Hoje vamos falar sobre o futuro da empresa, lembrando que tudo aqui não passa de opinião e que não tem como saber exatamente o que vai acontecer no mercado de jogos nos próximos 3-4 anos!

Creio que seja um fato conhecido que as recentes gerações de console tiveram uma vida curta até o lançamento de seus sucessores, não estou contando todo o tempo de vida do console, desde o primeiro ao último jogo lançado, mas sim do lançamento do console e do lançamento de seu sucessor. Os rumores apontam que o sucessor do Wii U, o atual NX seria lançado ainda este ano ou no ano que vem, fazendo com que o Wii U seja um dos consoles da atual geração com o menor tempo de vida.

Para continuarmos a ideia, temos que levar em consideração que os sucessores do Xbox One e Playstation 4 devem dar as caras e serem lançados entre 2018-2020 no mais tarde, e é provável que isso realmente aconteça depois que Lisa Lu, atual Ceo da AMD (fabricante dos processadores que compõem os consoles) ter falado que a geração atual foi projetada para ter um clico de vida de aproximadamente 7 anos o que faria com que os sucessores fossem lançados em 2018-2019.

Muito bem, imaginemos que o Nx chegue ao mercado em 2017 e que ele supere o atual Xbox One e Playstation 4; isso ainda daria de um a dois anos para que as empresas se preparassem e lançassem no mercado dois consoles que superassem o NX, o que faria com que atual situação do mercado se repetisse e que a Nintendo provavelmente perdesse os jogos multiplataformas.

Alguns vão dizer que isso não é um problema, que a Nintendo não precisa desses jogos e não precisa de um console que brigue de igual para igual ou supere seus concorrentes. Opniões a parte, qualquer produto a mais em uma plataforma apenas agrega e um hardware mais potente permite que a empresa trabalhe melhor com seus jogos, se assim não fosse, não precisaríamos lançar novos consoles a cada X anos.

Não sabemos ainda o que virá e nem se os sucessores dos atuais Xbox e Playstation darão as caras no tempo previsto, mas a Nintendo pode estar apostando e arriscando ao lançar um novo console sendo que ela poderia investir mais em sua atual plataforma e fizesse o lançamento de uma nova plataforma junto com as demais empresas. Para bem ou para mal, resta apenas aguardamos para que ela nos surpreenda com sua nova plataforma e que tudo ocorra bem para ela, mas ainda assim, como fãs de antiga data da empresa nipônica, ficamos receosos para com que o futuro aguarda.