Quem não ama clássicos? Quem não adorava sentar na frente da TV depois de assoprar o cartucho diversas vezes para conseguir jogar? E quem não morre de saudade de jogos como Mario World, Contra, Golden Axe, Street of Rage, Bomberman, enfim, daquela infinidade de jogos que a era 8 ou 16bits nos trouxe? Só de pensar bate forte a Nostalgia…

Tenho 25 anos e cresci junto com a transformação dos games, posso dizer que sou muito feliz por ver como certos jogos e a tecnologia evoluíram, nos trazendo histórias cada vez mais intrigantes, jogos cada vez mais bonitos e  cada vez mais interação, unindo os jogadores de diversas formas.

Dentre estes modos de interação um dos meus favoritos é o mais conhecido como “Achievements” ou “Trophys”.
Pode ser dito que a idéia inicial surgiu com a Activision, mas claro que em meados da década de 80 o sistema funcionava de forma bem diferente ao atual, mas isso podemos deixar para ser assunto de um outro artigo. Enfim em 2005 conhecemos o atual sistema de Achievement da Microsoft, seguido em 2007 pela Valve com a Steam e em 2008 pela Sony com o Playstation. Este sistema visava recompensar o jogador com uma espécie de “medalha” por certos feitos nos jogos, como por exemplo “derrotar 100 determinado inimigo”, “Matar 10 inimigos com headshot” e até mesmo aqueles mais impossíveis como “Derrote o ultimo boss no expert sem tomar dano”.

Derrote Krauser no Hard sem usar continue
Derrote Krauser no Hard sem usar continue

 

E por que estou falando disso? O que tem isso com os clássicos que comecei o artigo? Bem, vamos lá…

Unindo os consoles clássicos, que tanto nos dão nostalgia e a magia do desafio, da sensação de recompensa, foi criado o “Retroachievement“, onde por meio de uma conta criada no site, você pode fazer login nos emuladores fornecidos por eles e desta forma habilitar um sistema de “achievement” nos emuladores.

achievement mw
Alguns Achievements de Mario World

 
Apesar de serem os mesmos, existem duas “classes” de Achievement, os obtidos jogando como um emulador normal e os obtidos desabilitando as funções do emulador, como Save State ou cheats por exemplo. A diferença entre eles estão no Status que isso de tá perante a comunidade.

Cada tipo de conquista dá ao jogador uma determinada pontuação, sendo que esta pode ser comparada com todos os jogadores, possuindo até mesmo um ranking global de pontuação das conquistas.

Ranking Global

O mais interessante é que você também pode criar as conquistas e disponibilizar para os outros jogadores, para isso basicamente você precisa conseguir concluir seu desafio.

Além destes recursos, o Retroachievement também possui a comunidade, onde você pode tirar dúvidas ou consultar guias dos jogos. Você pode também acessar ingame a lista das conquistas disponíveis ou que você ja obteve e pode acessar por meio do site qualquer game para consultar quais desafios esperam por você!

Vale mencionar que os emuladores disponíveis são para Nes, SNES, Mega Drive/Genesis, Game Boy e Gameboy Advanced e podem ser encontrados Clicando Aqui!

É isso pessoal, agradeço pelo apoio, se você gostou compartilhe e deixe nos comentários seu Feedback! Espero ter contribuído com algo que poderá divertir muito a jogatina de todos!