Geral

Zelda U e a quarta linha do tempo.

Como todo Zelda, o novo jogo que será melhor apresentado na E3 de 2016, atualmente conhecido com Zelda U, tem seu lugar na linha do tempo da série que atualmente é dividida em pré eventos do ocarina e as três linhas do tempo pós ocarina. Existem uma infinidade de especulações sobre onde esse jogo poderia se encaixar e não podemos negar a hipótese de que talvez ele não se encaixe em nenhum local, mas crie uma linha nova, a quarta linha do tempo.

Como isso é possível?

Primeiro precisamos ter claro uma coisa, viagens no tempo e suas ramificações são impossíveis de serem explicadas, mesmo as três linhas do tempo atuais de Zelda são em sua essência confusas e levantam várias questões que já foram debatidas inúmeras vezes entre os fãs, sem que haja um consenso. Elas existem e pronto, isso é tudo o que precisamos saber.

Apesar de ser impossível explicar e comprovar cientificamente as viagens no tempo, vou tentar ilustrar a teoria (dentre as várias que tentam explicar a possibilidade de viajar no tempo)  sobre a criação de realidades paralelas, ok? Ela é importante para ilustrar a minha teoria! Imagine que você tivesse uma máquina de voltar ao passado e que voltasse ao ano em que seus pais se conheceram! Imagine que por algum motivo você altera algo no passado que faz com que seus pais brigassem e nunca mais ficassem juntos! Nesse caso, temos uma teoria  que diz que seria criada uma realidade paralela a partir daquele ponto exato em que você modificou o passado, ou seja, haveria uma realidade na qual seus pais ficariam juntos e teriam um lindo bebê (ou não tão lindo assim!), e outra realidade em que eles não ficariam juntos e esse bebê jamais nasceria. De acordo com essa teoria, a realidade paralela é necessária uma vez que, se a realidade original fosse alterada, você não existiria, logo não poderia ter voltado no tempo e tampouco ter mudado o passado. Resumindo: Ia dar ruim.

Ocorre que em Skyward Sword, utilizando a Timeshift Stone, Link realiza uma viagem no tempo para cumprir um objetivo muito especifico: ajudar alguém no passado (não falaremos o que, pois alguns leitores podem não ter jogado o jogo)  e isso significa que é possível que o tempo tenha se rompido criando ao menos uma nova linha do tempo, além da que segue rumo ao Ocarina of Time! Teríamos uma linha temporal completamente nova e livre dos eventos já conhecidos da série.

Pedra que permite que o Link viaje no tempo.
Timeshift Stone: Pedra que permite que o Link viaje no tempo.

Existe ainda uma outra possibilidade, se na cronologia atual existe a possibilidade de que Link tenha perdido para Ganondorf em Ocarina, criando a terceira linha do tempo. É possível então que Link tenha perdido para Demise em Skyward, criando também uma quarta linha do tempo (ou quinta…). Alguém pode argumentar que isso então seria válido em qualquer um dos jogos, porém é preciso lembrar que Demise tem sua importância na serie e criar uma linha do tempo em que Link tenha perdido para ele, é muito mais significativo do que criar várias linhas em que Link tenha perdido para Ganon em algum momento.

Viajando um pouco mais nessas teorias da conspiração, e se nessa 4ª linha do tempo o Ganondorf  ( ou algum novo vilão) descobrisse uma maneira de vencer de uma vez por todas e a única forma de impedi-lo seja a utilização de um artefato que possibilite conversar com os links das outras 3 realidades paralelas? Você jogaria com os links de realidades diferentes e, por conta disso, seria possível utilizar itens e habilidades inerentes a cada um deles, pense nas opções de jogabilidade e diversão que isso traria para o jogo? Tá, eu sei! Four Swords trouxe essa jogabilidade com Links tendo habilidades diferentes! Mas estou dizendo de algo maior, estou falando de estilo de jogabilidade e a possibilidade de convergir essas 4 linhas do tempo em uma só e, a partir daí, seguir uma história mais elaborada e linear!

Talvez essa ideia não seja apresentada exatamente nesse jogo, pois seria preciso “amadurecer um pouco” a nova linha, mas este Zelda pode começar a abrir uma brecha para que isso aconteça e as linhas do tempo convirjam de alguma maneira. Isso já foi feito de certa forma em Hyrulle Warrios e todo fã de longa data da Nintendo sabe que ela adora colocar pistas do que esta por vir em seus jogos.

Precisamos lembrar que se a Nintendo assim quiser, assim será.

Por que isso é possível e importante para série?

Vamos pensar primeiro na importância de uma nova linha do tempo: Ela permite que a Nintendo trabalhe com novos conceitos e novas tramas sem precisar alinhá-las a eventos já estabelecidos entre as linhas do tempo. Uma quarta linha do tempo permite que a Nintendo tenha uma liberdade maior em continuar sua franquia e inclusive experimentar elementos novos que não poderiam ter existido na cronologia original como a flecha ou até mesmo o inimigo vistos no primeiro trailer revelado do jogo.

Como é possível notar, essa flecha é completamente diferente do que estamos acostumados na serie, ela da a impressão de uma tecnologia nova que poderia muito bem ter sido criado em uma quarta linha do tempo. Alguns vão lembrar que muitos fãs encontraram elementos geográficos familiares com outros jogos da serie e isso poderia ser perfeitamente explicado nessa nova linha do tempo, a Hyrule da quarta linha ainda é a mesma Hyrule, apenas com uma historia diferente e evolução social e cultural diferente.

Uma nova linha também permite que a Nintendo retrabalhe seus personagens: Link, Zelda e Ganondorf podem sofrer pequenas modificações que não descaracterizem os personagens, mas que traga algo de novo a serie. Zelda poderia não ser uma princesa, Ganondorf poderia ter uma nova origem ou poderia surgir apenas no futuro, permitindo a criação um novo vilão e um novo conflito. Até mesmo Linkle poderia ser facilmente inserida como uma personagem importante na historia sem que ela cause qualquer impacto para a historia já estabelecida de Zelda.

Com isso encerramos nossa teoria maluca que deve ter feito sua mente explodir, não deixe de comentar sua opinião sobre ela e vamos aguardar o lançamento do jogo para finalmente sabermos a historia do jogo. Quem sabe até mesmo a E3 não faça essa revelação?

Gostou? Então compartilhe!

Will

Escritor, gamer e youtuber nas horas vagas! Sonha em dia criar um jogo que domine a industria gamer, alem de produzir livros, filmes e criar seu próprio império do entretenimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *