Se você como eu tem saudade do saudoso Final Fantasy Tactics do PSone, esse é o jogo que irá acabar de vez com ela. E em alguns pontos, sendo ainda melhor.


Ficha Técnica

Título: Fell Seal: Arbiter’s Mark

Plataforma: Nintendo Switch

Tamanho: 1,3 Gb

Desenvolvedora/Publicadora: 6 Eye Studio/1C Entertainment.

Jogadores: 1

Em Português: Não

Gênero: Estratégia, RPG

Save na Nuvem: Sim

Classificação: 13 anos


História

Como um bom RPG, um dia um grande mal que incluía demônios quase destruiu o mundo,  mas foram impedidos por um grupo de bravos 7 heróis. Parece uma história clichê, mas Fell Seal consegue transformá-la em uma grande trama.

Os sete heróis tornaram-se um grupo conhecido como o Conselho dos Imortais, que incumbiu-se de guiar todo o mundo num caminho justo; para tanto, eles contam com os árbitros, que atuam como mantedores da paz, juízes a algozes para o conselho.

É obvio que milhares de anos depois, o conselho e os árbitros seriam corrompidos ao ponto de ser um excelente local de estágio para nosso governo.

Cabe a você, no papel de um grupo de arbitros ainda justos, tentar resolver esse problema enquanto impede o retorno das forças do mal.

Jogabilidade.

Com foco no combate tático e inspirado em Final Fantasy Tactics, Fell Seal é um daqueles poucos jogos que mantêm-se fiel a uma proposta e a faz da melhor forma possivel. Não existe muito o que se fazer além de lutar, exceto, lutar numa arena… Mas os combates são divertidos e, muita vezes, desafiadores.

Por falar em desafiador, ao iniciar o jogo, ele te deixa fazer uma ampla customização de como será sua gameplay. É possivel escolher o que acontece quando um de seus personagens é morto, o que pode por exemplo matá-lo permanentemente ou deixá-lo incapacitado para a próxima luta. É possivel também escolher a dificuldade dos inimigos, o quão poderoso são seus equipamentos ou até mesmo quantos levels de superiorida ou inferioridade eles costumam quando aparecem frente ao seu grupo de heróis.

Seus heróis também são altamente customizáveis, é possivel escolher o rosto, cabelo e equipamento, além das respectivas cores e até mesmo o retrato que será usado. Claro, isso só se aplica a personagens criados pelo jogador e não aos personagens principais da trama.

As lutas em si são travadas por um grupo de seis heróis (com algumas variações em fases especificas), um numero clássico para esse tipo de jogo. Já quanto às classes, existem mais de 30 e mais de 300 skills diferentes (divididas entre humanos e Bzaros, uma especie de besouro humanoide), possibilitando uma grande variedade de combinações diferentes que permite experimentar e encontrar um grupo ideal para chamar deu seu.

Um dos pontos diferentes do jogo é que é possivel colher recursos nos mapas e matando monstros, e tais recursos podem ser usados para construir uma variedade de itens, que variam desde itens comuns de curas a medalhas que liberam novas classes.

Não é a toa que o jogo fez muito sucesso no kickstarter e na steam, especialmente por cativar um grupo carente de jogos com a qualidade impecável do primeiro Final Fantasy Tactics.

Direção de arte.

Combinando gráficos feitos a mão, e personagens feitos em pixel art de alta qualidade, o jogo é um charme aos olhos e mostra como a equipe realmente foi atenciosa com a parte gráfica. Todo o jogo foi construído para ser belo e deixar o jogador imerso em um mundo de fantasia

Um ponto interessante, é que diferente de muitos jogos do gênero, a 6 eye studio preferiu investir em personagens mais realistas e com proporções menos estilizadas, por isto não espere personagens pequenos como Ogre Battle ou até mesmo os do citado Final Fantasy Tactics.

O jogo roda perfeitamente tanto no modo dock quanto no handheld, sem grandes diferenças, exceto que, no modo portátil, o jogo parece um pouco comprimido, o que deixa as letras algumas vezes difíceis de ler; mas isso não é um problema em si.

Veredito.

Por ser um jogo sólido e que tem tudo o que torna um jogo de estratégia bom, Fell Seal é uma compra certa para qualquer um que goste do gênero.


Trailer do Jogo


Este review foi feito utilizando uma cópia enviada pelos produtores.