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[REVIEW] Berserk Boy – Uma aventura ágil e familiar

Berserk Boy, um jogo indie criado por uma única pessoa que esteve em desenvolvimento por quatro anos, finalmente foi lançado. A jogabilidade, sem dúvida, se inspira em Megaman, Sonic, Pulseman, Rocket Knigh e basicamente qualquer jogo da Inti Creates, como a saga Azure Gunvolt. Embora haja muitas referências claras no produto final, o resultado não poderia ser mais impressionante.


Ficha Técnica

Título: Berserk Boy

Plataforma: Nintendo Switch

Data de lançamento: 06/03/2024

Tamanho: 1.3 GB

Desenvolvedora: BERSERKBOY GAMES

Publicadora: BERSERKBOY GAMES

Jogadores: 1

Em Português: Sim

Gênero: Ação, Aventura, Plataforma, Arcade

Tempo de Jogo (em média): 5 horas

Save na Nuvem: Sim

Classificação: Livre

Preço no Lançamento (BR): R$ 90,00

Preço no Lançamento (EUA): US$ 18,00


Um herói familiar

Lembra algum jogo?
Lembra algum jogo?

Em Berserk Boy, você assume o papel de um herói parte da Resistência contra robôs malignos, que são basicamente manifestações de energia escura. A trama gira em torno das misteriosas Berserk Balls, que conferem ao nosso protagonista trajes elementais com diferentes poderes. Esses trajes permitem saltos, ataques e a capacidade de atravessar áreas anteriormente inacessíveis em níveis anteriores.

O traje inicial, Berserk Boy, permite que você atravesse os 15 níveis com um salto eletricamente carregado. Uma vez que esse salto colide com um inimigo, você pode saltar novamente no ar. E, ao encadear esse movimento várias vezes, você se sente como uma corrente elétrica imparável, devastando inimigos que, após um tempo, passam a ser percebidos como plataformas em vez de ameaças sérias.

Essa parte me lembra Sonic
Essa parte me lembra Sonic

A jogabilidade acelerada de Berserk Boy permite que você se mova em todas as direções, criando uma conexão elétrica com os inimigos. Além disso, há outros movimentos que podem ser aprendidos para compor seu conjunto de habilidades e lista de combos. Esses movimentos podem ser adquiridos na loja da base de operações (HeadQuarters). Além disso, ao derrotar cada um dos chefes do jogo, você desbloqueia novas roupas e seus respectivos movimentos. Por exemplo, o traje de fogo equipa você com garras e uma broca para atravessar paredes de terra, enquanto o traje ninja permite que você se agarre a barras e atire kunais de gelo.

Habilidades a cada chefe derrotado

Habilidades ao derrotar cada chefe
Habilidades ao derrotar cada chefe

Entre um mundo e outro, inimigos invadem sua base e você deve defendê-la, o que coloca suas recém-adquiridas habilidades à prova. O estilo geral do jogo e o design definitivamente lembram a franquia Mega Man ZX, na qual você tem uma área central para retornar toda vez que completa uma fase. No entanto, não há um fator surpresa tão grande aqui ou reviravoltas na trama como nos jogos da série ZX, tornando a história algo mais linear. Além disso, claro, você deve derrotar todos os chefes novamente perto do final, assim como acontece na série Mega Man.

Como se isso não bastasse, algumas fases até reinventam a jogabilidade, adicionando um toque de shoot ‘em up, no qual você deve abrir caminho pelos céus e abater inimigos enquanto desvia de projéteis e obstáculos. Essa é uma adição interessante e refresca o jogo em certa medida, evitando que ele caia na armadilha da mesmice que muitas vezes assola os jogadores do início ao fim.

É um clone mais ágil e com boa execução

O cerne do jogo é, sem dúvida, o fato de você ganhar essas novas habilidades, trajes e poderes, além de poder revisitar cada fase com essas habilidades para descobrir áreas secretas e completá-las em 100%. Portanto, posso dizer que a rejogabilidade aqui é definitivamente um ponto forte. A trilha sonora também é substancial e empolgante, contribuindo muito para todo o ambiente e composição geral. No final das contas, Berserk Boy é um bom clone de Mega Man e Azure Gunvolt, apesar de trazer novas ideias que foram combinadas para resultar em um produto de alta qualidade para aqueles que sentem falta do Blue Bomber da Capcom.


Trailer do Jogo


* Esta análise foi feita utilizando uma chave enviada pelos produtores

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Jason Ming Hong

Gamer desde o 1 ano de idade segundo meus pais. Jogo de tudo, porque o importante pra mim em um jogo é divertir. Gosto de jogos com uma boa história, investimento em gameplay sólido e, se rolar, um co-op de sofá. Também sou UX/UI designer, aquela galera moderninha que faz coisas pensando em quem vai usar. Aliás, agora edito o POWdcast, RÁ!