Vai comprar um Switch? Então não venda seu Wii U

Todos nós estamos vendo o sucesso de vendas que o Nintendo Switch tem sido, chegando a ganhar o prêmio de Dispositivo do Ano pela revista Times, alcançando recentemente a marca de 10 milhões de vendas e vendas mais rápidas. Definitivamente um sucesso absoluto!!

Mas, e o Wii U?

Infelizmente não imprimiu dinheiro para a Nintendo, mas definitivamente imprimiu muita diversão!

O Wii U, como extremamente bem explicado na série de textos de sua Retrospectiva, não venceu como o seu sucessor está vencendo. Ele flutuou em uma maré de jogaços durante sua vida, cercado por PS4’s e Xbox One’s e deixado no fundo das prateleiras. Apesar disso, porém, afirmo categoricamente que ele é o melhor console de mesa da Nintendo, sem contar o Switch.

No quesito Vendas e Aclamação Pública, o Wii U realmente deixou a desejar. Porém, não são esses os méritos do Wii U. No quesito Hardware, que também não é seu mérito, ele já foi concebido de maneira ultrapassada. Em relação ao hardware, entretanto, vemos no Wii, o console mais “fraco” entre os concorrentes, que seu Mario Galaxy foi o jogo mais bonito de sua geração, então não é algo que devamos nos importar tanto, pois a Nintendo não precisa de um bom hardware para ser o que é. Seu controle, o Gamepad, é o segundo controle mais confortável que coloquei em minhas mãos, perdendo somente para a obra prima que foi o controle do Gamecube.

Não deu bom para o Wii U

Pensando no PS4 e no Xbox One (sem contar suas versões posteriores), o Wii U é o mais bonito entre eles. Sua forma arredondada com cores agradáveis lembra os produtos da Apple. Seu disco nativo, com bordas arredondadas, é extremamente elegante. Seu Pro Controller também é bonito e confortável. Sem contar o Gamepad, que, apesar de parecer um trabuco, segue a mesma linha do console, além de encaixar nas mãos como uma luva.

Bom, atributos físicos e beleza artística não vendem console, o que vende console são jogos. JOGOS!! Vamos a eles.

Para acompanhar melhor a linha do tempo de lançamentos do Wii U, recomendo lerem sua Retrospectiva. Esse texto serve mais ou menos como uma continuação e também como minha forma de tentar convencer os leitores a não venderem seu Wii U para comprar o Switch.

Depois de quase um ano de Switch, o Wii U ainda está mais divertido para jogar, mas devido a um fato que logo o Switch alcançará: idade. O Wii U carrega consigo uma biblioteca enorme de jogos, considerando os jogos de Wii. Para tentar convencer o leitor a não cometer o absurdo de se desfazer do Wii U, primeiramente vou apelar um pouco: você é igual a mim, que chama os amigos em casa para fazerem bagunça com 8 jogadores no Super Smash Bros.? O Switch ainda não tem essa possibilidade. Os jogadores que já faziam isso, tenho certeza que jamais cogitaram em se desfazer do Wii U. E mesmo depois que o Switch tiver um Super Smash Bros., se você sentir vontade de navegar por muitas águas (The Legend of Zelda: The Wind Waker) ou desbravar um reino que está sendo atingido pelas trevas (The Legend of Zelda: Twilight Princess HD), vai poder fazer isso no Switch? Provavelmente não. Quer caçar zumbis e matá-los com um taco de críquete no Switch? Não vai não.

E que tal Mario, Luigi, Peach e Toad usando roupas de gatinho? Os quatro em um ambiente 3D lindo. No Switch também é impossível até agora.

Voltando um pouquinho o tempo, para o Wii. Se você tem os discos de Resident Evil 4, Kirby’s Return to Dream Land, Metroid: Other M, Metroid Prime Trilogy, Mario Galaxy 1 e 2; está muito feliz com o Wii U. O Switch tem essa retrocompatibilidade com discos? Não! Terá um dia essa possibilidade? Jamais!

Certo que o Switch tem jogos extremamente divertidos em sua biblioteca, como Arms, Mario Kart 8 Deluxe, 1-2 Switch, e eles podem ser jogados com vários jogadores, sem contar os futuros jogos de Virtual Console. Mas nisso, qual a única coisa que o Wii U perde para o Switch? Apoio de thirdies, pois, de diversão, quando o Switch for mais velhinho, será empate na certa.

Sem contar a infinidade de jogos que o Wii U possui em seu Virtual Console, de NES até Wii, e geralmente os jogos mais consagrados das plataformas. Quer jogar Kirby’s Epic Yarn? É totalmente possível no Wii U.

Agora o meu depoimento: ainda não possuo o Switch, mas sim o Wii U, vários jogos multiplayer e vários controles, que me garantem diversão o suficiente até conseguir comprar um Switch e pra muito tempo depois. Para citar os jogos que estou jogando e estão na minha lista de futuros jogos:

  • Tokyo Mirage Session #FE;
  • Batman Arkhan City Armored Edition;
  • Super Mario 3D World;
  • Super Mario Bros for Wii U;
  • Ninja Gaiden 3;
  • Metroid Prime Trilogy;
  • Metroid: Other M;
  • Muitos Resident Evil.

E tem outros de Wii U, Wii e Gamecube que não coloquei aqui. Quando pegar o Switch, vou jogar quantos? Com a permissão do dinheiro, provavelmente uns dois ou três em seis meses. No Wii U, o Virtual Console possui jogos totalmente acessíveis.

Ainda quer vender seu Wii U? Ou melhor ainda, comprar um? Tenho certeza que não se arrependerá. Deixe sua opinião nos comentários.