Geral

Conhecendo Star Fox Zero

Confira a gameplay comentada no vídeo acima.

A franquia Starfox começou no SNES em 1993, jogo que na época revolucionou em termos gráficos sendo o primeiro game 3D da história (Doom foi lançado para PC no fim de 1993). Eu particularmente tive pouco contato com a franquia no SNES, fui conhecer melhor a Raposa da Nintendo no 64. StarFox 64 foi lançado em 1997, temos quase 20 anos separando este game de StarFox Zero. Tivemos mais dois jogos lançados da franquia, sendo o último o Assault, em 2005.

sfsnes

StarFox Zero já inicia sua primeira fase em Corneria, da mesma forma que StarFox 64, as duas fases são extremamente parecidas. Pra quem teve contato com os dois jogos, é uma nostalgia enorme, voltei nos meus 10 anos de idade logo nos primeiros minutos de jogo.

StarFox Zero x StarFox 64

Um assunto que gerou muita polemica, foi a jogabilidade de StarFox Zero no GamePad. De fato ela não não é das melhores, muito menos das mais simples. Eu sou um jogador viciado em Splatoon (Pra quem não conhece temos um post sobre esse jogo aqui). Splatoon tem uma jogabilidade bem diferente da convencional, tem um tempo de adaptação, se você se dá bem no controle de Splatoon, não vai se assustar tanto no StarFox Zero, porém considero a jogabilidade de Splatoon ainda bem melhor. Na parte terrestre, os comandos ficam ainda mais confusos e difíceis, Fora alguns momentos que mesmo nas partes em que voce está como nave, o jogo te obriga a usar o recurso da tela do gamepad frequentemente, principalmente em chefes. Olha pra TV, olha pra tela. Olha pra TV, olha pra tela. Não é nem um pouco legal!

gamepad

O uso mais interessante do gamepad nesse jogo, foi para o rádio da equipe, o som é emitido somente no gamepad, infelizmente por isso vcs nao irão ouvir um “Do a barrel roll” ou qualquer fala dos personagens no vídeo acima, mas esse detalhe trouxe uma imersão muito maior ao game.

O jogo não inovou muito, sei que a linha que o StarFox segue um estilo, é mais geometrica e tudo mais, porem a Nintendo não se permitiu arriscar nesse jogo, poderia se ter feito muito mais sem peder a identidade. Você só não fala que o game é um remaster da versão de 64 por detalhes, mas a sensação chega bem próxima disso, esse novo Starfox é uma receita pronta que deu certo no 64, porém com uma jogabilidade que deixou a desejar, simplesmente pela tentativa da Nintendo forçar aproveitar o gamepad, no mínimo, desnecessário.

O gráfico vocês podem conferir no vídeo que está em Full HD, é fato que poderia ser melhor, mas está muito longe de incomodar ou ser um problema no jogo. A parte gráfica aqui fica em segundo plano, pois a falta de criatividade da Nintendo(ou falta de arriscar em algo inovador) e a jogabilidade, tem um peso muito maior! Além do mais, hoje em dia, são muitos os jogos que não aproveitam ao máximo sua plataforma, então se isso for um problema relevante, ele é atualmente em todas as plataformas e vários outros jogos.

print

Resumindo e encerrando, se vocês jogaram o Starfox no 64 e se dão bem com a jogabilidade de Splatoon, bem provável que venham a gostar muito do jogo, eu mesmo estou me sentindo uma criança aqui de novo e está me rendendo várias horas de diversão. Agora se a franquia é algo novo pra você, não envolve nostalgia nenhuma e ainda tem dificuldade com jogabilidade em games de FPS por exemplo, recomendo passar longe de Starfox Zero, arrependimento na certa, espere uma próxima oportunidade pra conhecer a franquia. Algo que pesa muito também, é o preço dos jogos de WiiU aqui no Brasil, estão muito caros, pra grande maioria por conta do preço, não basta o jogo ser bom, tem que ser MUITO BOM, pra valer a pena.

O WiiU está no seu final de vida, era bem improvável que a Nintendo investisse muito em um jogo nessa altura do campeonato, temos o exemplo de Pokkén (Confira nosso vídeocast de Pokkén aqui), poderia ser um grande lançamento, jogo pra marcar história na Nintendo, porém foi lançado com pouquíssimos pokemons e provavelmente nenhuma DLC futura. Starfox é um reciclado, assim como Pokkén foi, pra extrair um restinho de suco ai que sobrou no WiiU, a única esperança de um AAA nesse console agora é o ZeldaU, que já deu o que tinha que dar nos atrasos. O negócio é torcer pra novos games de qualidade das franquias da Nintendo no NX, que façam mais do que vem sendo feito atualmente. Quando finalmente lançar o NX esperamos trazer muito conteúdo e vídeos aqui pra vocês.

Abraço do Urso! Valeus, falous!

 

Gostou? Então compartilhe!

Urso Yogi

Criou laços eternos com a Nintendo depois de Ocarina of Time, mas amante da BigN desde o SNES. Paulista morando em lisboa, nas horas vagas joga Switch, PC ou PS4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *