DestaquesGeralJogos IndiesReviewsSwitch

[REVIEW] Summer in Mara – Uma Odisseia MARAvilhosa?

Será que Koa, uma garota órfã, conseguirá desvendar os mistérios do oceano enquanto lida com seu crescimento pessoal e com a sua carreira como garota de recados via Sedex marítimo? Vamos descobrir juntos.


Ficha Técnica

Título: Summer in Mara.

Plataforma: Nintendo Switch

Data de lançamento: 16/06/2020

Tamanho: 2.0GB

Desenvolvedora/Publicadora: Chibig

Jogadores: 1

Em Português: Sim.

Gênero: Aventura; simulação.

Classificação: 10 Anos

Preço no Lançamento (US): US$ 24.99


História

Koa, uma garota humana, foi a última sobrevivente de um naufrágio próximo a uma pequena ilha que guarda um dos maiores segredos do oceano. A garota é resgatada pela guardiã da ilha e cresce com ela até a morte de sua tutora, quando então, ao viver sozinha, passa a explorar o oceano e as diversas ilhas ao seu redor.

A Historia de Summer in Mara é rica, envolta no amadurecimento de Koa, nos mistério de sua ilha e no cuidado ao meio ambiente. Desde pequena, Koa vive sem entender o mundo a sua volta, aprende com sua avó adotiva que é importante cuidar da natureza e, por crescer sozinha, não aprende a como se portar perto dos outros; algo que vai lhe dar alguns pequenos problemas quando ela finalmente começa a ter contato com outras pessoas.

E por falar em outras pessoas, os NPCs que compõem o jogo são extremamente ricos em detalhes. Cada um tem uma personalidade bem distinta e histórias interessantes que te fazem querer aprender mais sobre eles. Um dos primeiros NPCs que você encontra é um simples mercador; mas ao avançar na história, Koa descobre que ele é extremamente rico e não faz uso de sua fortuna, sendo que, muitas vezes, acaba ajudando os outros por razões que a garota não consegue compreender.

Jogabilidade

Se por um lado Summer in Mara tem uma excelente história; por outro ele peca em sua jogabilidade. Não que o jogo seja ruim, mas ele não é profundo o suficiente e tem algumas escolhas complicadas.

De um lado, você é capaz de cultivar plantas em sua ilha – incluindo árvores de várias espécies -, de criar alguns animais e até de construir algumas construções. Porém, não é nada tão profundo como um jogo como Harvest Moon ou Stardew Valley. O que você faz basicamente é: plantar alguma coisa e esquecer dela por alguns dias enquanto ela cresce, para então realizar a colheita mais tarde. Sim, você não precisa cuidar de nada em sua ilha.

Que tal uma horta que cresce sozinha?

Por outro lado, você irá gastar boa parte do seu tempo explorando ilhas, que – ressalvadas  algumas exceções – servem basicamente como locais para recolher recursos diferentes. Toda locomoção é feita com seu barco, porém não existe fast travel, e o mar não oferece nada de interessante para ser explorado.

Isso tudo não seria exatamente um problema se não fosse um fato: Koa é tão boazinha, que todos pedem para ela realizar tarefas para eles; o que significa que você basicamente passa boa parte do seu tempo indo de um lugar para o outro colhendo e entregando itens, ou plantando algo que algum NPC precisa. Quase toda a história gira em torno de pegar uma quantidade X de coisas e levar para alguém.

O jogo em si não é ruim, mas acredito que a gameplay poderia ter sido muito mais polida e aperfeiçoada. Isso poderia ser feito especialmente no sistema de navegação, uma vez que não existem combates no jogo, então realmente não há muito que se fazer em alto mar (sério, eu queria um fast travel).

Gráficos

Mara tem um estilo gráfico que combina modelos 3D em estilo mais cartoon, com artes feitas à mão e que conta com uma qualidade impecável. Inclusive a primeira cutscene, que serve para te fazer querer entender a história, é uma animação feita à mão muito bem trabalhada. Eu tiro o chapéu para o estúdio nesse quesito.

Veredito

Summer in Mara é uma proposta interessante, porém muito pouco polida. Ainda assim, o jogo não é ruim, e na realidade eu até diria que é perfeito para esquecer dos problemas e relaxar um pouco.

Caso goste de simuladores, ou busque uma boa história para fugir de jogos mais frenéticos, Summer in Mara é um jogo Maravilhoso para se jogar com calma.


Trailer


* Esta análise foi escrita utilizando uma chave fornecida pelos produtores

Gostou? Então compartilhe!

Will

Escritor, gamer e youtuber nas horas vagas! Sonha em dia criar um jogo que domine a industria gamer, alem de produzir livros, filmes e criar seu próprio império do entretenimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *