Geral

O possível plano da Nintendo e AMD.

Muito tem se falado sobre o novo console da Nintendo que tem sido mantido a sete chaves pela empresa e sabemos que mistérios levam a teorias certo? Como fã da Nintendo, tenho lido todos os rumores possíveis e aguardado a chegada do tão esperado console, mas também sou um grande fã de informática e existe algo acontecendo no mercado que parece ter passado despercebido por muitos, salvo alguns poucos comentários na internet. O que eu iria falar aqui é apenas uma teoria e por isso irei explicar o porquê dela ser interessante para você.

É certo que a Nintendo precisa reconquistar uma grande parcela do mercado e tornar o NX não apenas um grande console, mas um sucesso de vendas. O que poucos tem mencionado é que existe uma outra empresa que esta passando pela mesma situação: A AMD, que nós últimos anos tem perdido uma grande parcela do mercado de computadores para a Intel. Ocorre que a AMD é a produtora das APUs dos atuais consoles, uma parceria que de longa data que tem dado certo.

Se você não esta familiarizado com o termo, tente imaginar a APU como a fusão entre o processador e uma placa gráfica. A explicação seria longa e não é o foco aqui tudo bem? O que você precisa saber é que uma APU é dependente da memoria ram do sistema, especialmente na parte gráfica.

Não apenas a Nintendo estará em breve lançando seu novo console no mercado, como a AMD estará lançando sua nova linha de processadores e APUs chamadas de Zen, esta linha trará grandes benefícios aos consumidores comparado com sua geração passada de processadores e APUs, logo não seria estranho que a Nintendo venha a utilizar essa tecnologia em seu console, garantindo uma hardware realmente superior ao da concorrência e ajudando a AMD a demonstrar o poder de seu produto ao mercado.

E por que isso é bom para mim?

É bem simples na verdade, lembrando quando disse que uma APU é dependente da memoria do sistema? Existem vários tipos de memoria como a GDDR5, usada no PS4 e um dos modelos mais rápidos atualmente. Segundo os rumores, uma das apostas da AMD é na memoria HBM, que é muito mais rápida e eficiente que sua predecessora a GDDR5 (usada no PS4), isso significa em teoria que uma APU Zen teria um poder gráfico maior do que as antigas APUs, algo que seria excelente para a Nintendo e para você. Tente se imaginar jogando o novo Zelda com texturas melhores do que foi apresentado e como cores e efeitos de luz mais vibrantes e belos.

E quanto ao rumor de que o NX usaria uma placa de vídeo Polaris da AMD?

Um dos maiores diferencias entre um console e um computador, que garante a vantagem do segundo é a presença de uma placa de vídeo dedicada. Se o NX usasse uma, teríamos a certeza de um potencial gráfico muito superior ao da atual geração. O problema deste rumor esta no fato de que o custo de uma placa de vídeo, mesmo uma customizada, em teoria encareceria muito o valor do produtor final.

Caso a Nintendo e AMD tenham encontrado uma maneira de faze-lo sem um custo elevado, nós jogadores teríamos muito a ganhar, especialmente nos jogos first party feitos pela Nintendo que já encantam em beleza e qualidade. Talvez os multiplataformas não usassem todo o poder desta placa, mas sua existência seria uma grande diferencial.

Resta esperarmos para ver se esse rumor se concretizara e como ele mudara o mercado.

 

 

Gostou? Então compartilhe!

Will

Escritor, gamer e youtuber nas horas vagas! Sonha em dia criar um jogo que domine a industria gamer, alem de produzir livros, filmes e criar seu próprio império do entretenimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *