Listão

Top 10 – Jogos inspirados na Nintendo.

A Nintendo sempre foi uma empresa com forte presença no mercado e possui um dos maiores e melhores portfólios dentre as empresas de jogos, contando com grandes sucessos que marcaram gerações e que serviram de inspiração para outros jogos lançados ao longo dos anos. Neste Top 10, você ira conhecer alguns deles e quem sabe até não irá joga-los?

10 – Beach Buggy Racing:

cover_large

Escolher um jogo inspirado em Mario Kart é sempre difícil, existe pelo menos uma centena deles no mercado e alguns inclusive de franquias famosas. Beach Buggy Race é um dos últimos jogos a tentar repetir o sucesso e sua formula é simples: Personagens cabeçudos e engraçados apostando corridas em Karts, alem de claro as clássicas armas que tornam tudo mais divertido.

Com versões para celular e para os consoles de última geração, Beach Buggy é um jogo simples que garante algumas horas de diversão com seus amigos, mas que não trás grandes novidades ao gênero de corrida maluca que a Nintendo Parece ter criado. Se você quer algo semelhante a Mario Kart e não possui um Wii U ou um 3DS, então Beach Buggy é sua pedida.

9 – Wappy Dog:

wappy dog

Existem alguns jogos inspirados em NintendoDogs e com certeza Wappy Dog é  único em meio as outras inspirações. Esqueça o cachorro/gato/panda/zumbi que interage com você dentro de uma tela virtual, pois o Wappy Dog é um robo que acompanha seu jogo e que ira interagir com você no mundo real. O jogo lançado para Nintendo DS em 2011 possui dois modos de jogo, o residencial onde você pode interagir com seu cachorro robô usando o DS como controlador e o modo de viagem que é mais parecido com NintendoDogs e te permite brincar e acariciar seu amigo virtual. Ambos os modos ainda contam com pequenos minigames que ajudam a passar o tempo.

Se você gosta de simuladores de animais, Wappy Dog pode ser uma boa pedida com sua inovação. Vale lembrar que o jogo foi desenvolvido com o publico infantil em mente, o que pode torna-lo pouco chamativo para pessoas mais velhas em comparação com o Nintendogs e outros jogos do gênero.

8 – Playstation All-stars Battle Royale:

maxresdefault (2)

Lançado em 2012 para PS3 e PSVita, o jogo é fortemente inspirado na serie Super Smash Bros e repete a fórmula, colocando até quatro personagens dos jogos da Sony e alguns convidados para lutarem entre si. O jogo cumpre com o que promete, possuindo boa ação, porém dividiu opiniões até mesmo entre os fãs da Sony, muitos acharam que era um excelente jogo de luta enquanto outros acreditavam que ele foi bem produzido.

O maior diferencial neste jogo é que para eliminar os personagens é necessário preencher três barras de poder (chamado de AP) que permitem usar um golpe especial, essa mesma diferença foi um dos principais motivos para o jogo ser criticado, pois para alguns tornavam os combates longos. De qualquer maneira, para aqueles que possuem um dos sistemas da Sony, é um excelente jogo para se experimentar.

 

7 – Super Cat’s World:

unnamed

Assim como Mario Kart, Super Mario World recebeu dezenas de clones, alguns não passavam de copias baratas enquanto outros, como o Super Cat’s World tentava recriar a formula a sua maneira. A ideia do jogo é simples, basta passar de fases exatamente como em Super Mario World, porém prepare-se para ficar com raiva e jogar seu celular na parede, pois Cat’s World é um dos jogos mais difíceis já lançado, com suas fases recheadas de armadilhas e uma mecânica que joga contra você.

Alguns vão se lembrar de outros clones de Mario que são ainda mais difíceis, porém em sua maioria eles não passavam de versões modificadas do jogo do próprio encanador, enquanto Cat’s World tentou dar uma roupagem nova ao jogo.

6 – The Great Giana Sisters:

giana3

Lançado originalmente em 1987, o jogo te coloca na pele de uma garota chamada Giana que esta presa em um pesadelo e precisa passar 32 fases, coletar cristais e salvar sua irmã Maria. Giana Sister foi fortemente inspirado no clássico Super Mario Bros e possui elementos tão parecidos, como sua primeira fase, que foi criado um rumor de que a Nintendo havia processado a empresa criadora do jogo. O processo não passou de um mito, porém a Nintendo assumiu alguns anos depois que foi a responsável por fazer o jogo deixar de ser produzido.

Durante o período em que foi vendido, o jogo fez muito sucesso em cima de Mario, o que levou os produtores a criarem quatro sequencias para outras plataformas, que trouxeram elementos únicos ao jogo e lhe deram uma aparência própria.  O último jogo da serie foi lançado para PC, PS4 e Xbox One em 2015.

5 – Fast Racing Neo:

Fast-Racing-Neo

Lançado em 2015 para o atual console da Nintendo, Fast Racing tem uma forte inspiração em F-Zero e tenta tomar seu lugar até que a Nintendo resolva dar sequencia ao título. Os fãs de jogos de corrida futurista vão se deliciar com esse jogo, que além de belos gráficos, contém carros que vão certamente agradar os mais exigentes.

O jogo foi muito bem recebido e quem pôde experimenta-lo comenta de sua dificuldade que motiva os jogadores a tentar melhorar suas habilidades. O jogo conta com um modo chamado “Hero” que aumenta drasticamente a velocidade dos carros, exigindo um ótimo controle dos jogadores, além de fazer com que a barra dedicada ao Turbo também sirva como escudo, fazendo com seu gerenciamento seja a chave da vitoria. Colisões nesse modo sem o escudo tendem a ter resultados fatais…

Se você gosta de corridas futuristas, F-Zero e especialmente partidas masoquistas, esse jogo certamente foi feito para você.

4 – Axiom Verge:

download

Os primeiros Metroids, juntamente com a a série Castlevania trouxeram um novo tipo de exploração aos jogos e foram responsáveis pela criação de um gênero novo carinhosamente apelidado de Metroidvania. Ao longo dos anos surgiram muitos jogos que se inspiraram na fórmula, mas Axiom Verge é possivelmente o que mais se aproxima de Metroid.

O jogo indie desenvolvido por apenas uma pessoa (que merece um parabéns pelo feito) que é fã declarado de Metroid. Axiom, te coloca no papel de Trace, um cientista que é mortalmente ferido em um experimento e de alguma maneira acorda séculos depois, em um futuro onde o mundo foi dominado pela tecnologia e a vida humana deixou de existir.

Os fãs do gênero e das aventuras da Samus encontram um prato cheio neste jogo que nos remete a era dos antigos consoles.

3 – OceanHorn:

Oceanhorn-wallpaper-GOTY

Imagine tudo o que existe de melhor na franquia de Zelda e você saberá o que te aguarda em OceanHorn, lançado originalmente para iOS em 2013 e posteriormente para a Steam, o jogo que se inspira fortemente na franquia Zelda WindWaker te colocará na pele de um personagem que abandona sua ilha natal em busca de seu pai. Os gráficos e jogabilidade impressionam para um jogo lançado originalmente para celulares e OceanHorn é um jogo que tem tudo para agradar os fãs de Zelda.

Agora não pense que ele é apenas uma copia de Zelda e tentou emular o sucesso que a Nintendo teve em sua franquia, apesar de inspirado, OceanHorn traz mecânicas novas ao jogo como o fato dos monstros te darem experiencia quando são mortos, o que te permite melhorar as capacidades de seu personagem. Seus inimigos também ressurgem no mapa depois de mortos, o que torna sua aventura e a reexploração perigosas.

Se você gostou de explorar os oceanos em WindWaker, com certeza irá gostar de repetir o feito em OceanHorn e se surpreender com o que este jogo pode lhe proporcionar.

2 – Kill the Plumber:

maxresdefault (3)

Com duas versões gratuitas que podem ser jogadas diretamente em seu navegador e com uma versão para computadores lançada em 01/01/2016 e criada por meio de um financiamento coletivo, Kill the Plumber te coloca na pele de uma equipe de monstros que devem defender seu reino do ataque de um encanador psicopata, que esta atacando o reino para literalmente stalkear uma inocente princesa.

A arte do jogo é fortemente inspirada na serie Mario, especialmente em seus dois personagens principais, o encanador e a princesa, o que pode te fazer pensar que o jogo é uma copia barata de Mario, mas na verdade trata-se de uma brilhante e divertida sátira que reverte os papéis, aqui o encanador é o vilão e em cada uma das fases, você controla um monstro diferente e inspirado nos jogos da Nintendo. Existem desde pequenos “Goombas, fantasmas, peixes e inclusive chefes com poderes especais que defendem os castelos do reino”.

Kill The Plumber é um excelente jogo e conta com fases que te fazem pensar, existe uma progressão no desafio e você com certeza ficará viciado tentando descobrir como vencer cada uma das fases no menor tempo possivel e conquistar todas as estrelas de cada mundo para habilitar as fases especiais.

1 – Telefang Power e Speed:

2362095-telefang

Telefang foi jogo lançado para Game Boy Color apenas no Japão em 2000, quatro anos depois da estreia de Pokémon Red e Blue e assim como os jogos da Nintendo, conta com duas versões: Power e Speed.

O jogo não foi lançado oficialmente fora do Japão, mas muitos jogadores tiveram acesso a ele por meio de suas versões piratas, que foram trazidas para cá com os nomes de Pokémon Jade e Diamond, o que causou grande confusão por parte de alguns que acreditavam serem jogos da própria Nintendo. Em Telefang, você controlava um personagem que viaja para um mundo chamado Denjuu, acessível aos humanos por uma espécie de celular conhecido como D-Shots e que também eram usados pelos monstrinhos que recebiam o nome do mundo.

A maior diferença entre Telefang e Pokémon, era que ao invés de capturar os Denjuus, você precisa derrotá-los em batalha e conseguir seu numero de celular, para então chama-los para auxilia-lo no combate. O tempo que um Denjuu levava para chegar e poder ajuda-lo, variava de acordo com a região onde ele vivia e o local em que você estava. O protagonista contava apenas com um Denjuu que o acompanhava permanentemente em sua aventura e que mudava de acordo com a versão jogada.

Assim como os Pokémons, os Denjuus tinham quatro ataques que podiam ser usados durante uma batalha e evoluíam depois de um certo nível, porém o jogo contava com outras duas formas de evolução: Por meio de um laboratório que usava DNA de Denjuus e por meio de ítens especiais, a forma escolhida mudava os atributos de seu personagem, deixando a escolha para os jogadores. O melhor método era a de evolução por Níveis, mas ela demora muito para acontecer.

Telefang era um ótimo jogo e contava com mecânicas únicas que não o tornava uma simples cópia de Pokémon, se você ainda experimentou este jogo, saiba que ele pode ser facilmente encontrado na Net como Pokemon Jade e Cristal.

Considerações Finais:

Existem muitos jogos inspirados em franquias da Nintendo, ainda que muitos deles não assumam isso. Vale a pena conferir cada um dos jogos da lista e se você souber de algum, não deixe de comentar!

Gostou? Então compartilhe!

Will

Escritor, gamer e youtuber nas horas vagas! Sonha em dia criar um jogo que domine a industria gamer, alem de produzir livros, filmes e criar seu próprio império do entretenimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *