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[REVIEW] Steamworld Heist II

Como uma sequência do spin-off lançado alguns anos atrás, Steamworld Heist II pegou todo mundo de surpresa quando foi revelado durante uma Nintendo Direct. Inspirado em jogos como Worms Armageddon e XCOM, o segundo jogo da série Heist nos leva a uma nova aventura, desta vez pelos mares, com o Capitão Leeway e sua tripulação de piratas.


Ficha Técnica

Título: SteamWorld Heist II

Plataforma: Nintendo Switch

Data de lançamento: 08/08/2024

Tamanho: 1.7 GB

Desenvolvedora: Thunderful Development

Publicadora: Thunderful Group

Jogadores: 1

Em Português: Sim

Gênero: Ação, Estratégia, Aventura

Tempo de Jogo (em média): 15 horas

Save na Nuvem: Sim

Classificação: Livre

Preço no Lançamento (BR): R$ 177,45

Preço no Lançamento (EUA): US$ 29.99


Uma crise de água e gameplay tático

Jogabilidade lembra Worms Armageddon
Jogabilidade lembra Worms Armageddon

Em termos de história, você embarca em uma missão para desvendar a ameaça misteriosa que paira sobre o Grande Mar. Há uma crise rolando—misteriosamente, a água do mar está se tornando instável e mortal, causando um monte de problemas para todo mundo na região.

Quanto ao gameplay, se você já jogou o Steamworld Heist original ou outros jogos de estratégia em turnos, vai se sentir em casa. O estilo é parecido com Worms, onde você tem dois pontos de ação por turno para mover seus personagens pelo campo de batalha. Você pode usar vários elementos do cenário, a exemplo de barris de aço e barreiras, como cobertura para evitar ser atingido. Além disso, dá pra equipar armas secundárias pra dar uma variada nas suas táticas durante batalhas.

Algumas armas e armamentos secundários possuem sistema de mira
Algumas armas e armamentos secundários possuem sistema de mira

Daisy, por exemplo, que é uma sniper, precisa de um turno inteiro para recarregar a arma antes de atirar de novo. Isso adiciona um toque extra de estratégia, já que você precisa pensar bem antes de gastar seus pontos de ação desenfreadamente. Diferente dos snipers, alguns membros da tripulação não têm um sistema de mira, então você vai ter que confiar na sua intuição e em uma boa mira à olho nu pra acertar os alvos. E existe aqui uma mecânica divertida em que você pode atirar nos chapéus dos inimigos e roubá-los para sua equipe, embora infelizmente eles não ofereçam nenhuma vantagem real no jogo – são apenas cosméticos.

Elementos secundários pra te manter engajado

Batalhas em tempo-real no alto mar
Batalhas em tempo-real no alto mar

Quando você não está no calor da batalha, tem bastante coisa pra fazer no mapa do mundo. Você pode visitar bares para bater papo com o barman e descansar a sua equipe, comprar novas armas e escudos para o seu submarino, e gastar seus pontos de recompensa conquistados nas missões táticas. Essas missões, aliás, geralmente envolvem confrontos com navios da marinha, os principais inimigos do game, e o tamanho da sua tripulação é limitado dependendo do escopo dela.

Os pontos de recompensa são super importantes, já que é com eles que você vai comprar melhores armas e upgrades para deixar o seu submarino mais forte para aquelas batalhas navais em tempo real no mapa. Esses upgrades são essenciais porque não só tornam o submarino mais resistente, mas também aumentam o poder de fogo, facilitando a destruição dos navios inimigos e a coleta de materiais valiosos.

Sistema de habilidades baseados em classe
Sistema de habilidades baseados em classe

E os bares não servem só pra descansar, mas eles também são onde você pode recrutar novos membros para a sua tripulação, com diferentes classes de trabalho como atiradores, engenheiros e lançadores de foguetes. Se quiser mudar a classe de um membro da tripulação, basta equipá-lo com uma arma principal diferente. Só que isso vai resetar a sua árvore de habilidades, o que significa que você vai precisar construir tudo deles do zero novamente.

As habilidades variam de acordo com a classe; por exemplo, engenheiros podem criar barreiras do nada para bloquear projéteis que vêm em sua direção, enquanto snipers podem ativar dano crítico em um turno. Já outros têm o poder de elevar o ataque de si e companheiros próximos, então existe uma grande variedade na questão classes.

Uma excelente opção no gênero

Mesmo sem ter jogado o primeiro game da série, Steamworld Heist II me impressionou bastante com seu gameplay bem polido e executado. Como uma jogabilidade estilo Worms de ser, ele se destaca ao incorporar uma variedade de novos elementos que você não vê em outros títulos parecidos. O gameplay secundário, como as batalhas em tempo real no mapa, se encaixa perfeitamente com as missões táticas, adicionando mais profundidade e coisas extras pra se preocupar conforme você avança. Completar essas missões ajuda você a ganhar pontos de recompensa, que você pode usar para melhorar sua tripulação, equipamento e submarino. No final das contas, tudo em Steamworld Heist II se amarra de forma excelente, tornando-o uma experiência realmente prazerosa e fantásticamente composta.


Trailer do Jogo


* Esta análise foi feita utilizando uma chave enviada pelos produtores

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Jason Ming Hong

Gamer desde o 1 ano de idade segundo meus pais. Jogo de tudo, porque o importante pra mim em um jogo é divertir. Gosto de jogos com uma boa história, investimento em gameplay sólido e, se rolar, um co-op de sofá. Também sou UX/UI designer, aquela galera moderninha que faz coisas pensando em quem vai usar. Aliás, agora edito o POWdcast, RÁ!