É! Aparentemente a Nintendo anunciará uma nova parceria com a Microsoft para seu próximo console! As informações são de uma fonte confiável! Entenda tudo que envolve essa notícia bombástica nesse post!

Uma surpresa

Coincidentemente, ontem perguntamos em um post qual seria o futuro do Wii U após o lançamento do NX. E foi com grande surpresa que ontem (31 de março) um funcionário da Big N com informações privilegiadas (cuja identidade permaneceu sob sigilo) informou à revista japonesa Famitsu que estaria animado com uma parceria com a Microsoft e que a Nintendo já estaria trabalhando na divulgação dessa parceria. Segundo ele: “teremos surpresas na próxima  Nintendo Direct”.

Antes de atirar pedras é importante ressaltar que essa informação vem da revista japonesa Famitsu, que historicamente só divulga rumores com base em informações concretas.

É importante ressaltar que recentemente tivemos alguns “namoricos” entre Nintendo e Microsoft no twitter. Na imagem abaixo vemos o pessoal solicitando à Microsoft sobre o RareReplay em consoles Nintendo. A Microsoft em tom de “brincadeira” responde (com cópia à Nintendo) para propor isso ao pessoal da Rareware! A Nintendo não deixa barato e responde: “Parece bom para nós”. Veja a imagem abaixo:

Clique na imagem para ver a discussão na íntegra
Clique na imagem para ver a discussão na íntegra

Vamos ver abaixo alguns rumores elencados pela Famitsu e que permearão as discussões até a próxima Direct:

Retrocompatibilidade de mão-dupla

Parece que a solicitação dos fãs (imagem acima) irá finalmente acontecer! Com essa parceria, a Nintendo poderia contar com os jogos da Rareware no Virtual Console do Wii U e 3DS e a Microsoft também poderá ter Donkey Kong Country e alguns outros títulos da Nintendo a serem ainda divulgados no seu XBox One! Quem sairá ganhando nessa história? Nós, jogadores!

NX já pode ter um nome e ele será fruto dessa parceria

Após a Microsoft dar a notícia falando sobre a vontade de criar um console customizável, essa parceria com a Nintendo cria cada vez mais especulação sobre a criação de um console conjunto. A ansiedade aumenta quando a Famitsu informa que em 23 de março a Nintendo registrou o nome “NboX”! O mais surpreendente é que a famitsu ilustrou a utilização desse nome já no sistema atual do Wii U.

Veja a imagem abaixo e repare que na versão do gamepad a Nintendo usa tanto a palavra NX quanto as palavra quanto a palavra NboX pra descrever o seu navegador web. Disponibilizamos em nosso site pra você mesmo testar o navegador web no seu WiiU ou em qualquer aparelho! Acesse o link: www.nintendolovers.com.br/teste.php.

Em cima, navegador do WiiU, embaixo um navegador de smartphone.
Em cima, navegador do WiiU, embaixo um navegador de smartphone.

Claro que, assim como tantos outros registros, esse nome pode não significar nada! Mas sabemos que tanto a Microsoft quanto a Big N não estão felizes com as vendas dos seus consoles de mesa (que juntos não atingem o número de vendas do PlayStation 4).  Além disso, é no mínimo estranho que registrem um nome tão sugestivo unindo as duas marcas (parece até aquelas brincadeiras de criança). A dúvida é: se este seria um nome qualquer, se seria um nome de um console em parceria ou se seria p nome de um add-on para o XBox One.

Se for um Add-On, seria este um primeiro teste para o console totalmente customizável anunciado recentemente pela gigante americana?

Acreditamos que se isso realmente acontecer (o console ou o add-on) os acionistas e diretores da Sony arrancarão os cabelos! Conseguem imaginar em um mesmo console exclusivos Nintendo e Microsoft? Além disso, seria a Microsoft finalmente entrando no mercado japonês, coisa que até o momento não conseguiu com nenhum de seus 3 consoles.

Um pedido negado

De acordo com a Famitsu, a Nintendo teria procurado inicialmente a Sony a fim de criar um acessório para o Playstation 4 que permitiria rodar jogos da Nintendo na plataforma Sony. O acordo destinaria a totalidade dos valores recebidos com a venda do acessório e dos jogos à Nintendo, em troca a Sony garantiria o domínio no mercado japonês (dominado amplamente pela Big N). Além disso, a Sony participaria com a Nintendo na fabricação de um novo portátil em uma condição 50-50%. Porém a proposta foi sumariamente negada pelos executivos da Sony por não concordar com os valores contratuais e por eles “estarem satisfeitos com as coisas na forma que estão”.

De posse da negativa, a Nintendo procurou a Microsoft pouco antes da E3 de 2015.

O mercado portátil

Não é novidade pra ninguém que a Microsoft gostaria de fabricar um portátil. O acordo contemplaria um portátil em conjunto. Ambas investiriam na produção do console, manteriam 100% da arrecadação de seus exclusivos e dividiriam os lucros obtidos com as third parties. A plataforma e a loja online seriam a da Microsoft e a Nintendo focaria suas atenções na fabricação de jogos!

O hardware

Apesar de incerto, durante a entrevista esse funcionário revelou algumas coisas sobre o suposto NX (ou NboX, quem sabe?). Poucas informações sobre o hardware do novo console (ou add-on) foram divulgadas! Mas uma delas chamou a atenção e causa preocupação ao mercado brasileiro: a ausência de entrada para mídia física! A preocupação é por causa do recente anúncio de limitação de internet fixa no Brasil e cada jogo digital consumiria Gigas e Gigas de download!

Outra preocupação decorrente desse fato é que muitos usuários gostam de mídia física até para poder revender! Aparentemente, estão estudando uma forma de troca de jogos digitais como forma de incentivar a compra e diminuir os custos de fabricação. Mas aí entra uma guerra com as grandes redes varejistas que não são muito adeptas aos jogos digitais!

Conclusão

Se você está esperando a Direct ansiosamente, saiba que nós também estamos! Se você duvida da história contada aqui, deixo pra vocês o link original da FAMITSU (usem o google translator, pois está em japonês). Lembramos que talvez a exibição dessa página demore um pouco por ser uma página hospedada no Japão.

Esperamos que você tenha gostado do post e até a próxima amiguinho! Se gostou comente, compartilhe, participe!