DestaquesGeralReviewsSwitch

[REVIEW] Graveyard Keeper – Quem nunca sonhou em ser coveiro?

É hora de sujar suas mãos na terra e não estamos falando de uma fazenda herdada de sua família! Bem vindo ao cemitério.


Ficha Técnica

Título: Graveyard Keeper

Plataforma: Nintendo Switch

Tamanho: 289 MB

Desenvolvedora/Publicadora: Lazy Bear Games / Tiny Build Games

Jogadores: 1

Em Português: Sim

Gênero: Simulação, RPG

Save na Nuvem: Sim

Classificação: 10+


História

Ao morrer em um acidente, nosso nada heroico protagonista acorda em uma vila medieval misteriosa onde todos simplesmente o consideram como o novo coveiro. Cabe a você, com a ajuda de um louco e estranho crânio, descobrir o que está acontecendo e como voltar para sua casa e família, enquanto encontra formas de lucrar com seu novo negócio.

Jogabilidade

Não se deixe enganar com o humor negro e sórdido de Graveyard Keeper. O jogo é complexo, misterioso, e muito divertido. Ele bebe da fonte de jogos como Harvest Moon, Stardew Valley ou My Time at Portia: É possível plantar, coletar recursos, expandir o seu negócio e até lutar. Porém, em Graveyard Keeper você assume o papel de um coveiro e deve agir como tal.

Sua principal função é gerir seu cemitério e cuidar dos mortos. Basta abrir a cova, criar os adornos certos e enterrar o corpo. Também é possível levá-lo ao necrotério, retirar sua carne para vender no mercado local (ou criar um lanchinho para mais tarde), transformar sua pele em papel ou, caso compre a DLC, criar escravos zumbis que irão trabalhar para você.

Esqueça o clima calmo e bonito. O jogo é sombrio de uma forma até cômica e imoral, a maior parte das coisas que você é capaz de fazer beiram a ilegalidade. A história não é profunda, ainda assim o jogo é desafiador e te faz querer descobrir o que está acontecendo e como voltar para casa.

Para avançar é preciso aprender muitas coisas novas, como técnicas de marcenaria ou formas novas de extrair órgãos. Recursos e formas para usá-los é o que não falta no jogo, sendo preciso juntar pontos de experiência distintos e comprar habilidades/conhecimentos. Alguns são simples de conseguir: cortar árvores ou pedras darão experiência vermelha; construir algumas coisas lhe concede experiencia verde; rezar uma missa dará Fé; estudar algo geralmente dará pontos de ciência; destruir o coração de um cadáver fresquinho em nome da ciência dará pontos azuis. Cada tipo de conhecimento requer uma certa quantia desses pontos, podendo ir do 5 ao ou passar dos 200.

Falando em rezar uma missa: além das funções de coveiro, cabe a você se tornar um padre local e gerir seu rebanho nos dias certos, cuidando de sua igreja e enchendo os cofres da Fé com moedas.

Tudo isso leva um bom tempo e até algumas quests. A parte interessante é que, diferente de outros jogos, os locais não ligam muito para o calendário. O jogo é dividido apenas em dias, cada qual com uma utilidade: no dia do Sol, a santidade local visitara seu cemitério; no dia da lua é possível falar com um astrólogo; no dia dos homens, há a opção de queimar umas bruxas com a inquisição.

Simples, mas eficiente. Isso te permite planejar seus passos de acordo com o próximo dia.

Vou parar por aqui, podem desenterrar o resto!

Direção de Arte e Desempenho

Graveyard Keeper tem um estilo em pixel art que considero especialmente genial. É ao mesmo tempo bonita, mas ainda consegue criar um ambiente perfeito de uma vila medieval cheia de idiotas e de um jogo macabro. É possível ver que todo cuidado foi colocado na arte para criar essa atmosfera.

A música cria uma ambientação que te faz sentir estar em uma vila onde nada está certo, reforçando a ideia de que apesar de mórbido, o jogo ainda é uma comédia. Outro ponto interessante é que ao falar com os NPCs, eles murmuram em seu próprio idioma, mas de uma forma que te faz ter noção do tom da conversa (Bom, ao menos eu tive).

Por se tratar de um jogo graficamente simples, ele tem um desempenho excelente em ambos os modos portátil e dock. Os loads, incluindo ao salvar o jogo, são extremamente rápidos de forma que você poderá jogar sem se preocupar com isso.

Veredito

Acredito que independente do humor negro ou as piadas religiosas, qualquer um que goste de jogos como Stardew Valley irá se deliciar com Graveyard Keeper e não fará errado em comprar o jogo! Ainda que o tema seja sombrio e cheio de piadas regadas ao humor negro, não consigo ver o jogo ofendendo alguém. Claro, não existe regra e isso sempre será possível, então saiba bem o que esta comprando.

Agora se você é aficionado por comédias de humor negro, terá nesse jogo um prato cheio para saborear.

Só tome cuidado com a carne, nunca se sabe de onde ela veio…


Trailer


Este review foi feito utilizando uma cópia enviada pelos produtores.

Gostou? Então compartilhe!

Will

Escritor, gamer e youtuber nas horas vagas! Sonha em dia criar um jogo que domine a industria gamer, alem de produzir livros, filmes e criar seu próprio império do entretenimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *