DestaquesGeralNostalgiaVamos por partes

Veredito: a geração vencedora é….

No post anterior falamos um pouco sobre cada geração de videogames e os impactos que as novas tecnologias trouxeram para este mundo (leia o artigo completo aqui). A ideia era dar uma breve explicação sobre como foram as gerações, desde as primeiras até a atual.

Agora que vocês já sabem um pouco mais sobre o assunto, falaremos qual delas foi a mais impactante e por que. Tenham em mente que isso é em minha opinião, e vocês podem discordar à vontade.

E o grande vencedor ééé

Claro que falei bem resumidamente sobre cada geração, mais para refrescar nossa memória, e dar uma noção pros que não viveram as épocas. Mas e aí? Qual a conclusão? Qual vocês acham que fez maior diferença?

Considerando a experiência gamer, e não puramente o avanço tecnológico, embora a geração dos sensores de movimento tenha sido muito importante, pra mim, mudar de um console 2D para um 3D (no meu caso, de um Mega Drive para um Nintendo 64), trouxe o maior impacto.

Claro, existiram alguns jogos em 3D na geração anterior, como o Doom, Star Fox, entre outros. Olha aí:

Vencedor1

Mas na quinta geração, com jogos como Super Mario 64, Crash Bandicoot e Tomb Raider, que essa técnica se consolidou, e foi quando os polígonos chegaram. Aí a história mudou!

Vencedor2

Conseguem perceber o quão impactante foi isso? Não? Mais um exemplo clássico pra vocês:

Vencedor3

E aí? Gente, aquilo era maravilhoso demais, os mundos amplos, gráficos incrivelmente superiores para a época, aquele Link cavalgando na Epona em milhares de possibilidades no mapa, ou o Cloud na sua moto, tudo fazia a gente pirar e querer jogar mais e mais. Isso porque eu nem falei do surgimento das cutscences em CG, como as chamávamos, a gente esperava ansiosamente por estes momentos no jogo!

Lembro até que na época de adquirir o N64, eu ainda estava nos gráficos 2D e vi uma propaganda do DreamCast na televisão, aí sim foi amor intenso (e uma frustração eterna por não ter tido esse console). Tinha um Sonic correndo em 3D de forma linda, rápida e brilhante, nunca esqueci aquilo na vida! Eu ficava cada vez mais maravilhada e imersa naquele mundo incrível.

Os novos controles também trouxeram grandes diferenças na jogabilidade! Tivemos o DualShock, com os botões L2/R2, e o controle do N64, com um gatilho que caiu muito bem para os jogos de tiro. Os dois controles também trouxeram as funções de vibração e os analógicos. Ok, no da Nintendo precisávamos do Rumble Pak, e o analógico estava mais para uma alavanca que, com o tempo, poderia dar problema, mas isso não atrapalhava em nada nossos momentos jogando. E essas funcionalidades foram tão importantes que estão aí, presentes até hoje, anos e anos depois!

Lógico que o que está por vir pode ser absurdo em termos tecnológicos, sempre há uma inovação (e nesse quesito, a Nintendo se destaca há gerações), seja com videogames produzindo imagens em 3D, sensores de movimento, ou a realidade virtual. Mas não sei se algum vai barrar aquela empolgação e expectativa dos consoles da década de 90.

Pode ser que eu e meus amigos estejamos ficando velhos e saudosistas, e pode ser que a maioria dos jovens leitores nem entenda o que estou falando, mas eu espero me surpreender. E não pensem que parei lá atrás não, e nem que acho os novos jogos ruins, muito pelo contrário. Esse mundo se abre cada vez mais, e as inovações vem hoje de múltiplas direções, não só as tecnológicas, mas de ideias, jogabilidades, mecânicas.

E vamo que vamo, que eu quero usufruir de tudo isso sim! (sem ignorar as novidades em Pixel Art, claro).

E aí, vocês concordam comigo? Discordam? Falem aí um pouco sobre suas experiências!

Gostou? Então compartilhe!

Emile

Formada em Desenvolvimento de Jogos Digitais, sou uma apaixonada por filmes, HQ, games em geral e Pixels. Independente da plataforma e da geração, tendo uma boa jogabilidade ou um bom enredo, é muito bem vindo à minha coleção!

2 thoughts on “Veredito: a geração vencedora é….

  • Caroline Carvalho

    Noooossa, Rumble Pak, que nostálgico! Concordo com a sua escolha, para mim também foi muito impactante a transição da geração 2D para 3D! <3

    Resposta
    • NintendoLovers

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Legal!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *