GeralListãoSwitch

Dicas preciosas de Stardew Valley

O Stardew Valley tem feito sucesso no Switch e um modo online está vindo por aí para alegrar ainda mais os proprietários desse grande jogo.

Para você que não o conhece, Stardew é conhecido como sendo o sucessor espiritual de Harvest Moon e, na minha opinião, consegue superar e muito a franquia Harvest. Se você também não conhece Harvest, vou tentar explicar de forma bem simplificada o que é Stardew: é um jogo em que você tem que administrar sua fazenda (plantações, animais, construções etc), cuidar da vida social (fazer amizades, lembrar de aniversários de aldeões etc), craftar itens essenciais para seu dia a dia e, por fim, realizar as diversas missões que o jogo te oferece (elementos RPGzísticos). É um jogo em que você gasta horas e horas, mas que você acha que se passaram apenas alguns minutos.

Se você já comprou esse grande jogo, vou listar abaixo algumas dicas que acho que são essenciais para você iniciar sua aventura.

Relaxe

Antes de começar a ler, quero que tenha em mente que Stardew é, acima de tudo, um jogo para se relaxar, curtir e esquecer dos problemas. Não fique ansioso em realizar tudo de uma só vez, pois você terá todo o tempo do mundo para cumprir seus objetivos (sejam eles quais forem).

O jogo é delicioso de se jogar e é feito para aproveitar cada dia no Vale do Orvalho. Dito isso, seguem as dicas. A primeira de hoje é: use filtro solar…. não….. espera! Isso é em outro lugar! Vamos às dicas de Stardew.


Tenha a Wiki do jogo sempre ao seu lado

A Wiki de Stardew (clique aqui) traz muitas informações que podem te poupar um tempo precioso de idas e vindas, além de te ajudar a saber sobre absolutamente tudo do universo do jogo. Ela está com boa parte do seu conteúdo traduzido para o português, porém, mesmo as partes que ainda estão em inglês, você consegue entender pelas imagens que a página fornece.


Sempre olhe a TV

Acredite: a TV é uma das suas melhores amigas na fazenda (sei que na vida real “TV” e “fazenda” batem recorde de ruindade). Dentre seus benefícios no jogo, a televisão traz previsão do tempo do dia seguinte (o que é muito bom para programar o que você vai fazer), sorte (para saber se é bom ir para a mina, por exemplo), dicas sobre o gameplay e receitas para que você possa cozinhar suas próprias guloseimas no jogo (comidas que além de restaurar sua saúde, podem trazer benefícios paralelos).

As receitas são exibidas todas as quartas e domingos, sendo que nas quartas-feiras são exibidas somente reprises aleatórias.


Reforme o Centro comunitário

Uma das missões mais gostosas que tem no Stardew é a de restaurar o Centro Comunitário. Essa missão é ativada bem cedo no jogo e consiste basicamente em você levar itens que você produza, pesque ou ache pelo meio do caminho para lá.

Existem seis missões no centro comunitário, cada uma com mini-missões e ítens específicos. A cada mini-missão completada, você recebe um item especial que vai te ajudar na empreitada de ser um fazendeiro. E, a cada missão maior completada no centro comunitário, você pode liberar novas áreas do jogo, carrinhos de mina para fazer viagens rápidas de um ponto a outro da cidade e até uma estufa para fazer suas plantações no inverno.

Há algumas coisas legais que vêm ao completar todo o centro comunitário, mas vou deixar você descobrir sozinho(a).


Fale com o seu cachorro/gato todos os dias

Descobri que falar com seu cachorro/gato todos os dias influencia na avaliação do seu finado avô. A avaliação dele é marcada por quatro velas que ficam em volta do seu túmulo. Quando conseguir acender todas as velas (o que exige que você atenda a vários critérios, inclusive sociais), você receberá um item mais que especial.


Evolua suas Ferramentas

Você começa com ferramentas básicas e que necessitarão ser evoluídas para que você consiga avançar na história. Para isso, você necessitará de alguns materiais (barras de cobre, ferro, ouro ou irídio) mais uma quantia em dinheiro, materiais que dependem do grau atual em que sua ferramenta está. Com tudo em mãos, você deve levar as ferramentas para o Clint (o ferreiro) para que ele a reforme. Entretanto, compre tudo que tiver que comprar com o ferreiro antes de mandar a ferramenta para reforma, pois uma vez reformando, levará dois dias para você pegar sua ferramenta reformada e poder comprar algo de novo. O fluxo é: Dia 1 (deixa a ferramenta) – dia 2 (cuida de suas coisas) – dia 3 (busca a ferramenta).

Tendo em vista o fluxo descrito no parágrafo anterior, reforço a dica de sempre olhar a TV, pois o regador é algo que você não pode ficar um dia sem, a menos que este dia esteja chovendo. Então, se você tem os materiais para evoluir o regador e, no dia seguinte a TV diz que irá chover, regue tudo que tiver que regar e leve a ferramenta imediatamente ao ferreiro. O regador é a primeira ferramenta que eu recomendo que vocês reformem, pois com o regador de bronze é possível regar três quadrados adjacentes.


Não corte a grama, a menos que tenha um silo

Cortar a grama logo no início do jogo é desperdício de dinheiro, pois grama pode ser convertida em feno para alimentar todos os seus animais no jogo. Cada feno (que alimenta um único animal) pode ser comprado no jogo e custa 50 ouros. Construindo o silo, quando você cortar a grama notará que ganhará vários e vários fenos que irão direto para seu silo. Isso te poupará muitos gastos com os animais. Falando em animais, não venda os ovos, leites ou trufas, transforme-os em maionese, queijo e óleo que você lucrará muito mais.


A troca de estação

O dia 28 é o último dia de cada estação. Quando ocorre a troca de estação, todas as plantações morrem (exceto aquelas que podem ser plantadas em duas estações consecutivas, como o milho), por isso, no dia 28, é absolutamente desnecessário você regar as plantações que morrerão, economize seu tempo e, se for o caso, aproveite o dia 27 para reformar o regador.


O inverno está chegando

Quando estiver próximo do inverno, corte todas as gramas que tiver, pois nada sobrevive ao gélido inverno do Vale do Orvalho. Além disso, aproveite o inverno para realizar atividades paralelas como a mineração ou pesca. Eu cheguei ao nível 120 da mina durante o inverno.


Seja um bom vizinho

Lembrar de aniversários é um bom meio de fazer amizade com os seus vizinhos. Leve presentes, mas cuidado que cada aldeão tem suas preferências. Clique neste link para ter acesso à lista de presentes de cada aldeão. Porém, há uma certa dificuldade a ser superada: a cidade é uma cidade viva e cada aldeão vive sua vida conforme o dia da semana e estação que estiverem. Então, recomendo achá-los pela wiki do jogo, pois lá tem toda a rotina de cada aldeão.

Há um calendário do lado esquerdo do armazém do Pierre com a data de todos os aniversários e de todas as festas comemorativas da cidade. Todavia, recomendo a compra de um calendário na Robin (carpintaria) por 2000 ouros. Você pode posicionar o calendário na parede.


Posicionando objetos na parede de casa

Essa foi uma das coisas que tive dificuldade no jogo, por isso compartilho a solução encontrada. Essa dica serve para qualquer objeto que fique na parede (janelas, quadros, calendário etc). Se você tentar selecionar o objeto no seu inventário e ir com o personagem na parede para afixá-lo, você receberá um erro dizendo que o objeto deve ser afixado na parede. A única forma que encontrei de resolver esse problema foi usando o analógico direito. Com ele você movimenta o “mouse” do jogo e consegue colocar os objetos na parede ou alterar a posição deles, mesmo à distância.


Como obter um dinossauro?

Com a evolução do galinheiro comum para o galinheiro grande, você ganha uma chocadeira. Com ela você pode chocar ovos de galinha, de pato ou de dinossauro (que é bastante raro, mas você encontra ao longo do jogo). Porém, nas minhas consultas ao Wiki do jogo, percebi que existe um Glitch e que você pode chocar um papel de parede específico e ele virar um dinossauro. O papel de parede é o da imagem abaixo:

Você pode obtê-lo comprando o catálogo de decorações do Pierre, que custa 30.000 ouros e dá acesso total a todos os pisos e papéis de parede do jogo. Com isso, você seleciona o papel de parede no seu catálogo e coloca este item na chocadeira. Pronto! Em alguns dias você terá um dinossauro na sua fazenda.


Semente antiga – não venda, transforme em sementes.

Existe uma variedade de semente chamada de “sementes antigas” (que dá um fruto grande e azul) que você pode plantar e cada fruto renderá 550+ ouros pelo fruto puro ou 1650+, caso você coloque-o em um barril. Quando obtiver os primeiros frutos, não venda, não coloque-os no barril ou transforme-os em geleia. Use-os em um gerador de sementes e plante as sementes em sua estufa. Fique rico!


Cuidado com energia, saúde e com a hora

Você tem até as duas da manhã para voltar para casa. Caso isso não ocorra, você desmaiará e será penalizado em uma quantia considerável de dinheiro. O mesmo vale para a barra de energia. Trabalhar até a exaustão faz você cair no sono profundo.

Se estiver na mina, volte para casa até as 23:00, para garantir que conseguirá chegar com tranquilidade em casa. Por falar nas minas, cuidado com a barra de saúde. Caso um inimigo te nocauteie, você desmaiará, perderá uma quantia de ouro, pode perder alguns itens e, ainda, esquecerá alguns níveis da mina como punição. Cuidado!


Crie aspersores de qualidade

Ficar regando suas plantações no início do jogo é inevitável, mas permanecer regando-as sempre é desnecessário. Entretanto não precisa se desesperar e criar o primeiro aspersor que fica disponível, pois ele apenas rega quatro posições. Guarde seus materiais para criar o aspersor de qualidade que rega 3×3 espaços. Depois que sua plantação estiver automatizada, você pode criar aspersores de irídio que regam 5×5 espaços.


Procure plantar sempre em espaços 3×3

Plantar em espaços com estas dimensões favorece o aparecimento de itens gigantes para colher. Somente três tipos de plantações são passíveis de se tornar plantações gigantes: couve-flor, melão e abóbora.

Funciona assim: 9 espaços de plantação (3×3) de um dos itens acima podem (é um evento aleatório) transformar-se em apenas um com uma planta gigante. Diferentemente das outras, essa planta é “colhida” com um machado. Você deve estar perguntando: “qual o benefício disso?”. Acontece que quando você destrói essa planta com seu machado, ela te dá o dobro de frutos que normalmente te daria, ou seja, em vez de 9 melões (ou couves-flores ou abóboras), você colherá 18.


Visite o muambeiro

Sextas e domingos, indo para o oeste da floresta (que fica ao sul de sua fazenda), há um vendedor que fica em uma espécie de carroça e que vende alguns itens (a lista é aleatória). Algumas vezes aparecem itens de missão e até ítens que podem ser utilizados no centro comunitário. Entretanto, ele cobra mais caro do que em vendas normais. Pense no custo-benefício antes de sair comprando com o muambeiro.


Guarde sempre alguns ítens

Colheu ou achou um item? Verifique se ele é bom para presentear alguém. Se for, guarde-o. Se não for, venda-o mas guarde alguns para aquelas missões paralelas que costumam aparecer no quadro de recados do armazém do Pierre.


Ative as seguintes opções de jogabilidade

Aqui vai uma dica de jogabilidade: marque as opções “Exibir local de acerto da ferramenta” (para saber onde você ira dar a machadada, por exemplo) e “indicador de posicionamento para controle” (útil para ver um preview de posicionamento de um objeto a ser colocado).


Sobre a Estufa

Aqui vai uma dica valiosa que obtive consultando o pai dos burros (vulgo Google): ao redor do solo de platio dentro estufa você pode plantar árvores frutíferas que te darão frutas todos os dias.

Na área de plantio, com o intuito de otimizar o espaço irrigado, constatei que a melhor opção é ter 4 aspersores de irídio e 4 aspersores de qualidade. Veja abaixo:

Se seu objetivo é ganhar milhões, plante a Semente Antiga (que mencionei mais acima) por todo o terreno e faça vinho com os frutos.


É isso! Espero que tenham gostado das dicas e se você tem alguma dica que acha importante deixe-a nos comentários desse post!

Até a próxima!

Gostou? Então compartilhe!

Tovar

Nintendista desde os 8-bits, pulei somente a geração GameCube (que recuperei com o Wii). Jogo em qualquer plataforma. Um fã de The Legend of Zelda, Donkey Kong, Mario, Mega Man, e de outros grandes nomes da indústria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *