Game of Rumors II: Dispositivo de computação suplementar.
Em 27/07/2016 a Nintendo entrou com uma nova patente que foi liberada ontem, dia 16/08/2016. A patente em questão refere-se a um dispositivo de computação suplementar que aumentasse o desempenho do console ao qual é conectado. É preciso primeiro ressaltar que a patente não especifica o console no qual ele será usado, ou seja, o NX pode ou não receber o dispositivo, assim como o próprio Wii U.
A patente ainda traz uma informação interessante que diz ser possível que usuários que possuam o dispositivo compartilhem do desempenho com os que não possuem o dispositivo, isso provavelmente quer dizer que caso você tenha o acessório e jogue online com seu amigo que não tem, os dois podem dividir melhorias! A mesma linha ainda deixa em aberto outras possibilidades como compartilhar descontos em games e outros conteúdos. O que isso quer dizer na pratica é incerto… Estaria a Nintendo pensando em compartilhamento de contas?
Não é a primeira vez que a Nintendo experimenta um tipo de expansão em seu console, o Nintendo 64 trouxe uma melhoria em sua memoria que permitiu rodar alguns games, dessa vez porém a Nintendo parece estar levando a ideia mais sério. O dispositivo contaria com processador e memória, porém a patente informa que ele poderia ou não ter um dispositivo gráfico, sendo que essa escolha ficaria por conta de reduzir ou não custos. Vale lembrar que ela poderia lançar versões diferentes ao longo dos anos, de forma que o usuário não precisará trocar de console.
Por um lado a ideia é boa, pois poderia resolver os problemas de hardware da Nintendo ao longo dos anos e poderia sair mais barato ao bolso do consumidor. Por outro lado, a ideia poderia dar errado a teríamos no mercado versões diferentes do upgrade em pouco tempo, o que geraria uma confusão ao consumidor e “mataria” o conceito de console. Dizemos isso, pois a partir do momento em que você tem diferentes hardwares disponíveis no mercado, você também criará requisitos mínimos para ele. Imagine você numa loja tendo que pesquisar pra saber se aquele jogo é compatível com o módulo que está acoplado ao seu console.
A ideia é interessante e não sabemos se sairá do papel, resta aguardamos para ver o que irá acontecer. Não deixe de compartilhar sua opinião sobre o assunto.