Se você é um daqueles que está acompanhando cada rumor sobre o próximo console da Nintendo, deve saber que os últimos rumores falam a respeito do tão esperado suporte das Third-Parties.

O primeiro a surgir dizia que a EA, famosa pela produção de jogos esportivos, teria recebido seu kit de desenvolvimento e estaria decidindo se lançaria seus jogos para a plataforma. O rumor ainda dizia que a EA estaria lançando mão de uma série de pedidos à Nintendo para que esta conseguisse seu apoio, como investir em propaganda durante eventos esportivos e o lançamento de bundles contendo um NX e um jogo da EA, algo que nunca foi feito pela empresa japonesa.

Se esta notícia veio para alegrar aqueles que estavam esperançosos com o apoio das Thirds, duas outras vieram para colocar suas esperanças novamente em cheque. Martin Sahlin, um empregado da Coldwood Interactive, desenvolvedora de Unravel, o jogo do pequeno novelo de lã vermelho, revelou que o estúdio está tentando conseguir um kit de desenvolvimento e da dificuldade de consegui-lo. Em suas palavras, devido a politica de segredo da Nintendo, para que você consiga um kit ou ao menos uma informação sobre o console, é preciso primeiro mostrar seu material à Nintendo, o que para ele é uma tarefa difícil, uma vez que você não sabe para o que esta produzindo.

Para somar a esse problema, a desenvolvedora Moon Studios, responsável pelo exclusivo Ori and The Blind Forest, falou que estava interessada em conseguir um kit de desenvolvimento, mas ao entrar em contato com a Nintendo, não receberam nenhum tipo de resposta e que ela não terá apoio das Thirds se continuar assim. O estúdio vai mais longe e diz que para se lançar um console é preciso ter bons jogos em seu lançamento e com a dificuldade de se conseguir um kit, a Nintendo não terá jogos em seu lançamento.

O que esses rumores tão contraditórios podem estar dizendo?

Em primeiro lugar, vamos lembrar que esta é apenas uma análise e ela pode não refletir a realidade. Um dos motivos do Nintendo Wii U ter falhado como console foi a falta de suporte das Thirds e a EA ter um kit de desenvolvimento indica que a Nintendo estaria tentando consertar seu erro, porem o ponto levantado pelos dois estúdios nós faz pensar que ela possa estar selecionando seus parceiros e indo atrás apenas dos grandes estúdios ou que talvez nem mesmo a EA tenha um kit e esse rumor realmente não passe de um rumor, o que faria com que o NX chegasse ao mercado apenas com os jogos da própria Nintendo.

O console esta cada vez mais próximo de ser lançado e, ao que tudo indica, deve sair entre o final de 2016 e começo de 2017. A Nintendo parece contar com o novo Zelda em seu lançamento, o que poderia garantir um bom número de vendas do console, mas apenas um jogo não garante vendas e o sucesso de uma plataforma. A Nintendo precisa ouvir a Moon Studios e seus fãs e começar a liberar seus kits de desenvolvimento para que as produtoras tenham tempo suficiente de produzir jogos para a plataformas e garantir que o NX não seja mais um Wii U.

Um console com potencial, que não obteve sua gloria.