Nesta data tão amada a qual ganhamos e comemos muito chocolate, irei falar sobre ovos de páscoa, mas não os que você encontra no super mercado.

O termo Easter Egg significa ovos de páscoa, e nos games é usado quando os desenvolvedores incluem alguma referência ou mensagem escondida no jogo. Essa prática teve início no início da era dos games, quando os desenvolvedores não tinham crédito pela produção, então um “gênio” teve a brilhante ideia de esconder seu nome dentro de uma fase do game.

Irei listar aqui não somente Easter Eggs nos games da Nintendo, mas também Easter eggs de games de outras empresas que homenagearam a saudosa Big N.

Vamos começar por alguns Easter Eggs clássicos e já conhecidos:

 

Donkey Kong Sonic
No auge da era 16bits havia uma “console war” entre Sega e Nintendo. Para quem não sabe, o ouriço azul foi criado exclusivamente para ser concorrência do encanador da Big N. Como a Nintendo foi por muito tempo líder de vendas na época, tivemos esse “pequeno” Easter Egg como provocação a Sega. Vemos ao lado da lata de lixo as botas do Sonic e a arma do Dr Eggman.

 

sonic-marble-zone-mario
Seria o rosto do bigodudo apenas uma coincidência nos cenários do ouriço?
Chris_Houlihan_Secret_Room
Em 1990, Chris Houlihan ganhou um concurso pela revista Nintendo Power, como vencedor seu nome apareceria em algum game futuro da Big N, porém nunca foi dito em que game seria. Seu nome foi dado a um “personagem” que possui uma sala secreta em Legend of Zelda – A link to the past. “Vamos manter entre esse segredo entre nós, ok?”
sfmasks__large
Em Zelda Majora’s Mask, temos todo o time do Star Fox. E por falar em Star fox, até mesmo o Google já homenageou a franquia, digite “do a barrel roll”(frase classica da franquia, do a barrel roll é um movimento de lar um looping com a nave) no google e clique em estou com sorte, ou no primeiro link que aparecer.

Easter Eggs Recentes:

super-mario-3d-world-easter-eggs
Em Super Mario 3DWorld podemos encontrar essa maravilha! Além do game ter uma fase que funciona como uma espécie de “dungeon”, com passagem que são habilitadas quando acendemos tochas, ao melhor estilo do universo Zelda.

 

dkzelda
Aposto que muita gente perdeu essa! No maravilhoso Donkey Kong Tropical Freeze, Funky Kong faz uma clara referência a série Zelda, utilizando a clássica frase “it’s dangerous to go alone! Take This!”. Outro ponto a se destacar é que o ícone utilizado pra isso é o escudo que lembra muito os escudos utilizados por Link.

 

dksamus
Ainda em DKCTF podemos encontrar a nave de Samus caída da floresta no fundo deste cenário.

 

1227379447897633965
Em Ribbon Road, da DLC de Mario Kart 8, há um Yoshi de lã, fazendo referência ao game Yoshi Wolly world, além desse Yoshi ser identico a seu amiibo Yarn Yoshi, a questão é que na época em que lançou o DLC, o game do nosso amigo verde ainda não tinha sido lançado. Genial, não?
As referências são tantas em Mario Kart 8! A videira e a caixa do NES também não escaparam!
As referências são tantas em Mario Kart 8! A videira e a caixa do NES também não escaparam!

 

Easter Eggs de outras empresas em homenagem a Nintendo:

dying light
No game Dying Light é possível não só encontrar este cano do Mario, mas também jogar uma fase refeita

 

cod ghost
Em Cod Ghost encontramos um Rupee, moeda utilizada no universo de Zelda. Neste Easter Egg o Rupee é uma espécie de troféu, onde a pessoa foi premiada por cortas arbustos e quebrar vasos.

Em Guacamelee, as imagens falam por si!

guacamelee2guacamelee3

guacamelee4guacamelee5

guacamelee
Guacamelle é famoso por seus Easter Eggs bem humorados, existe uma infinidade de Easter eggs sobre Mario, Zelda, Metroid e até mesmo do Megaman.

 

 

Em Evoland e Evoland 2 não preciso nem descrever muita coisa

Evoland-Screenshot-1test-zu-evoland_78nt

20160322134255_120160322132536_1

Evoland e Evoland 2 possui uma infinidade de Easter Eggs de muitas franquias, como Mario, Zelda, Metroid, Final Fantasy e até mesmo Dragon Ball. Nas imagens acima vemos piranha plant, um texto sobre Miyamoto (criador da maioria das franquias da Big N), um controle do NES, e a Mother Brain da série Metroid. Existe duas personagens no game que falam sobre Link, uma não quer ver nem de longe o “menino de túnica verde” pois ele entra na casa dela e quebra todos os seus vasos, e a outra diz que não pode confiar em você para pegar as galinhas, pois da última vez, um menino de túnica verde as utilizou para tentar voar.

Alias, aproveito para recomendar estes dois games, se você é fã de games ao estilo Zelda, Final Fantasy, e do melhor da era 16 bits, deixo aqui um ótimo jogo para se conhecer!

Existe mais uma infinidade de Easter Eggs que ficaram de fora dessa lista, mas a lista seria muito grande, então deixarei para uma próxima matéria.

É isso aí pessoal, obrigado pela leitura e Feliz Páscoa! Se você gostou, não esqueça de curtir e compartilhar e deixe seu feedback para melhorarmos cada vez mais!