DestaquesGeralReviewsSwitch

[REVIEW] Broforce – encontro de Bro-cutus

Quando o mal ameaça devastar o mundo com a guerra, a Broforce – instituição que é uma espécie de “Vingadores” formada por ícones da cultura pop – surge para nos salvar. Mas será que ele se salva da destruição? É o que veremos neste review!


Ficha Técnica

Título: Broforce

Plataforma: Nintendo Switch

Tamanho: 479 MB

Desenvolvedora/Publicadora: Free Lives / Devolver Digital

Jogadores: 1-4 (local ou online)

Em Português: Sim (Legendas)

Gênero: Arcade, ação, aventura e plataforma

Save na Nuvem: Sim


Lançado originalmente em 2015, este jogo finalmente chegou a um console da Nintendo em 2018 (tendo em vista que não fora lançado para o Wii U). Joguei-o demais no PC e agora posso levar minhas aventuras para todos os lugares. E aqui vou abordar um pouco a minha experiência.

Tiros para todos os lados

Reunindo várias celebridades da filmografia de ação dos anos 80 e 90, este jogo tem uma história quase que inexistente e um foco total na jogabilidade e na diversão. Ouso dizer que ele é uma homenagem àquela época que nos permite ter a sensação – mesmo que seja por meio de uma paródia – de ser um dos heróis daqueles gloriosos filmes da Sessão da Tarde em que o protagonista é um “exercito de um homem só”.

Porém, apesar de simples, este é um jogo maroto e atua a todo tempo como aqueles clássicos “anjinho” e “diabinho” no seu ombro. Isso pelo fato de ele exigir que você vá com cautela (visto que você morre caso tome um único tiro sequer), ao mesmo tempo em que te chama para uma luta desenfreada no melhor estilo “corre e atira”. É extremamente difícil decidir entre cautela e irresponsabilidade.

Além disso, ele te dá a liberdade de usar o cenário a seu favor, mas tome muito cuidado, pois enquanto você atira em inimigos as explosões e o próprio cenário podem te destruir. Usar o ambiente a seu favor é inteligente, mas destruir uma estrutura que sustenta toda uma construção pode, por exemplo, fazer desabar o teto inteiro em sua cabeça. O segredo é sempre agir com cautela; mas como fazer isso se o jogo clama pela ação e tantas coisas acontecem na tela ao mesmo tempo?

Um outro ponto a se destacar são as lutas contra os chefes que são muito divertidas e que farão você morrer algumas vezes.

Resgate do Soldado Bro-yan

Durante cada fase, você resgata amigos presos em jaulas. Cada resgate é contabilizado de forma que, após determinado número, é liberado um novo personagem para o seu plantel. São vários e vários personagens desbloqueáveis.

Além disso, quando você salva um “Bro”, você ganha uma vida a mais e o jogo muda o seu personagem ativo, o que muda também a jogabilidade. Cada personagem tem suas características de ataque específico e dominá-las é uma tarefa árdua. Rambro (inspirado no Rambo) é uma jogabilidade totalmente diferente do Bro In Black (inspirado no agente J do MIB), que por sua vez é diferente do Brobocop (consegue adivinhar o filme?), e assim por diante. Isso faz com que o jogador constantemente saia de sua zona de conforto e se adeque a diversas jogabilidades diferentes.

Chame os seus Bros

Se o jogo é extremamente divertido? Sim! Se ele melhora ainda mais jogando em grupo? Com toda certeza! É neste aspecto que o jogo brilha de forma magnífica. É absolutamente impossível não morrer com tantas pessoas atirando para todo lado, o que causa inúmeras explosões, teto caindo e chão cedendo.

Amigos são constantemente mortos por nossa culpa, mas sabe o que é melhor? Momento algum ficamos bravos! Damos boas risadas e nos divertimos com todas as situações. Online ou no sofá, é diversão garantida.

Veredito

Usando a filosofia de atire primeiro e pergunte depois, este jogo fornece uma experiência divertidíssima. Indico a todos que querem algo descompromissado e/ou com uma forte proposta multiplayer. Reforço que este é um título que se sustenta pela jogabilidade, ou seja, não espere viver uma história complexa.

Entretanto, apesar dos inúmeros elogios que poderia fazer, acredito que identificar em quem cada personagem é inspirado faz parte da experiência, o que pode ser um problema quando falamos de jogadores que não vivenciaram ou que não tiveram contato com filmes dos anos 80 e 90. Mesmo assim, isso não tira o brilho do game e acredito que ele se sustenta pelo seu gameplay variado e pelo seu bom humor.

E aí? Ficou animado para comprar o jogo? Deixe suas opiniões nos comentários.


Trailer do Jogo


Este review foi feito utilizando uma cópia enviada pelos produtores.

Gostou? Então compartilhe!

Tovar

Nintendista desde os 8-bits, pulei somente a geração GameCube (que recuperei com o Wii). Jogo em qualquer plataforma. Um fã de The Legend of Zelda, Donkey Kong, Mario, Mega Man, e de outros grandes nomes da indústria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *