa, Sachi ignora o caos de sua vila e adentra o templo, descobrindo que o ritual nada mais é do que uma maneira de transportar os bebês para um mundo abaixo do seu. Resta a Sachi enfrentar o mundo subterraneo e descobrir a verdade por trás dos rituais e da Árvore do Sol e então encontrar seu filho.

Jogabilidade

Apesar de ser um RPG, Smoke and Sacrifice não conta com um sistema de level e de skills. Sachi é apenas uma humana e uma mãe, não uma guerreira treinada e detentora de grandes poderes mágicos. Para enfrentar o mundo, Sachi e o jogador devem coletar recursos como plantas, ossos, pedras e órgãos, transformando-os em armas e recursos para sobreviver.

Um detalhe interessante é que todos os equipamentos quebram com o uso, e materiais orgânicos estragam com o tempo. Desta forma, sair estocando tudo como um louco não é uma boa ideia.

O mundo, além de sombrio e perigoso, é dividido em duas etapas. Durante o dia, os animais são menos agressivos e a exploração é “fácil”. Já à noite, uma densa nevoa venenosa recai sobre o mundo, causando dano ao jogador, a menos que este use uma lanterna especial. A névoa também deixa os monstros muito mais agressivos e traz consigo os horrores da noite como fantasmas que são bem mais fortes que os monstros comuns.

A dificuldade do combate também é bem grande. Não espere nada ao nível de Dark Souls, mas saiba que lutar nem sempre será fácil e você irá morrer muitas vezes. Os saves também não são frequentes e morrer significa recomeçar do ultimo ponto salvo, algo que relembra os jogos antigos.

Mas nem tudo é o fim do mundo, o jogo te deixa abordar os combates de uma forma criativa caso seja esperto. Alguns inimigos são agressivos contra outros, caso consiga atraí-los. Também é possível utilizar alguns elementos do cenário como árvores e bombas. Claro, as bombas são um pouco óbvias, mas outros elementos devem ser descobertos na sorte ou recebendo uma dica de algum dos muitos NPCs que vagam o mundo.

Smoke and Sacrifice é simples, difícil e se mantém fiel à proposta. Não espere conseguir grandes upgrades que facilitem sua vida. Sua jornada será árdua do começo ao fim, o que pode agradar uns e desagradar outros.

Arte

É inegável que jogos completamente desenhados a mão são verdadeiras obras de arte que se destacam dos demais. Smoke and Sacrifice não foge à regra e em diversos momentos você se pega impressionado pela qualidade de arte e como tudo casa perfeitamente para criar um ambiente não apenas sombrio, mas que lhe passa uma ideia clara de pobreza, medo e desespero.

Algo interessante sobre a arte do jogo é que ela mantém a mesma qualidade, independente do jogador utilizar o console no modo portátil ou no dock. Algo que considero um ponto muito positivo.

Áudio

Não espere músicas animadas que te passem uma sensação de adrenalina e poder. O jogo usa de temas melancólicos e, às vezes, até mesmo tristes para passar ainda mais a ideia de que você não é um herói, mas apenas uma humana.

Gostei muito deste efeito, pois a música não deixa a desejar, ela passa exatamente a sensação que deve passar e, ao menos para mim, torna os combates com os chefes ainda mais emocionantes, pois parece que a morte está mais próxima do que se imagina.

Veredito

Smoke and Sacrifice é uma verdadeira obra de arte, mas não é para qualquer um. Aqueles que esperam uma aventura de RPG mais clássica ou uma jogabilidade fácil podem se desapontar. Como apontei antes, o jogo é difícil e mantém-se fiel a uma proposta de conseguir recursos e usá-los para criar novas armas e itens.

A historia é fenomenal, e por si só já valeria toda a experiência; mas caso esteja buscando por um jogo desafiador e que te deixará com um gostinho de querer avançar cada vez mais, o jogo é perfeito para você.


Trailer do Jogo

Gostou? Então compartilhe!

Will

Escritor, gamer e youtuber nas horas vagas! Sonha em dia criar um jogo que domine a industria gamer, alem de produzir livros, filmes e criar seu próprio império do entretenimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *