Sim amigos, chegou o dia em que nós tanto temíamos: a vida do Wii U chegou ao fim e a caminhada para o último grande jogo do console (o aguardadíssimo The Legend of Zelda Breath of the Wild) é similar a de um prisioneiro no corredor da morte para a sua execução. Sensacionalismo à parte, até porque a vida continua. Separamos alguns jogos, ou simplesmente algo para você passar o tempo enquanto espera a mais nova e épica aventura de Link.

zelda_3

Wii U ou 3DS

Se você ainda não desistiu do console de mesa da Big N ou deixou muitos títulos para trás, agora é a hora de atualizar sua lista e zerar aqueles jogo empoeirados ou então aproveitar os jogos Humble Bundle (aqueles indies que você baixa pra jogar bem depois) que sempre trás ótimos jogos. Uma boa pedida é Citizens of Earth, um RPG baseado em Earthbound onde você é o prefeito da cidade e, basicamente, precisa recrutar eleitores fazendo algumas quests. Claro que o online do Wii U não acabou, partidas de Mario Kart 8 e Splatoon ainda rendem muitas horas de jogo, Super Mario Maker e Xenoblade X são outros que têm muito mais que uma história para serem exploradas; Paper Mario Color Splash chega nesse semestre, antes de Zelda.

O 3DS segue a todo vapor, inclusive com um aumento de vendas devido ao BOOM de Pokémon GO, Kirby e Metroid de Futebol (tsc) dão as caras por aqui e são boas pedidas, além de Monster Hunter Generations para quem curte a franquia. O grande segredo para a imortalidade do 3DS é Pokémon, já que só a busca pela Pokédex completa já garante boas horas de jogatina, entrando no competitivo, então, pode dizer adeus à produtividade, em Novembro tem nova geração e mais algumas horas batalhando no 3DS. Shantae Pirates Curse (também disponível no Wii U) e Rhythim Heaven Megamix são ótimas (e baratas) pedidas para quem procura por algo mais fácil e barata no portátil.

Shantae Pirate Curse: um dos melhores indies da geração
Shantae Pirate Curse: um dos melhores indies da geração

PS4, Xbox One e Steam

Para fãs Nintendistas que já se prepararam para esse momento comprando um outro console da nova geração, o hiato nem vai ser sentido, já que as bibliotecas de Xbox One e PS4 estão sendo preenchidas agora, sendo um excelente momento para adquirir uma das duas máquinas. Além de jogos que não temos no Wii U e uma variedade muito maior, a grande vantagem das concorrentes, mesmo que tenha um custo, são os jogos grátis por mês, principalmente na Live, onde você encontra títulos renomados até de X360. Uncharted 4, No Man’s Sky, The King of Fighters (PS4), Recore, Quantum Break, Forza Horizon 3 (XONE), Overwatch, Final Fantasy XV e Bioshock Collection (ambos) são alguns dos grandes jogos que podem ser aproveitados ainda esse ano.

A Steam vence nos quesitos preço e conteúdo, com um acervo gigantesco por um valor que podemos pagar sem deixar a conta de água para o próximo mês, sem contar algumas produções independentes, como o 007 GoldenEye em HD, que podem ser encontrados a custo zero na grande rede. Uma opção interessante, e pra quem está afim de entrar nesse mundo, são os Moba’s e MMO’s jogados no mundo inteiro, é uma boa oportunidade para aprender um pouco mais sobre League of Legends e DOTA, fenômenos do eSports atualmente.

Overwatch: Promete muitas horas online de gameplay
Overwatch: Promete muitas horas online de gameplay

Mobile

Aqueles que querem um tempo dos consoles ligados à TV (que não seja Pokémon GO) também podem desfrutar de muitas opções praticamente sem custos para seu smartphone, Windows Phone fica um pouco de fora dessa lista porque está quase no mesmo barco do Wii U, esquecido por todo mundo. Se você pretende gastar um pouco para ter jogos excelentes em seu telefone, o melhor investimento é Horizon Chase (iOS e Android), um dos melhores jogos portáteis da atualidade, com a trilha sonora do incrível Barry Leitch, responsável pelas músicas do clássico Top Gear. Outra boa sugestão é Monument Valley (apenas para iOS), jogo de Puzzles e estratégia onde a perspectiva é seu maior adversário.

Não precisa desembolsar uma grana para curtir no smartphone, há muitos jogos que farão você esquecer que seu Wii U está abandonado, Tap Titans é uma boa pra quem curte RPG de tempo e ação, podendo progredir mais rápido ao “tapear” os monstros ou upar sua guilda de heróis para farmar enquanto faz outra coisa, é vício garantido. Há muitos de plataforma 2D, mas Sword of Xolan (iOS e Android) chama atenção pela fases muito bem elaboradas e gráficos em pixel art, são muitos desafios e colecionáveis, dá pra gastar muito tempo nesse universo.

Horizon Chase: o jogo permite algumas corridas grátis
Horizon Chase: o jogo permite algumas corridas grátis

Netflix e afins

Também há muita coisa para quem prefere algo mais passivo, o catálogo da Netflix dispensa comentários e traz muito mais do que as séries que estão explodindo na internet (como Stranger Things). Para quem curte sitcom e tem muito tempo pra assistir, How I Meet Your Mother, Friends, That’s 70’s Show e Full House são boas pedidas, Master of None e Love carregam algo de engraçado, mas não entram nessa categoria, duas séries com ótimas temporadas de estréia. Narcos chega para a 2ª Temporada, House of Cards e The Blacklist são indicadas para quem busca algo com uma história mais completa.

Outra opção para ficar horas na frente da TV é se atualizar nos arcos dos filmes da Marvel e da DC, por mais que os gostos sejam divididos quanto a qualidade, vale a pena ficar por dentro do que anda rolando com os super-heróis dos quadrinhos. Birdman, Amy, Ida, O Regresso, Nise: O Coração da Loucura, são alguns títulos que farão você sentir que valeu a pena passar seu tempo vendo-os. Se você curte a cultura oriental e quer ver alguns animes rápidos, a dica vai para Angel Beats, Claymore e Ansatsu Kyoushitsu, One Piece e Fairy Tail são sugestões para quem procura um relacionamento sério e duradouro com um Mangá japônes.

Stranger Things: Se você ainda não viu, pare agora e veja! (mentira, termina o post)
Stranger Things: Se você ainda não viu, pare agora e veja! (mentira, termina o post)

E você? o que pretende fazer até chegar o jogo mais esperado do Wii U e o NX? Comente sua dica para NL!