GeralReviewsSNES

[REVIEW] Dottie Flowers – Um jogo de Super Nintendo lançado em 2024

Quem cresceu nos anos 90 provavelmente ainda se lembra da emoção de alugar uma fita de Super Nintendo. Era quase um ritual: sair da escola, correr até a locadora do bairro e passar minutos preciosos escolhendo o jogo que levaria para casa. Cada capa de jogo era uma promessa de aventuras que iam de mundos fantásticos a batalhas épicas, e uma vez que a fita estava nas mãos, era só contar as horas até chegar em casa, soprar o cartucho e dar o start.

Quem diria que 30 anos depois teríamos um novo lançamento para Super Nintendo (de maneira não oficial, obviamente, visto que o console já foi descontinuado). Dottie Flowers, um fan-game gratuito e encantador que remonta ao melhor do estilo clássico de run and gun da era 16-bits. Vamos entrar nessa análise e relembrar como é viver a emoção de descoberta de um novo jogo de Super Nintendo.

 

História

A trama de Dottie Flowers é praticamente inexistente, mas isso não chega a ser um ponto negativo. O foco está completamente na ação e na progressão, e não na construção de uma narrativa profunda. A protagonista, Dottie, é uma pequena bruxinha armada com uma vassoura metralhadora que também funciona como uma espécie de “jetpack”, o que a torna uma personagem divertida e versátil para um jogo focado na ação. Basicamente, ela tem a missão de salvar seu mundo com muitos tiros e explosões, o que cria um enredo simples, mas satisfatório para quem quer apenas uma experiência de jogo rápida e divertida.

Jogabilidade

A jogabilidade de Dottie Flowers adota o estilo clássico de Run and Gun com progressão lateral, oferecendo um esquema de controle bastante familiar e intuitivo. Conforme o jogador avança pelas primeiras fases que formam um tutorial, Dottie desbloqueia novas habilidades que enriquecem a experiência, como a metralhadora e o jetpack da vassoura para alcançar locais mais altos. Ela também pode se transformar em uma espécie de bola destruidora para quebrar blocos e acessar áreas bloqueadas, expandindo o escopo do cenário e dando uma boa variedade ao gameplay.

O jogo também oferece diferentes tipos de tiros, que são divertidos de experimentar, especialmente um tiro de laser que causa grande satisfação ao atravessar vários inimigos de uma só vez. Outro ponto a se destacar, apesar da simplicidade, é a batalha contra chefes que são bem planejadas, com dificuldade bastante acessível. Embora não apresentem grandes desafios, são bem executadas e contribuem para o ritmo do jogo.

Para quem busca um desafio adicional, o jogo inclui objetivos específicos em cada fase que, ao serem cumpridos, garantem um selo de ouro. Coletar uma quantidade suficiente desses selos desbloqueia um segundo final, o que é um toque interessante para incentivar o fator replay, mesmo em um jogo de curta duração.

Gráficos e Sons

No aspecto visual, Dottie Flowers impressiona, considerando que é um projeto de um único desenvolvedor. As artes são agradáveis, criando uma boa estética que combina bem com o tom leve e divertido do jogo. No entanto, o ponto mais fraco talvez seja a trilha sonora, que possui poucas músicas e, com o tempo, torna-se repetitiva e um pouco cansativa. Dada a natureza do jogo como um fan-game e o fato de ser desenvolvido por uma única pessoa, essa limitação é compreensível e não afeta tanto a experiência geral.

Veredito

Para quem gosta de jogos de ação rápidos e acessíveis, Dottie Flowers é uma excelente opção. É gratuito, fácil de jogar (visto a emulação ser algo bem difundido hoje em dia), e, apesar de curto, entrega uma boa dose de diversão. O jogo é uma ótima experiência de ação, além de oferecer o incentivo de buscar um final alternativo para os complecionistas. Se você gostar deste título, vale conferir também Dottie Dreads Naught, outro jogo da mesma franquia, que parece seguir a mesma linha divertida e leve de seu antecessor.

Além disso, o jogo tem duração de 40 minutos a 1 hora. Sendo assim, Dottie Flowers oferece uma experiência rápida e acessível. A ausência de um limite de vidas também contribui para uma experiência mais casual e relaxada. A jogabilidade, em geral, é bastante fluida e divertida, com controles bem responsivos que tornam a movimentação de Dottie agradável e envolvente.

Gostou? Então compartilhe!

Tovar

Nintendista desde os 8-bits, pulei somente a geração GameCube (que recuperei com o Wii). Jogo em qualquer plataforma. Um fã de The Legend of Zelda, Donkey Kong, Mario, Mega Man, e de outros grandes nomes da indústria.