Geral

Guia de Sobrevivência: Mastermode de Breath of the Wild

Com mais de dois excelentes anos de vida, The Legend of Zelda: Breath of the Wild foi um dos jogos que marcou muitas, muitas pessoas. Sua inovação em vários aspectos rendeu-lhe inúmeras vitórias nas mais conceituadas premiações do mundo. Disso todos nós sabemos, afinal, jogamos e nos maravilhamos.

Entretanto, antes de completar o primeiro ano de vida, o jogo que abrilhantou os olhos de gamers novos e velhos, aterrorizou-os da mesma maneira com desafios inimagináveis. The Champion’s Ballad começa bem, necessitando mais estratégia. O Trial of Sword, apesar de difícil, também rola bem. Entretanto, o Mastermode apresentou um moroso trabalho na hora de superar os desafios mais básicos do game.

Eu, que gosto de desafios e, principalmente, de pensar nas melhores formas de superá-los usando elementos alternativos dos games, comecei humildemente minha jornada em Hyrule na sua verdadeira essência, o Mastermode.

Um sufoco, pois há o acréscimo dos seguintes fatores:

  • Link dá menos dano com suas armas;
  • Os inimigos dão mais muito mais dano;
  • Há uma categoria/cor nova para os inimigos;
  • Muitos lugares possuem uma plataforma flutuante com arqueiros munidos de flechas elementais ou explosivas;
  • Os inimigos recuperam suas vidas.

E aí? Encara? Caso você siga com o desafio, vamos ao guia, que funciona assim: em tópicos vou deixar as dicas gerais, e mais pra baixo serão as dicas mais detalhadas, com imagens e tal. Lembrando que são aspectos que observei e percebi, podendo faltar algumas coisas e variar conforme a jogabilidade que a pessoa prefere adotar.

Então você encarou o desafio e seu Link renasceu, meio perdido aliás, em uma caverna com uma vista belíssima para o Great Plateau. Portanto, comece seu jogo com as dicas abaixo:

  • Abuse do Sneakstrike;
  • Fuja dos inimigos dourados;
  • Cozinhe muito;
  • Não venda nada;
  • Vá atrás de uma boa arma e bons equipamentos;
  • Ande sempre com uma arma ou flecha de thunder;
  • Marque no mapa lugares que você deve evitar de ir;
  • Prefira mobilidade a energia, na maioria dos casos;
  • Não tenha vergonha, fuja;
  • Foque em um set de equipamentos e evolua ao máximo o mais rápido que conseguir;
  • Faça todos os shrines o quanto antes;
  • Abuse de amiibo, caso tenha;
  • Equipe seu cavalo com a Ancient Horse Gear;
  • Colete os itens das DLCs;
  • Por fim, não tenha medo de morrer.

 

Abuse do Sneakstrike

Eu, de uma forma bem particular, prefiro jogar no modo stealth e, desde a dificuldade normal, acostumei a utilizar muito o sneakstrike. Para a versão Mastermode, ademais, o sneakstrike é um diferencial imenso. Seu dano é altíssimo, capaz de derrotar a grande maioria dos inimigos com um único ataque, mesmo utilizando uma arma fraca. Dessa forma, caso tenha que passar por algum desafio que necessite derrotar alguns monstros mais difíceis, prefira pegá-los de surpresa, atraindo-os e matando um por um dessa forma. Andar de noite também é interessante, pois, dependendo do horário, alguns inimigos estão dormindo e se torna muito mais fácil derrotá-los assim.

O sneakstrike é essencial, tanto que meu set principal é o Sheikah, tornando muito mais fácil aproximar dos monstros sem que eles percebam e atacá-los. Não se limitando ao set, você pode utilizar receitas para aumentar seu stealth, dessa forma você não perde alguns pontos de defesa equipando o Sheikah Set, pois ele ter uma defesa baixa. Caso não tenha nada disso, simplesmente ande devagar!

Mesmo o sneakstrike sendo muito forte, não são todas as criaturas que morrem com somente um hit. Os brancos e dourados precisam de uma arma com maior ataque e mesmo assim algumas vezes não morrem. A Royal Claymore é ótima para isso, pois os Bokoblin brancos morrem de primeira, o que não acontece com os outros monstro. A Royal Guard’s Claymore resolve bem, por isso ande sempre com uma para os mais fortes e use-a somente para isso, pois, apesar dela ser poderosa, é frágil e quebra rapidamente.

E, bom, as vezes nada disso dá certo, então vou falar de uma “técnica” que aprendi. Funciona assim: você consegue com êxito o sneakstrike, mas o Moblin branco ainda permanece com um pouco menos da metade da vida. Com muito cuidado continue atrás dele, para que não te veja. Nisso, ele vai se recuperar do golpe traiçoeiro, não vai te ver e vai voltar ao seu lugar anterior, dando brecha para um novo golpe. Mas tome cuidado com duas coisas. Primeiro, o tempo é curto, o Moblin anda para frente e o botão para o golpe logo some. Segundo, depois do golpe o Link levanta, se você tenta andar um pouco pra frente para dar o próximo ataque, irá fazer barulho e ele te ouvirá, fazendo com que você perca a oportunidade.

Enfim, aprenda a utilizar bem o sneakstrike e abuse disso. Tenha armas somente para o golpe, independente de qual seja, pois a velocidade do golpe não depende da arma, somente de seu dano.

Fuja dos inimigos dourados

Breath of the Wild, assim como muitos outros jogos, torna-se mais difícil conforme você avança e fica mais forte. E sua forma de se tornar mais difícil é com inimigos mais fortes no ambiente. Enquanto na dificuldade normal isso acontece com um grande avanço no jogo, no Mastermode é mais rápido para os inimigos brancos e, posteriormente os dourados, aparecerem. E, ok, caso você veja um inimigo branco, não será difícil matá-lo com boas armas e sneakstrike. Entretanto, se aparecer um monstro dourado, a dica é a seguinte: Corra Link, Corra!! Corra antes que ele te veja, pois o que te espera certamente é a morte.

Os dourados são extremamente fortes, resistindo muito a golpes, dando danos mais fortes que o laser dos guardiões, são mais rápidos e normalmente estão acompanhados de outro inimigo. Arrisque enfrentá-los somente em último caso, e utilizando como vantagem o fator surpresa. Não adianta utilizar o ambiente, como barris explosivos e pedras grandes, pois estará somente atraindo a atenção. Jogá-los na água é uma boa alternativa, desde que não seja um Lizalfo. Se um deles estiver na água, dificultará muito o processo. Possui algumas armas elementais?? Não adianta, pois o tempo de stun que eles ficam é mínimo. Flecha explosiva? Ele só será mandado pra trás, recuperando a vida logo depois.

Uma boa técnica é na porrada mesmo, sem outros monstros por perto. Primeiro, dê um jeito e retire todas as armas próximas. Utilize thunder para fazê-los soltar a arma e suma com ela, fazendo com que o dourado não consiga equipar nada, o que dá uma vantagem imensa. Caso seja possível, utilize a bomba para jogá-los na água, exceto os Lizalfos

No geral, a principal dica é evitar confrontos com eles, ainda mais se você não tiver bons equipamentos e poucos corações, pois certamente será One-Hit Kill…

Cozinhe muito

Para alguns jogos, maldade demais com o jogador parece nunca ser o suficiente, mas o Mastermode te maltrata até um certo ponto. A obtenção de recursos e os resultados das receitas ocorrem da mesma maneira que no modo normal, inclusive os recursos das criaturas, que caem na mesma quantidade – só é mais difícil derrotá-los, mas isso é um mero detalhe.

No modo normal não faz falta determinadas receitas, principalmente as que garantem resistência a elementos. Basicamente utilizamos receitas que influenciam nos corações, stamina e armadura. Ocasionalmente precisamos de resistência a frio ou calor. No Mastermode, entretanto, a diferença entre sobreviver ou não a uma criatura com danos elementais é a receita que você utiliza.

O ideal é ter o inventário cheio de receitas variadas e muitos recursos. Inclusive, alguns dos recursos que podem ajudar muito em determinados momentos são os de dragões, pois fazem com que a receite dure 30 minutos. Isso pode ajudar muito em missões em que o Link está sem os equipamentos.

Não venda nada

Rupees são essenciais em todas as partes do jogo. A melhor forma de obtê-los é vendendo itens. Mas você deve ter muito cuidado ao vender seus itens ou até mesmo não vender nenhum!

Para conseguir dinheiro eu derrotava monstros da cor branca ou dourada, pois eles deixam cair vários minerais. Então, depois de acumular alguns, vendia para a Gerudo que fica em Goron City.

Mas, no decorrer do jogo, consequentemente você vai conseguir itens a mais e poderá vendê-los. Minha dica é deixar pelo menos 40 unidades de cada no inventário. Isso dá uma quantidade interessante caso você precise utilizá-los para evoluir seus equipamentos ou em missões secundárias. Além disso, pode vendê-los sem preocupações.

Vá atrás de uma boa arma e bons equipamentos

Acabou de sair do Great Plateau? Pegue um cavalo e vá para o Castelo de Hyrule!! Parece loucura, mas é o lugar onde você encontra os melhores equipamentos do jogo. Caso tenha coragem e habilidade o suficiente, arrisque e vá. Lá também você pode encontrar o set Royal Guard, que pode ajudar um pouco no começo do jogo até obter equipamentos melhores.

É possível também já pegar o Hylian Shield, mas para isso é necessário muito mais habilidade. Entrar no Castelo com três corações não é difícil, somente trabalhoso; mas pegar o melhor escudo do jogo nesse momento não é o ideal, então volte quando tiver equipamentos melhores ou depois que pegar a Master Sword, pois o valor do escudo no Mastermode é imenso.

Lá dentro você encontrará facilmente armas do tipo Royal e Royal Guard. Tenha sempre pelo menos duas Royal Guard’s Claymore, e use-as somente para o sneakstrike. Depois, pegue o quanto puder dos equipamentos de sua preferência.

Do tipo Royal e Royal Guard, há o arco, a espada comum, a espada de duas mãos e a lança, para agradar os mais variados tipos de jogabilidade.

O arquétipo Royal é um dos mais viáveis do jogo, tanto pelo dano quanto pela resistência. O Royal Guard, por sua vez, possui as armas mais poderosas, com danos altíssimos, mas uma péssima resistência, por isso é melhor tê-lo somente para o uso do sneakstrike.

Ande sempre com uma arma ou flecha de thunder

O processo do item anterior é muito mais facilitado utilizando alguma arma do elemento Thunder. Quando atingido dessa maneira, a grande maioria dos inimigos soltam suas armas, ajudando muito para pegar os armamentos.

Dentro do castelo, você pode encontrá-la no segundo andar da Observation Room, presa no chão. Há uma também no Monya Toma Shrine, próxima do castelo e dá para ir facilmente. Munido dela, bastar um ataque para atordoar o inimigo por instantes o suficiente para pegar suas armas e fugir para um lugar seguro.

Ela é quase essencial para derrotar vários inimigos brancos e dourados ao mesmo tempo. Por eles serem mais mortais que um Guardião, você pode simplesmente paralisá-los, jogar suas armas longe ou até mesmo pegá-las e enfrentá-los com mais tranquilidade. Ou talvez não, pois os monstros são realmente difíceis!

De qualquer forma, tenha sempre com você pelo menos uma arma de cada elemento. Mais do que uma arma comum, as armas elementais são de uma ajuda imensa para derrotar determinados inimigos. Além disso, há alguns multiplicadores, como o fato de que um inimigo congelado recebe três vezes mais dano no primeiro ataque.

Sobre as flechas elementais, elas também acrescentam um valor de dano final. Somente evite as flechas explosivas, pois o dano a mais não faz tanta diferença no Mastermode, e na maioria das vezes irá somente fazer mais bagunça e atrais os inimigos.

Marque no mapa lugares que você deve evitar de ir

No modo comum, independente do lugar que você vá, qualquer desafio que possa aparecer não é um real desafio caso seu Link esteja preparado. Como vimos até aqui, diferente do modo normal, no Mastermode até as abelhas são difíceis.

Sabendo disso, caso você veja um lugar ou algo que seja uma ameaça, marque no mapa para que você não vá por engano. Caso necessário, volte quando estiver preparado. Ou disposto a morrer.

Os maiores perigos, na verdade, são os Lynel. Na imagem acima, o Coliseu perto do Great Plateau, é a moradia de um deles. Mas o desafio tem sua recompensa, pois os inimigos lá estão equipados com armas fortes e elementais que você pode saquear, além de possuir um pequeno tesouro.

Prefira mobilidade a energia, na maioria dos casos

No Mastermode você tem a certeza de que, na grande maioria dos casos, é um tapa e uma morte. Mesmo com todos os corações disponíveis, dependendo da armadura que está sendo usada, essa premissa permanece. O dano dos inimigos dourados é alto até mesmo quando arremessam pedras. Por isso, sempre que tiver a opção, esteja munido de elementos que deem mais mobilidade, como regeneração de stamina, Revali’s Gale sempre carregado, equipamentos que dão mais velocidade ao Link, e por aí vai.

Recomendo ir atrás primeiro da Divine Beast Vah Medoh, para que o Revali’s Gale seja liberado, facilitando muito a exploração, ajudando a buscar e alcançar algumas torres e templos, e principalmente para o próximo ponto.

Não tenha vergonha, fuja

Andando calmamente pelas planícies de Hyrule, curtindo a leve brisa ao som de uma bela melodia realizada no piano, você encontra três inimigos ao redor de uma fogueira: dois bokoblins, um branco e um dourado, e um lizalfo dourado. Todos te viram. Qual a melhor coisa a se fazer? Correr!!!

A principal dica aqui é a fuga, então evite confrontos diretos quando tiver dois ou mais inimigos. Nessa situação, o ideal a se fazer é fugir. Se for realmente necessário passar por eles, tente novamente durante a noite, quando estão dormindo. Caso tenha somente um, não há tanto problema.

Há alguns outros meios de enfrentar mais inimigos. O Urbosa’s Fury é muito bom nessas horas, pois paralisa todos próximos por alguns bons segundos, dando tempo para derrotar os mais fracos. Se você tiver habilidade o suficiente, é possível também utilizar bombas para manter um inimigo afastado enquanto enfrenta outro. Ou simplesmente fuja se não tiver motivos maiores para enfrentá-los, não se sinta envergonhado.

Foque em um set de equipamentos e evolua ao máximo o mais rápido que conseguir

Uma boa armadura faz toda a diferença. Uma boa defesa pode fazer com que o laser dos Guardiões te matem em dois hits, e não um só. Uma pedrada pode tirar um terço da sua vida, e não dois terços, com uma boa defesa. Você pode ganhar mais velocidade, ficar mais silencioso, receber resistência a um elemento. Para isso, basta evoluir seus equipamentos.

Faça bem sua escolha, conforme seu estilo de jogo. Mas aconselho focar no azul básico: a Champion’s Tunic nunca irá te decepcionar com sua alta defesa, senso possível variar de capacete e calça.

Conforme dito anteriormente, tenha sabedoria na hora de vender seus itens, pois são cruciais para evoluir os equipamentos. Mais que isso, pegue tudo que seus olhos alcançarem, principalmente besouros, crustáceos e outros pequenos animais. Dedique momentos para pescar também, alguns peixes são essenciais para determinados equipamentos.

Procure guias de upgrades na internet, que mostram quais itens são necessários para determinado equipamento, a fim de já ir coletando alguns itens.

Faça todos os shrines o quanto antes

A jornada no Mastermode pode ser feita com o foco em terminar as Shrines. Em todo o caminho para isso você cruzará com tudo que precisa. Para isso, basta ter ao seu dispor algumas boas ferramentas de mobilidade, como um bom cavalo, alimentos que restauram stamina e o principal, Revali’s Gale.

Aumente sua barra verde com os orbes obtidos, depois troque-os por mais vida. Você vai morrer com um tapa mesmo, a quantidade de corações não fará tanta diferença a curto e médio prazo.

Abuse de amiibo, caso tenha

Alguns amiibos dão itens muito bons! Armas, alguns equipamentos, itens raros, recursos, etc. Use-os sempre que disponíveis, itens em Breath of the Wild nunca é demais.

Equipe seu cavalo com a Ancient Horse Gear

Como parte do set com foco em mobilidade, equipar seu cavalo com o Ancient Horse Gear é uma mão na roda. Aliás, uma mão no casco!

Ele fica mais rápido, aguenta correr mais e pode ser sumonado em qualquer parte do mapa, independente de onde estava anteriormente. Além disso, é muito fácil achar os itens necessários, então vá atrás deles o quanto antes.

Colete os itens das DLCs

Além do Ancient Horse Gear, as DLCs disponibilizam vários ótimos itens, com habilidades variadas. O Phantom Ganon Set, por exemplo, pode substituir o Sheikah Set até o jogador ter dinheiro para comprá-lo, pois tem o mesmo efeito.

No castelo foram acrescentados os itens Royal Guard, que são bem mais fortes, mas também mais frágeis. Lá também tem o Royal Guard Set, com uma defesa boa para o começo do jogo, disponível para os corajosos que foram pegar armas. Achá-los é fácil, e se quiser ser mais rápido basta procurar na internet onde os itens do set estão.

Não há grandes desafios na coleta dos itens das DLCs, uma vez que a grande maioria está somente enterrado.

Por fim, não tenha medo de morrer

Na dificuldade Mastermode, você verá a tela acima com frequência. Não se assuste e nem tenha medo, pois será comum morrer. Pode aparecer de repente um grupo de fortes inimigos e te darem dano antes de você conseguir trocar os equipamentos, recuperar a vida ou aumentar sua defesa de alguma forma.

Por isso é importante salvar o jogo com frequência. É de graça e muito rápido. Então você estará livre para explorar, divertir-se, cumprir os desafios e missões secundárias, coletar itens, derrotar os inimigos.

Vale ressaltar que há somente um slot de savegame manual e um automático no Mastermode. Então tenha certeza das rotas que irá tomar.

Deixo agora como foi mais ou menos a minha rota, em tópicos rápidos.

  • Depois do Great Plateau, peguei um cavalo e fui direto para o Hyrule Castle;
  • Peguei a thunderblade indicada em uma imagem acima;
  • Munido dela, peguei os melhores armamentos possíveis e o Royal Guard Set;
  • Depois fui pegar o Revali’s Gale para melhorar minha mobilidade;

  • Já com dinheiro e itens o suficiente, comprei o Sheikah Set e evolui o que consegui nele;
  • Domei o Roya White Horse e fui atrás do Ancient Horse Gear;

  • Quando conseguir pegar a MasterSword, fui imediatamente pegar o Master shield;
  • Depois disso, comecei a ir atrás de todas as Shrines;
  • Enquanto isso, terminei de evoluir o Stealth Set e o Champion’s Tunic. Depois delas foi a vez do Wild Set, que possui uma defesa altíssima;
  • Depois de completar todas as Shrines, fui para as Divine Beasts restantes;
  • Com meu Link poderoso, comecei as missões da DLC The Champion’s Ballad, com muito sufoco, e depois enfrentei o Ganon.

Durante a jornada, coletei todas as koroks seeds que conseguia, para aumentar o espaço de armas, e voltava ao castelo quando precisava de novos equipamentos.

Entretanto, tem uma coisa que não consegui fazer: o Trial of Sword. E está tudo bem, pois esse desafio, no Mastermode, existe só para diferenciar quem é humano normal e quem é um Nefalém. O Trial of Sword é, de fato, impossível de se fazer, pois o Link nasce pelado e só têm péssimos itens para equipar, somado ao fato de que uma pedrada tira dois terços da sua vida. Então tudo bem se você não conseguir, isso só prova que você não é uma pessoa com habilidades sobre-humanas.

E aí, o que achou das minhas dicas? Tem alguma outra dica e quer compartilhar? Coloque nos comentários! Diga também o que achou, e se está disposto a jogar o Breath of the Wild no modo mestre.

Gostou? Então compartilhe!

Kiefer Kawakami

Sobre mim: Amante dos games, acredito que eles podem mudar a vida das pessoas e fazê-las mais felizes, bem como aconteceu comigo. Possuo um amor incondicional pela Nintendo desde Donkey Kong Country e Super Metroid. Sou multidisciplinar e sei pouco sobre muita coisa, mas o suficiente para relacionar assuntos distintos. Além disso, quero divulgar os games para que as pessoas vejam a maravilha que são e podem ser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *