[REVIEW] Unruly Heroes – A lenda do Rei Macaco voltou
Inspirado na “Jornada para o Oeste”, uma das histórias da riquíssima cultura chinesa, este jogo traz o Rei Macaco em mais uma aventura. Mas será que esse jogo vira uma lenda milenar ou é apenas um conto que será esquecido com o tempo? É o que veremos nesse review.
Ficha Técnica
Titulo: Unruly Heroes
Plataforma: Nintendo Switch
Tamanho: 3.8 GB
Desenvolvedora/Publicadora: Magic Design Studios
Jogadores: 1
Em Português: Sim (Legendas)
Gênero: Plataforma
Save na Nuvem: Sim.
Senta que lá vem a história
Jornada Para o Oeste é uma das grandes histórias da riquíssima cultura chinesa. Tanto é verdade, que o Rei Macaco têm sido retratado ano após ano em obras literárias, cinematográficas, televisivas e até mesmo em games. Goku é, com certeza, um das suas versões mais populares.
A equipe da Magic Design buscou fazer uma releitura desta história chinesa, porém utilizando uma linguagem mais moderna e com profunda leveza, fazendo uso de diálogos que são recheados de bom-humor, o que torna a história menos “séria”. Porém, este não é um jogo que procura se sustentar em uma história bem elaborada e profunda, mas sim na jogabilidade.
Por falar na jogabilidade….
Quatro personagens para até quatro jogadores! Este é um título que deve ser muito divertido se for jogado em grupo, o que infelizmente não consegui testar já que o modo online encontra-se vazio e não tenho com quem jogar este jogo localmente. Logo, irei me ater aos detalhes da campanha single player.
Cada personagem conta com jogabilidade distinta dos demais. O Rei Macaco ataca agilmente com seu bastão real e possui o pulo duplo a seu favor. Já o monge Tang Sanzang possui o pulo mais alto e consegue planar, além de atacar com agilidade utilizando bolas de energia que pairam sobre a sua cabeça. O porco Zhu Bajie, contrariamente ao que seu biotipo pode sugerir, consegue pular alto e planar utilizando suas avantajadas orelhas, mas seus ataques aparentemente são um pouco mais lentos. Já o brutamontes Sha Wujing, utilizando sua imensa força, resolve as coisas com os próprios punhos e consegue dar o pulo duplo. Além disso, cada personagem possui uma barra de especial que, quando completa, é utilizada para dar um golpe mais poderoso e devastador.
Encorpando ainda mais a lista de jogabilidade, temos as habilidades para resolução de “puzzles”. Cada personagem possui uma estátua com sua imagem. O Rei Macaco, por exemplo, consegue criar um bastão de energia que serve de ponte para os heróis atravessarem; o monge cria uma bola de energia que é disparada e deve acertar os alvos para abrir passagens; e o porco consegue virar um balão e subir ao infinito e além. O brutamontes não possui uma estátua, mas existem áreas em que ele tem que quebrar pilares de pedra com os punhos para poder avançar.
Um outro ponto a se destacar é a alternância de gameplay que os desenvolvedores colocaram no jogo. Em várias fases são acrescentados alguns elementos distintos, um para cada mundo (que não darei spoiler), o que muda completamente a jogabilidade e faz com que o jogador tenha que se adaptar às novas mecânicas.
Por fim, temos várias lutas contra chefões e contra alguns mega-chefes. Em si não há nada complicado com os chefes comuns, são até bem fáceis de derrotar, bastando zerar a barra de vida de cada um deles e pronto, ele está eliminado. Já os mega-chefes são um pouco mais complicados e envolvem lutas contra três formas distintas. Cada forma eliminada traz uma outra que envolve uma jogabilidade diferente, o que é bem interessante.
Mas isso é um Romero Britto?
Visualmente falando, este jogo lembra muito o Rayman. E não é para menos! Os desenvolvedores da Magic Design trabalharam na Ubisoft antes de montarem seu próprio estúdio. Na Ubi eles participaram do desenvolvimento de jogos como Rayman e do Valiant Hearts.
Todos os desenhos deste game foram feitos à mão. E nossa! Eles são tão agradáveis aos olhos que caberiam facilmente em qualquer quadro para enfeitar a sua sala. Há uma harmonia entre cada elemento, elemento este pensado para aquele mundo.
E a equipe de animação não fica atrás. Todos os personagens controláveis, inimigos e cenários possuem movimentos tão fluidos que impressionam e que me agradou demais. Várias e várias camadas de animação foram criadas, causando um efeito paralaxe que dá uma imersão maior para a sua aventura.
Como é bonito parar e admirar cada cena deste jogo! Para cada nova cena, para cada novo mundo, o que remanesce é somente a vontade de aplaudir de pé o trabalho artístico desta obra!
Música para os meus ouvidos
Como é baseado no romance chinês, este jogo conta com músicas com traços chineses. E posso dizer-lhe que é uma música melhor que a outra. O som ambiente fecha com chave de ouro a experiência, que fica ainda melhor se forem utilizados os famosos fones de ouvido. Importante salientar que as dublagens são todas em inglês, porém há a possibilidade de utilizar legendas em português.
China, we have a problem!
Infelizmente os desenvolvedores perderam a oportunidade de criar puzzles memoráveis para cada fase, e com isso a experiência se esvazia um pouco. A utilização das habilidades das estátuas são simplistas demais e não exigem nada do jogador, apenas que aperte um botão.
Um outro problema que consigo apontar é a escolha da mecânica da troca de personagens. Apenas o botão L é utilizado e, uma vez apertado, é selecionado o próximo personagem, rotacionando entre os disponíveis na seguinte ordem: macaco, monge, porco, brutamontes. Ocorre que constantemente você passa do ponto e tem que passar novamente por toda a lista de personagens para selecionar o desejado, o que pode ser extremamente irritante. Por estar acostumado com outros jogos com este tipo de seleção, por diversos momentos eu apertava o botão R (que é utilizado para esquivar e rolar) para selecionar o que personagem mais à direita, o que me fazia cair em precipícios e morrer. Isso pelo fato de jogos que utilizam esta mecânica de alternância circular de personagens sempre terem botões de “próximo” e de “anterior”, o que foi ignorado pelos desenvolvedores que resolveram colocar apenas o botão de “próximo”.
Por fim, o jogo possui tantos problemas de utilização dos comandos que me deixou frustrado. Bugs e problemas no design das fases (ex: posicionamento de algumas plataformas) em alguns pontos prejudicam muito a precisão do jogador, o que neste jogo torna-se é fatal. O último chefe é um desses casos em que eu morri diversas vezes por causa desses problemas.
Veredito
Unruly Heroes é um daqueles jogos que enchem os olhos de qualquer pessoa que goste de videogames. Porém recomendo para aqueles que gostem, especificamente, de desafios de plataformas.
Seu bom humor, experiência sonora e variações de gameplay são sensacionais. O jogo está com legendas em português, o que representa uma grande vantagem para o público brasileiro.
Todavia, apesar dos elogios do parágrafo anterior, é difícil deixar de lado a quantidade de problemas que esse jogo apresenta em horas chave da jogatina. Seja por escolhas de utilização de botões, a meu ver, equivocadas; seja por problemas que afetam muito a precisão e que podem assim acabar com a experiência de alguns jogadores.
Atualmente este título custa 20 dólares, ou seja, um preço alto em se tratando de jogos indies. Portanto, é importante que você analise tudo que foi dito neste review para que tome a sua decisão acerca da compra.
É isso! Espero que este review tenha sido útil para você. Diga nos comentários se você pretende comprar ou sua opinião sobre este jogo, caso você já tenha adquirido. Até o próximo review!
Trailer do Jogo
Great post. I am facing a couple of these problems.
I was suggested this blog by my cousin. I’m not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my problem. You’re wonderful! Thanks!
I like this weblog so much, saved to my bookmarks. “Respect for the fragility and importance of an individual life is still the mark of an educated man.” by Norman Cousins.
Magnificent goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you’re just extremely great. I really like what you’ve acquired here, really like what you are saying and the way in which you say it. You make it entertaining and you still care for to keep it sensible. I cant wait to read much more from you. This is actually a tremendous website.