30 anos de Metroid
No último sábado, 06/08/2016, comemoramos 30 anos dessa franquia que surgiu ainda no saudoso Nintendinho. De lá pra cá foram diversos jogos bons e diversos consoles para os quais ficamos sem um jogo sequer da franquia, como é o exemplo do Wii U. O 3DS receberá, em breve, uma versão do jogo chamada Federation Force! Na nossa opinião, esse poderá até ser um excelente jogo, mas será somente um excelente jogo, não um excelente Metroid (já que nada terá a ver com a franquia). No entanto, isso é pauta pra uma discussão futura! Afinal, hoje não é dia para reclamar, mas sim para comemorar, vamos falar um pouco sobre ela, a heroína desbravadora do espaço: Samus Aran.
Metroidvania e a quebra de tabus
Tudo começou no Nintendinho, um jogo fantástico e diferente do que tínhamos na época. A maioria dos jogos eram plataforma convencional, ou seja, aquele tipo de jogo em que você anda para direita até chegar ao final da fase (um objetivo claro a seguir). Metroid foi além disso! Ele explorou todas as direções que eram possíveis de forma que você não andava somente em uma única direção, mas sim você tinha que explorar todas as direções (cima, baixo, esquerda e direita) em um imenso mapa. Determinadas áreas, porém, não eram acessíveis a princípio e eram necessárias habilidades especiais para acessá-las. Essas habilidades eram conquistadas durante o desenrolar da história. Se você não jogou esse jogo do NES, vale muito a pena! Existem duas versões, a original (lançada para o NES) e a remake (lançada para GameBoy Advance). A versão remake é recomendadíssima, pois é um remake na melhor definição da palavra! Ambas estão disponíveis na eShop, sendo a versão original disponível para 3DS e a versão remake disponível para Wii U.
Voltando ao assunto, Metroid é tão importante que, junto com outra franquia sensacional, batizou o seu estilo de jogo de Metroidvania (Metroid + Castlevania). Quem sabe se o NX for de fato um portatil como acreditamos, a franquia não retorne ao estilo que a consagrou? O gênero Metroidvania evoluiu muitos ao longo dos anos, especialmente nas mãos dos desenvolvedores indies, e Iga retornou com um novo jogo para suceder espiritualmente o Castlevania, mostrando uma série de novidades legais. Nintendo, nós sabemos que você também pode recriar o gênero que ajudou a criar!
A franquia completa 30 anos de história, explorando cada canto do mapa, ouvindo cada música da trilha sonora espetacular dos jogos e tendo batalhas épicas. Metroid não é só uma franquia de jogos, é um retrato de uma época em que games eram desafiadores e recompensadores. Não nos esqueçamos, também, que Metroid é um quebrador de barreiras! Afinal quem nunca ficou embasbacado quando descobriu que aquele cara vestindo uma armadura laranja na verdade era uma mulher? Samus Aran é o nome dela. Em uma época em que as mulheres não eram retratadas em jogos (a não ser a mocinha que tinha que ser resgatada por um herói), Metroid trouxe uma mulher como a personagem principal do jogo!
É claro que nessa história toda existem jogos contestados por uns e amados/idolatrados por outros. O fato é que a base de fãs é bem grande! Claro que por se tratar de um jogo com um estilo muito característico e por tratar de uma temática mais “séria”, essa base de fãs é bem menor do que, por exemplo, Super Mario. Mas mesmo assim é grande! E, sinceramente, me decepciona a Nintendo ter esquecido de comemorar os 30 anos dessa franquia! Nem uma promoção especial na eShop, nem um hot site, nem uma edição de colecionador, NADA! Será que a Nintendo está querendo abandonar a série ou é somente um esquecimento casual?
Nós da Nintendo Lovers não esquecemos desse aniversário e queremos, aqui, registrar o parabéns a esta franquia inovadora e especial! Quem jogou Metroid e gosta do estilo sabe o quão especial são esses jogos. Então, pra essa data especial não passar em branco, separamos 15 curiosidades pra vocês:
1. A “Morph Ball” foi originalmente criada por que os programadores não conseguiram fazer uma animação de rolamento para a Samus.
2. Em entrevista para Nintendo Dream, em 2004, Hiroji Kiyotake e Yoshio Sakamoto revelaram que o título da série é uma mistura das palavras “Metrô” e “Android” (e não é o sistema operacional de smartphones). Inicialmente, Metroid se chamaria Space Hunter.
3. Ainda na mesma entrevista, revelaram que o nome de Samus Aran se deu por causa do Edson Arantes do Nascimento (sim, o Pelé). Mesmo que não seja o nome todo, Samus recebeu parte do sobrenome do rei do futebol! Daí o nome “Samus Aran”. Isso só ocorreu pois Hiroji Kiyotake é um grande fã de futebol e resolveu externar a sua paixão pelo esporte Bretão. Observação pertinente: Será que ele sabe que Pelé é homem e não mulher?
4. Samus Aran não era mulher até o final do desenvolvimento. Será que isso responde à pergunta acima? Mesmo assim é esquisito.
5. O nome “Varia’s Suit” é na verdade um erro de tradução, originalmente era para ser o “Barrier’s Suit”
6. Super Metroid (SNES), quase foi cancelado por três vezes. Além disso, ele seria o ponto final da franquia.
7. O visual de Samus Aran é inspirado na atriz norte-americana Kim Basinger.
8. Hirokazu Tanaka, compositor original de Metroid, queria fazer o som pontuação como se os jogadores tivessem encontra um “organismo vivo“.
9. A Série é inspirada nos filmes Alien.
10. Samus teve 5 cores diferentes do cabelo ao longo da série: marrom, verde, vermelho, roxo, e loira.
11. O produtor de Metroid, Gunpei Yokoi, também criou o “Game and Watch”, o Game Boy, e o Virtual Boy.
12. Metroid foi desenvolvido por apenas 15 pessoas.
13. O planeta “SR388” foi batizado com este nome por causa de uma linha de motos da Yamaha.
14. Na arte conceitual, Ridley foi referenciado como In concept art, Ridley has been referred to as “The Cunning God of Death.” (O Astuto Deus da Morte). Sinistro, né?
15. Em todo o manual de instruções de Metroid, Samus é referenciada como “ele”. Isso foi feito propositalmente para fazer o encerramento do jogo mais surpreendente e chocante.
É isso aí pessoal, encerramos por aqui o post de hoje! E, mais uma vez, parabéns Samus pelos seus 30 anos!